• Atleta piauiense defenderá o Palmeiras no Campeonato Brasileiro Sub-18

    A barra d’alcantarense, Awanny Míria Soares de Sousa da equipe feminina do Palmeiras estreia nessa terça-feira (26/01), no Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18, em Sorocaba-SP. O jogo acontecerá às 08h da manhã no no CT Sorocaba. As informações são do Portal V1.

        Reprodução

    Além da equipe gaúcha, o Palmeiras vai enfrentar, em jogos de ida e volta, as equipes do Bahia e Coritiba, que também integram o Grupo 01 da competição. A segunda fase da competição será disputada em Cricíuma-SC.

    Natural da cidade de Barra D`Alcântara, a atleta Awanny, já tem uma história no futebol, iniciou treinando no Tiradentes de Teresina, depois jogou na cidade de São José do Rio Preto-São Paulo (Ponte Preta), Iranduba de Manaus Fortaleza-Ce em setembro do ano passado foi convocada para a Seleção Brasileira de Futebol Feminino Sub-17 para o Campeonato Sul-Americano Sub-17 e agora chega ao Palmeiras.

        Reprodução

     

  • Em Teresina: prefeito de Barra d'Alcântara comparece a eleição na APPM

    O prefeito de Barra d'Alcântara, Mardonio Soares, esteve presente na manhã desta sexta-feira (08/01) na eleição para definir os novos membros da diretoria e do Conselho Fiscal da entidade da Assembleia Geral da Associação Piauiense de Municípios (APPM). 

    A Assembleia, da qual só podem participar prefeitos filiados e adimplentes com a Associação, está acontecendo de forma presencial, em uma cabine de votação ao ar livre, em Teresina, das 9h às 17h.

     

  • Prefeito eleito Mardônio compareceu em evento da APPM para novos gestores

    O prefeito eleito de Barra d'Alcântara, Mardônio Soares, participou na manhã desta quarta-feira (09/12), do evento da APPM (Associação Piauiense de Municípios), Café com Prefeitos (as), que tem como objetivo receber os gestores municipais eleitos e reeleitos nas eleições deste ano, assim repassando informações sobre os associados e a atuação da Associação na defesa dos pleitos municipalistas.

     

  • Com 53,65% Mardonio Soares é eleito na cidade de Barra d'Alcântara

    Com 1.456 votos, Mardonio Soares (MDB) se elegeu prefeito em Barra d'Alcântara, no domingo (15/11). Donim (PSDB) obteve 1.258 votos.

    Foram 123 votos nulos e 23 em branco.

        TSE

     

  • Cobertura 4G da Tim chega no município de Barra D'Alcântara

    A Líder na cobertura 4G no Brasil, TIM, e implanta a rede telefonia móvel (TIM) em 4G, em Barra D'Alcântara. As informações são do Barra D'Alcântara News.

    Técnicos trabalharam durante alguns dias na Torre da Tim em Barra D'Alcântara , e fizeram a troca de vários equipamentos , e nesse domingo (06/01), finalmente Barra D'Alcântara foi contemplada com o sinal 4G da operadora  TIM , deixando a internet mais rápida.

        Foto: Divulgação

     

  • Veja a lista com os candidatos mais votados no município de Barra d'Alcântara

    Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1.001 votos e 46,62% dos votos válidos.

    Para o Senado, Ciro Nogueira obteve 1.128 votos e 28,71% dos votos válidos. Marcelo Castro teve 1.055 votos e 35,39% dos votos válidos.

    O candidato a deputado federal mais votado no município foi Júlio César com 594 votos e 26,41% dos votos válidos.

    O candidato a deputado estadual mais votado no município foi Zé Santana com 507 votos e 21,67% dos votos válidos.

     

     

  • Cavalgada da missão conta a historia da formação do estado do Piauí

    Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

    A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

    Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

    Confira a matéria completa aqui

     

  • Barra d'Alcântara | Jesuítas consagraram estadia e fizeram morada em Aroazes

    Rio São Vitor. Você conhece este rio? Segundo pesquisas e o testemunho dos organizadores da Cavalgada da Missão este é o nome original do que hoje conhecemos por Rio Sambito. O nome atual, portanto vem a ser uma corruptela popular de São Vitor, ou seja, ao longo dos anos o nome foi se transformando até chegar ao atual Sambito.

    Pois bem, no vale do Rio Sambito habitavam as sete aldeias dos índios da etnia Aroaque. A entrada dos Bandeirantes para a ocupação da região causou o massacre e a quase extinção dos índios da região. Os sobreviventes que habitavam estas sete aldeias, tidos como “pacificados” foram unidos no mesmo povoamento pela ação da Missão Jesuítica liderada pelo Padre Gabriel Malagrida.

    Para ocupar e tornar a colônia produtiva, a coroa portuguesa mandou instalar as primeiras fazendas de gado na região. Daí a necessidade de “catequizar” os índios para formar a mão de obra.

    Veja a matéria completa 

  • Barra d'Alcântara | Entenda a história de como os jesuítas se instalaram no Piauí

    Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

    O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

    Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

    Conheça mais da história clicando aqui

  • Cavalgada da Missão: Aroazes convida Barra d’Alcântara para evento de 27 a 29/09

    O município de Aroazes, a 227 km de Teresina, realiza a Cavalgada da Missão, de 27 a 29 de setembro de 2018. A população de todo o Piauí está convidada, especialmente, do município de Barra d’Alcântara.

    O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

    A cavalgada traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos se instalaram no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.

    Clique aqui e confira a programação


     

     

Carregar mais