
Mulher cai de telhado ao tentar tirar 'casinha' de marimbondo
Uma mulher de 56 anos caiu do telhado de casa quando ajudava o marido a tirar uma "casinha" de marimbondo do local. A queda foi registrada por uma câmera de segurança do imóvel, localizado em Itaguara (MG), região metropolitana de Belo Horizonte. As informações são do SBT News.
A situação ocorreu em 13 de março, mas o caso viralizou nas redes sociais após a filha do casal publicar o vídeo nas redes sociais.
O circuito ainda registrou o marido da mulher pulando do topo da casa para ajudá-la. A queda brusca foi amortecida por uma escada, que desabou. Depois, a vítima bateu em uma mureta que guardeia uma área de jardim.
Apesar do impacto, que poderia causar graves lesões, até mesmo irreversíveis, a mulher fez exames que nada constataram. A mulher e o marido eram policiais militares, atualmente na reserva.
Veja o vídeo:
Escolar: motorista morre, adolescente assume volante e evita acidente
São Paulo – Um adolescente de 17 anos assumiu a direção de um ônibus escolar e impediu que ele batesse em outros veículos depois que o motorista teve um mal súbito nessa quarta-feira (29/03) em Sertãozinho, no interior de São Paulo. As informações são do Metrópoles.
Ao perceber que o condutor não estava bem, Kaio Eduardo Ferreira segurou o volante e conseguiu parar o veículo entre o canteiro e a marginal.
“Eu pensei: se for ali para o acostamento, não vai ser tão grave. O pessoal gritou muito perguntando o que tinha acontecido com o motorista. Todo mundo levantou na hora e foi bem tenso”, disse o adolescente à EPTV.
“Eu estava olhando a pista, aí eu vi ele caindo assim para o lado, soltou o volante e eu percebi que ele estava meio desacordado”, afirmou.
Segundo Kaio, ele nunca havia dirigido na vida. Com a ajuda de colegas, ele conseguiu abrir a porta do veículo para que os demais estudantes saíssem. Nenhum deles ficou ferido.
O ônibus levava os alunos até o Instituto Federal de Sertãozinho.
Espetáculo circense irá animar o Teatro João Paulo II
O Dia do Circo celebrado no último dia 27/03, ainda segue sendo comemorado em Teresina, desta vez com diversas oficinas e apresentações que ocorrerão a partir das 18h desta quinta-feira (30/03), no Teatro Municipal João Paulo II, localizado no Bairro Parque Ideal, na Zona Sudeste da capital. A programação irá contar com a participação dos integrantes da Escola Zoin de Circo e ainda de alunos dos projetos culturais que são executados pela Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) e a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) no próprio teatro.
Para a diretora do Teatro João Paulo II, Janara Ribeiro, promover ações em alusão a data, é também uma forma de homenagear os artistas circenses que desenvolvem importantes atividades culturais por toda a cidade, bem como incentivar o nascimento de novos profissionais. A diretora comenta ainda que as oficinas serão também uma oportunidade para que as crianças matriculadas nos projetos que ocorrem no teatro, bem como as demais da comunidade, possam ter acesso a esse importante elo da cultura, que segundo ela, mesmo com o passar dos anos, ainda chama a atenção do público.
“ É uma ação extremamente importante, principalmente para os artistas e para as crianças que terão contato com os integrantes da Escola Zoin de Circo, que tem um papel fundamental na manutenção da cultura do circo. Lembrando também que além de comemorar o circo, estamos comemorando o Dia do Teatro, e claro, essa data não poderia passar despercebida aqui no Teatro João Paulo II”, disse.
Para participar da programação, basta comparecer ao teatro com 40 minutos de antecedência, portando 1kg de alimento não perecível, que será doado para famílias carentes. A programação é recomendada para todos os públicos, sendo uma ótima opção para participar com a família.
Mulher remove tumor de 47 kg no ovário: 'A sensação era de estar grávida de dez filhos'
A jovem americana Allison Fisher, de 20 anos, ganhou notoriedade nos jornais da Flórida (EUA) após remover cirurgicamente um tumor ovariano que pesava cerca de 47,1 kg. As informações são do R7.
Ao canal local News4Jax, de Jacksonville, Allison explicou que o quadro começou em 2020, quando registrou um ciclo menstrual que acabou durando um ano inteiro e percebeu que havia algo errado.
Por não ter um plano de saúde, temendo os custos que poderia ter – e os traumas de sempre ouvir que seus problemas seriam resolvidos apenas se ela perdesse peso –, a jovem evitou buscar auxílio médico, esperando que aquilo apenas passasse.
Não adiantou. Ela passou, ainda, a sentir fortes dores na região abdominal.
Em 2021, Allison viu sua mãe receber o diagnóstico de câncer e falecer. Foi então entendeu que precisava se preocupar com a própria saúde. No mês de novembro daquele ano, ela tomou coragem e procurou ajuda no hospital Ascension St. Vincent's Riverside.
"Também era o auge da pandemia e eu estava com medo de sair. Eu não queria tentar encontrar médicos. Eu também não tinha plano de saúde, então simplesmente ignorei meus problemas completamente. [Mas] depois de assistir à batalha de minha mãe e o que ela passou, percebi que não deveria adiar meus problemas da maneira que estava", declarou ao canal.
Os exames indicaram um tumor não cancerígeno em seu ovário, sendo indicada uma cirurgia para sua remoção. Pouco antes do Natal, Allison foi levada às pressas ao centro cirúrgico após sofrer um sangramento vaginal tão intenso, que acreditaram ser uma hemorragia, segundo informações do tablóide britânico Daily Mail.
Os médicos removeram, então, o tumor de 47 kg, que media cerca de 50 cm x 50 cm.
Antes da operação, Allison pesava cerca de 226 kg e, desde a cirurgia, perdeu em torno de 45 kg.
A jovem pretende, agora, fazer uma cirurgia bariátrica, para auxiliar no controle de peso – ela quer mantê-lo entre 70 kg e 90 kg.
À televisão, a jovem alegou que o crescimento da massa a fazia sentir como se estivesse grávida de dez filhos, e a impedia de se deitar de bruços, gerando a sensação de esmagamento dos órgãos.
Hoje, ela comemora que consegue ver os próprios pés, coisa que não fazia há anos.
A fertilidade de Allison ainda foi preservada. Durante a cirurgia, os médicos localizaram o ovário esquerdo da mulher, que permanecia no mesmo tamanho, mas, devido às complicações, havia sido torcido três vezes – que foi realocado da maneira adequada durante o procedimento.
"Eu me sinto muito mais leve. Eu me sinto como uma pessoa, posso usar roupas, posso fazer coisas que as pessoas normais podem fazer", declarou.
Por fim, Allison ressaltou que as pessoas devem buscar ajuda médica, e não postergá-la com medo dos custos.
Daniele Aita debate reajuste do Plamta com representantes da CUT, Sinte e Sindesp
Uma ampla reunião com representantes dos trabalhadores em saúde e educação, além de membros da CUT e do Conselho Deliberativo do Iaspi, marcou nesta quarta-feira (29/03) as negociações para definir um reajuste para o Iaspi Saúde e Plamta este ano. O debate, ampliado agora aos representantes sindicais, vem acontecendo desde janeiro junto aos conselheiros do Iaspi.
A necessidade de reajuste da contribuição do servidor é necessária e inadiável quando se pensa na manutenção do sistema de saúde. O último aumento do Plamta, no valor de 6,5%, foi dado em 2019, bem abaixo do índice recomendado pela ANS (Agência NacionaL de Saúde) que era de 7,35% naquele ano. Para o Iaspi Saúde suplementar, o último aumento foi em 2007.
Foto: AscomAo final do encontro, Daniele Aita ratificou abertura para a negociaçãoDesde março, o Conselho do Iaspi, formado por cinco representantes do governo e cinco representantes dos trabalhadores, vem debatendo a necessidade do reajuste. A real necessidade do Instituto mostra a necessidade de um reajuste de 30%.
”Diante da realidade do servidor público e das argumentações dos trabalhadores, em duas reuniões anteriores foram apresentadas propostas de 20% e depois de 18%, que deveriam ter sido votadas hoje na reunião do Conselho. Mas os membros do Conselho pediram para ampliar a discussão e hoje nos reunimos com os presidentes da CUT, do Sindicato dos Servidores da Saúde e do Sindicato dos Servidores em Educação, além da Secretaria de Políticas Sociais para ampliar o leque de discussão”, disse Daniele Aita, diretora-geral do Iaspi.
Para Daniele, o diálogo aberto e franco é essencial e ajuda a reunir propostas para a construção de soluções. “Estamos de portas abertas para receber os servidores e seus representantes pois acreditamos no entendimento, negociação e respeito para avançarmos com pautas que defendem a manutenção dos serviços de saúde e acreditamos que todos entendem a necessidade desse reajuste”, explicou a diretora do Iaspi.
Ao falar sobre o reajuste, Daniele lembrou que o Iaspi tem em suas carteiras 194 mil segurados no Iaspi Saúde e 208 mil no Plamta. É o maior plano de saúde do Estado e oferecer a maior rede de atendimento hospitalar aos segurados.
“Temos uma carteira envelhecida, o que costuma demandar mais necessidade de atendimento e mais despesas, devido ao aumento de diagnóstico de doenças crônicas; temos os custos da saúde, sempre crescentes, independente de agregar novas tecnologias, mencionamos também a Covid, que foi uma despesa a mais e sem qualquer receita extra, e temos ainda o crescente número de judicializações e as demandas constantes os prestadores por reajustes em procedimentos, insumos”, enumerou.
Após ouvir a explanação da diretora do Iaspi, o presente da CUT, Paulo Bezerra, agradeceu a oportunidade de negociação e os esclarecimentos, mas pediu mais um prazo para levar a proposta ora em pauta até os trabalhadores e trazer uma contra-proposta. ”Precisamos pensar no servidor e o impacto desse reajuste em sua vida, embora reconheçamos que tudo vem aumentando, inclusive os gastos com saúde. Vamos debater e trazer uma proposta, mas sabemos que sem o plano, que eu reconheço como bom e indispensável, fica bem pior”, disse Bezerra, acrescentando que não é possível colocar em risco a manutenção do sistema de saúde.
A presidente do Sinte-PI (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) Paulina Almeida, também se posicionou. “Queremos o plano, o plano é bom, já usei e fui bem atendida, mas não podemos pagar 18% de reajuste. Pedimos mais tempo para dialogar mais e apresentarmos também uma proposta”, reforçou o pedido de Paulo Bezerra.
Geane Sousa, presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindesp), também fez elogios ao serviço prestado pelo Iaspi Saúde/Plamta, ressaltando que quando necessário teve um bom atendimento, reconheceu que o servidor está envelhecendo, precisando cada vez mais de saúde, mas também cobrou mais tempo para discutir a questão do reajuste.
Ao final do encontro, a doutora Daniele Aita reafirmou a necessidade do reajuste, ratificou sua disponibilidade e abertura para a negociação e ouvir as classes em suas reivindicações e propostas, mas foi firme em defender o reajuste no menor tempo possível hábil possível sob o risco de inviabilizar o sistema.
“O plano é um patrimônio do servidor, está no mesmo patamar de planos privados em termos de qualidade de serviços e tem a maior rede credenciada, custando até 70% a menos. O servidor paga em média R$ 90,00 por mês. Se perdermos este plano, poucos terão oportunidade de migrar para um outro que, todos sabem, custa bem mais”, disse Daniele Aita ao reforçar a necessidade de um reajuste e marcando para o próximo dia 03 de abril um novo encontro, já seguido de reunião do Conselho do Iaspi para votação do reajuste.
Prazo de pagamento da cota única do IPVA 2023 com desconto encerra nesta sexta (31)
Encerra nesta sexta-feira (31/03), o prazo para pagar a cota única 2023 do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto. Quem deseja parcelar o IPVA 2023, também deve pagar a primeira parcela, sem desconto, nesta sexta-feira (31/03). As duas parcelas seguintes devem ser pagas no dia 28 de abril e no dia 31 de maio.
Foto: AscomPrazo de pagamento da cota única do IPVA 2023 com desconto encerra nesta sexta (31)O IPVA é cobrado para proprietário de carros, motos, caminhões, ônibus e aeronaves. O secretário de Estado da Fazenda, Emílio Júnior, alerta as pessoas para não perderem os prazos, pois o pagamento do imposto é necessário para poderem circular regularmente.
“Além de poder transitar regularmente, ao pagar seu IPVA, a pessoa ainda contribui para que 50% desse recurso seja destinado ao município de origem da placa do referido veículo. Além disso, 20% do que é arrecadado com o IPVA é destinado para melhorias na educação, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”, explica o secretário da Fazenda. Esses recursos ainda são utilizados na melhoria da saúde, saneamento, cultura, dentre outras.
Vale destacar que esse desconto de 5% para pagamento da cota única do IPVA está valendo desde o dia 1º de março. Os contribuintes piauienses ainda tiveram a oportunidade de pagar a cota única do IPVA 2023 com descontos maiores nos meses anteriores, sendo 10% de desconto em fevereiro e 15% em janeiro desse ano.
Calendário de pagamento do IPVA 2023 parcelado:
1ª parcela: 31 de março
2ª parcela: 28 de abril
3ª parcela: 31 de maioVídeo: por telefone, bombeiros ajudam músico a salvar idoso engasgado
Com ajuda das recomendações de um bombeiro, repassadas por telefone, o músico Uryel Rhander Costa, 27 anos, conseguiu salvar o cliente de uma padaria que se engasgou com um salgado, na QI 5 do Guará. As informações são do Metrópoles.
Câmeras de segurança do estabelecimento registraram o ocorrido, e é possível ver o momento em que a vítima de engasgo consegue cuspir o alimento e voltar a respirar.
As orientações para o salvamento foram repassadas ao músico por uma pessoa do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), em ligação.
Uryel contou que almoçava no momento em que percebeu que o cliente da padaria engasgou. “Comecei a me desesperar, porque vi ele ficando roxo. Acho que os funcionários ficaram paralisados com a situação. Então, tive essa reação, porque não poderia ver alguém morrer assim, porque ninguém conseguiu ajudar”, detalhou o música.
Após a situação, e com o cliente da padaria recuperado do susto, o músico se disse aliviado: “Fiquei muito feliz, porque, realmente, achei que ele fosse morrer em meus braços. Depois que se recuperou, ele falou comigo e me agradeceu”.
Governador Rafael Fonteles trata de obras federais no Piauí com o Dnit
O governador Rafael Fonteles se reuniu, nesta quinta-feira (29/03), em Brasília, com o senador Marcelo Castro e com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão, para tratar de obras do órgão no estado do Piauí.
Em pauta, o alargamento da BR-135; a conclusão, já neste ano, da BR-235, que liga os municípios de Guaribas e Bom Jesus; a duplicação da rodovia BR-316 até Demerval Lobão; a duplicação da mesma rodovia até o povoado Estaca Zero; os projetos de duplicação das rodovias até Altos e Piripiri; a BR-330, que liga os municípios de Bom Jesus (PI) e Tasso Fragoso (MA); e a ponte que liga este município maranhense a Ribeiro Gonçalves (PI).
O governador discutiu, ainda, as obras que estão sendo executadas na capital Teresina, especificamente as do viaduto do Mercado do Peixe e o cruzamento da BR-343 com a Avenida João XXIII.
“Uma reunião importante para discutir essas obras de infraestrutura essenciais para o desenvolvimento social e econômico do Piauí. Tudo está avançando muito bem e teremos um estado ainda mais estruturado em breve”, disse Rafael Fonteles.
Programa de Aposentadoria Incentivada: Servidores aptos já podem tirar suas dúvidas via whats app
O cadastro para os servidores da Assembleia, que poderão aderir ao Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) só inicia na próxima segunda-feira (3), mas os servidores que já estiverem interessados em tirar dúvidas sobre o programa e saber como devem proceder podem usar o canal de atendimento direto que a Assembleia Legislativa vai disponibilizar, através dos Setores de Superintendência de Recursos Humanos, Departamento de Tecnologia da Informação, e Interlegis. Além de uma sala que estará disponível a partir do dia 3 de abril para atender a todos, o número (86) 9 99883545 já pode ser acionado.
Foto: ALEPI“Aquele servidor que estiver enquadrado no que determina a Lei do PAI já poderá encaminhar suas dúvidas por este canal e ser orientado”, explica o presidente da Alepi, Franzé Silva.
O Programa de Aposentadoria Incentivada é regulamentado por quatro legislações federais: o artigo 40º da Constituição Federal, e as Emendas Constitucionais nº 20, de 12 de dezembro de 1998, nº 41, de 19 de dezembro de 2003 e nº 47, de 05 de julho de 2005.
Vídeo: mulheres batem o carro durante cantada em homens na rua
São Paulo – Um carro ocupado por mulheres bateu na traseira de outro veículo em Itanhaém, no litoral de São Paulo, enquanto elas se distraíram durante uma cantada em dois homens sem camisa que estavam na rua. As informações são do Metrópoles.
Um deles, Guilherme Garcia, de 28 anos, filmou o acidente por acaso. O vídeo viralizou nas redes sociais e já soma mais de 1 milhão de visualizações.
O episódio teria ocorrido em dezembro do ano passado, mas só foi publicado no último dia 23 de março.
No vídeo, é possível ouvir a motorista gritando “ai, lindos” para os rapazes. Ninguém ficou ferido.
Guilherme e seu amigo, Blenner Pedro, são de Guarulhos, na Grande São Paulo, mas estavam em viagem pela cidade do litoral sul paulista.
Ao portal G1, Guilherme disse que a mulher estava acompanhada de amigas no carro e que ele e Blenner estavam bêbados e foram embora após a batida.
“O carro da frente [que sofreu a batida], não sei se estava junto [com as mulheres], mas desceu um monte de cara e a gente ficou sem saber o que fazer. Se os caras estavam com elas, vai saber, né? As meninas mexendo com a gente, vai que é namorado de alguma, não sei. Para evitar confusão e, a gente estava bêbado também, entramos no carro e fomos embora”, explicou.