• Comissão da OAB quer ouvir Lobão e Sávia Barreto sobre tentativa de intimidação à jornalista

    A Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, decidiu, em reunião realizada nesta quinta-feira (29/10), que buscará ouvir a jornalista Sávia Barreto, da Rede Meio Norte, o vereador Luiz Lobão (MDB), para apurar se houve, por parte do parlamentar, violação ao exercício da atividade jornalística, em episódio ocorrido em setembro na Câmara de Vereadores de Teresina.

    Sávia Barreto denunciou, pelas redes sociais, que após comentários no quadro Jogo do Poder, do Programa Agora, foi procurada pelo parlamentar, que questionou de forma incisiva as informações divulgadas por ela. “Ele fez uma ameaça velada, machista, dizendo que ouve falar várias coisas sobre mim e não anda espalhando por aí. E eu falei que ele poderia falar, o que ele anda ouvindo sobre mim”, contou a jornalista, dizendo ainda que temeu sofrer agressões físicas.

    Após a repercussão, o vereador Lobão divulgou nota se desculpando pelo episódio, afirmando que, "em momento algum, houve a intenção de desrespeitá-la, tendo buscado, tão somente, restabelecer a verdade".

    Na reunião da Comissão, presidida pelo advogado Wilson Gondim, todos os membros votaram pelo acompanhamento do caso e pelo chamamento de Sávia e Lobão para serem ouvidos. A advogada Carmem Ramos, lembrou inclusive sobre o difícil exercício do jornalismo pelas mulheres.

    A comissão voltará a se reunir no dia 5 de novembro para dar continuidade aos trabalhos.

     

  • Gessy Fonseca rejeita pergunta sobre reclamações de candidatos a vereador

    A candidata a prefeita de Teresina, Gessy Fonseca (PSC), também não gostou da pergunta do jornalista Ananias Ribeiro, feita a Simone Pereira (PSD), na terceira rodada do debate da Rede Meio Norte, realizado nesta terça-feira (27/10).

    Ananias mencionou a revolta de alguns candidatos a vereador do PSD sobre a distribuição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e a suposta predileção a alguns nomes dentro da chapa com maior viabilidade eleitoral. 

    Coincidentemente sorteada para comentar a resposta de Simone na rodada, Gessy Fonseca tem em seu partido imbróglio semelhante. No PSC, alguns candidatos a vereador questionam a autonomia no uso dos valores repassados do Fundo Partidário, fato negado pela cúpula do partido.

    "Estou surpresa com a pergunta do jornalista, porque esse é um debate politico, nós estamos aqui para debater propostas, não para ficar tratando de assuntos internos de partidos. É uma pergunta completamente indevida para o momento do debate", afirmou Gessy.

    Na sequência, Simone questionou as intenções de Ananias e falou até em "pergunta encomendada" para desestabilizar sua candidatura.

    A mediadora do debate, Maia Veloso, defendeu que os jornalistas têm independência para a formulação de suas perguntas e que a "prestação de contas relacionadas aos partidos é sim de interesse público, já que o dinheiro é publico".

  • Em debate da TV MN, candidata pede direito de resposta até por fala de Maia Veloso

    Na sequência de pedidos de direito de resposta durante o debate da Rede Meio Norte, ocorrido nesta terça-feira (27/10), sobrou até para a jornalista Maia Veloso.

    A candidata a prefeita Simone Pereira pediu espaço para responder fala da apresentadora sobre a relevância da pergunta formulada pelo jornalista Ananias Ribeiro, a respeito da distribuição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e a suposta predileção a alguns candidatos a vereador do PSD.

    Simone negou qualquer preferência a candidato dentro da chapa proporcional do seu partido e afirmou que se tratava de pergunta "encomendada" para desestabilizar a sua candidatura.

    Em defesa do colega, Maia ressaltou que Ananias tem independência para formular os questionamentos aos candidatos, feitos na última rodada do debate, e defendeu que as informações sobre "prestação de contas relacionadas aos partidos é sim de interesse público, já que o dinheiro é publico".

    A candidata então pediu direito de resposta, que foi negado pela banca de advogados da OAB/PI presente no estúdio.

    "Eu não sou candidata a nada", pontuou Maia.

     

  • Kleber vira alvo preferencial no debate da Rede Meio Norte

    Kleber Montezuma (PSDB), candidato apoiado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) nas eleições municipais de 2020, virou o principal alvo dos oito adversários presentes no debate da Rede Meio Norte, exibido na noite desta terça-feira (27/10).

    Foram muitos os confrontos, em especial sobre o tema da educação, área em que Kleber foi gestor no município. 

    Nos principais embates da noite, o tucano teve como oponente Fábio Novo (PT), Fábio Sérvio (PROS), Gessy Fonseca (PSC) e Lucineide Barros (PSOL).

    Enquanto os nomes da oposição questionaram os índices da educação de Teresina, o tratamento com os servidores da rede municipal e a estrutura das escolas, Kleber rebateu mencionando o que chamou de campanha de desinformação dos adversários.

  • Comparado a Bolsonaro por ausência em debate, Dr. Pessoa responde no Twitter

    Questionado no Twitter sobre a ausência no debate da Rede Meio Norte com os candidatos a prefeito de Teresina, que acontece nesta terça-feira (27/10), Dr. Pessoa (MDB) decidiu responder alguns internautas.

    Teve até quem o comparasse ao presidente Jair Bolsonaro, que na campanha de 2018 rejeitou participar de debates no segundo turno da Eleição.

    "Doutor Pessoa hoje deu uma de Bolsonaro fugindo do debate da MN. Maldade fizeram com ele que adora um debate, mas já era esperado essa ação dos assessores, cada entrevista e debate ele cai de produção", publicou um usuário do site.

    "Estou em compromisso já firmado anteriormente com o povo, meu filho", respondeu o perfil de Pessoa.

    Outro usuário questionou "que conflito de agenda é esse mais importante do que falar com a população inteira?". "Compromisso já firmado com o povo, meu filho. Mas não se preocupe pois você poderá me acompanhar no debate do Sindserm, e na quinta na sabatina da Antares FM e no debate da Teresina FM", respondeu o emedebista.

     

  • Dr. Pessoa falta a debate da Rede Meio Norte

    O candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Dr. Pessoa, não foi ao debate da Rede Meio Norte, que é transmitido pela emissora na noite desta terça-feira (27/10).

    O lugar no estúdio ficou vazio.

    Segundo a apresentadora Maia Veloso, o candidato informou, em comunicado enviado à Meio Norte, que sua não participação no debate se dá em razão de incompatibilidade de agenda.

    A agenda oficial do candidato informa que nesta noite ele tem reuniões com lideranças e apoiadores nas Zonas Norte e Leste da capital.

  • Abreu nega pedido de W.Dias para desistir: "Se tivesse pedido eu diria não na cara dele"

    "Nunca pediu, e se tivesse pedido eu diria não na cara dele".

    Foi a reposta de Fábio Abreu, durante coletiva de imprensa concedida na manhã desta segunda-feira (26/10), ao ser questionado se havia recebido do governador Wellington Dias (PT) pedido para desistir da campanha a prefeito de Teresina.

    Abreu afirma que a notícia, que foi divulgada por setores da imprensa na última semana, é "fake news".

    Ele disse ainda que irá acionar a Justiça contra essa e outras notícias que ele diz serem falsas, divulgadas ao longo da campanha, e que se considera "perseguido e injustiçado".

     

  • Abreu lamenta fake news na campanha: "Me considero perseguido e injustiçado"

    O candidato a prefeito de Teresina, Fábio Abreu (PL), afirmou em coletiva de imprensa, concedida na manhã desta segunda-feira (26/10), que tem sido "perseguido e injustiçado" na campanha eleitoral. Lamentou ainda ser alvo de "fake news" e disse que acionou a Justiça contra notícias sobre ele que afirma serem inverídicas, com intuito de prejudicar sua candidatura.

    "É um desserviço o que estão fazendo com a população de Teresina, querendo desinformar, querendo, de forma leviana, me incriminar em relação a isso. Eu tenho origem, tenho nome. E meu pai sempre disse: depois que homem perde seu nome, ele deixa de ser homem. Eu fui à Justiça já com relação à fake news da desistência, vou à Justiça com relação à fake news dessa compra deste animal, por que não é verdade, e isso a população tem que saber. E quem dissemina vai ter que ser convocado para provar aquilo que está disseminando", afirmou.

    Abreu se refere aos rumores sobre a suposta desistência da campanha, que surgiu na última semana, e à informação sobre o arremate de um cavalo em um leilão.

    "A gente fica revoltado com uma situação dessa. Porque se aproveitam de uma situação, talvez do erro de uma pessoa, ou da boa vontade, para cometer crimes de fake news. Isso é crime. E principalmente na lei eleitoral nós temos uma rapidez na apuração. Então, à população, eu peço essa atenção: você, que dissemina também está cometendo [crime]. E a lei eleitoral é muito séria", completa Abreu, que na coletiva esteve cercado por candidatos a vereador do PL, pelo presidente do partido em Teresina, deputado Coronel Carlos Augusto, e por sua candidata a vice-prefeita, Pastora Diana Carvalho.

  • Posse de Kassio Nunes no Supremo é marcada para dia 5 de novembro

    A posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques, foi marcada para o dia 5 de novembro, em cerimônia virtual.

    A data foi marcada durante audiência de Kassio com o presidente do STF, ministro Luiz Fux, ocorrida nesta quinta-feira (22/10).

    O magistrado, que é teresinense, foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e teve seu nome confirmado pelo Senado Federal. Ele assume a vaga de Celso de Mello, que deixou a corte há cerca de duas semanas.

        Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

     

  • Gessivaldo diz ter "plena certeza" de que Abreu jamais pensou em desistir da candidatura

    O deputado estadual Gessivaldo Isaías, do Republicanos, gravou vídeo em apoio a Fábio Abreu, após especulação de que o candidato do PL iria desistir da eleição em Teresina para apoiar a candidatura de Dr. Pessoa (MDB) à prefeito.

    “Tenho a plena certeza que nunca partiu na sua cabeça a ideia de deixar os teresinenses e desistir da sua candidatura”, diz Gessivaldo.

    O Republicanos compõe majoritariamente com Abreu, e indica na chapa a candidata a vice-prefeita, Pastora Diana Carvalho

     

Carregar mais