• Moradores reclamam da falta de água em bairros de Picos

    O problema da falta de água tem atingido moradores de vários bairros de Picos.  A agricultora, Cleudimar Felix, que reside na comunidade Morro da Macambira, passa a noite conferindo se tem água na torneira.

    “Aqui o caso está muito sério com a falta de água. A pessoa acorda de madrugada pra poder lavar roupa, pegar água para banhar e a população todinha está sofrendo”, afirmou a moradora.

    O vigilante, Caio Moura, também sofre com o problema da falta de água. Na rua onde reside no bairro Canto da Várzea, a água tem chegado de 5h e às 6h as torneiras estão secas.

    “Como moramos numa parte alta, acredito que a água vem subindo e sem força nem soe mais na caixa de água. Estamos há oito dias sem água”, disse o morador.

    A direção regional da Agespisa foi procurada para maiores esclarecimentos, mas não se obteve retorno.

  • IFPI de Picos prorroga inscrições para o Mestrado em Ensino de Física

    O IFPI – Campus de Picos prorrogou o período de inscrições para o Mestrado Nacional Profissional do Ensino de Física até o dia 05 de outubro. A inscrição pode ser realizada através do endereço: o http://www.sbfisica.org.br/mnpef. O pagamento da taxa, orçada em R$ 65,00, pode ser realizado até o dia 06 de outubro, conforme horário bancário. Ao todo, o IFPI está disponibilizando oito vagas para o mestrado. 

    Também houve modificação em outras datas: o comprovante de inscrição será encaminhado entre 07 e 09 de outubro; reclamações quanto a não emissão do comprovante podem ser realizadas até o dia 10 de outubro; já a listagem dos inscritos será realizada no dia seguinte, 11/10.

    O Mestrado

    O Mestrado é um curso de pós-graduação stricto sensu em rede nacional organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), ofertado em Polos de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do País.

  • Picos zera o número de casos ativos da Covid-19

    O município de Picos zerou mais uma vez o número de casos ativos da Covid-19. Nesta segunda-feira (26), foi divulgado um novo Boletim da Covid-19 emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, onde consta que o número de casos ativos está totalmente zerado em Picos.

    De acordo com o Boletim Covid, o município de Picos tem 13.967 casos confirmados, 13.511 recuperados, 186 pessoas vieram a óbito e nenhum caso ativo.

    Vacinômetro

    De acordo com o vacinômetro, já foram aplicados 74.087 imunizantes correspondentes a primeira dose da vacina contra à Covid-19; 66.775 foram vacinadas com a segunda dose. Já as doses de reforço, o primeiro reforço teve um total de 49.301 doses aplicadas e o segundo reforço 21.953 imunizantes aplicados.

    O Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Robsoncley Viana, conta que há uma semana a cidade de Picos está com os casos de Covid-19 zerados. 

  • Cartório eleitoral de Picos está nos preparativos finas para as eleições

    Há uma semana das eleições para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, o Cartório Eleitoral de Picos está em fase final de preparação das urnas que serão utilizadas no processo do próximo domingo 02 de outubro.Cartório Eleitoral de Picos

    Cartório Eleitoral de Picos

    A chefe de cartório da 62ª Zona Eleitoral, Daniela Martins Duarte, falou sobre os preparativos dos locais de votações. Segundo ela, os trabalhas estão transcorrendo com tranquilidade.

    “Os trabalhos estão correndo com naturalidade, nós estamos preparando a logística das eleições em relação as montagens das seções recolhimento e entrega das urnas no local de votação recolhimento das mídias no dia”, explicou.O cartório realizou hoje, segunda-feira (26), a audiência de geração de mídia e preparação das urnas.

    A votação se encerra às 17h e a apuração começa imediatamente, assim que as memórias de resultado chegarem ao cartório.

  • Câmara de Picos debate sobre o problema de lixão no povoado Valparaíso em Picos

    A Câmara Municipal de Picos promoveu, na manhã desta terça-feira, 20 de setembro, uma audiência pública que discutiu os problemas enfrentados pela população com o aterro sanitário/lixão localizado na comunidade Valparaíso, zona rural de Picos.

    Na ocasião, estiveram presentes na audiência, representantes da Prefeitura Municipal, OAB-Seccional de Picos, MP, Meio Ambiente Municipal e Estadual, representantes da Igreja Católica e moradores das comunidades afetadas.

    De acordo com o promotor titular da 7ª Promotoria de Justiça do Ministério Público, Paulo Maurício Gusmão, a audiência serve para buscar a melhor solução para todos e de tornar o lixão em um aterro sanitário.

    Maurício Gusmão ainda comentou que está acompanhando de perto a situação do lixão e destacou que 90% da fumaça cedeu, mas que a população relatou nesta terça-feira (20) que ainda existe resquícios de fogo no local.

  • Picos recebe Carreta do Circuito de Negócios Agro Banco do Brasil com assessoria a produtores rural

    Uma iniciativa que visa potencializar negócios e reforçar a presença do Banco do Brasil junto aos produtores rurais. A Carreta do Circuito de Negócios Agro permaneceu dois dias em Picos, dias 15 e 16 (09), uma programação voltada para o homem do campo, incluindo capacitação técnica e assessoria especializada para produtores, feira de negócios, com empresas de tecnologia agrícola, produtos agropecuários, e outras ligadas ao segmento. Com a participação de representantes das agências do BB da região e do poder público local.

    Superintendente Comercial do Banco do Brasil no Piauí, Cristiano Coelho

    Segundo o Superintendente Comercial do Banco do Brasil no Piauí, Cristiano Coelho, o Circuito iniciou há pouco menos de dois anos, com apenas uma carreta, e hoje são cinco carretas para realizar esse trabalho no Brasil. Três cidades do Piauí foram contempladas com o projeto. Começou com Picos, depois será a vez de Uruçuí, e apara fechar a programação no Estado, a cidade de Bom Jesus.

  • Câmara de Picos realizará audiência pública para debater os problemas do lixão publico no Valparaiso

    Nesta terça-feira, (20), às 10 horas, a Câmara Municipal de Picos promoverá uma audiência pública para discussão dos problemas enfrentados com o aterro sanitário/lixão localizado na comunidade Valparaíso. A audiência foi proposta pelo vereador Wellington Dantas (PT).

    Foto: Fotos: Leandro Cruz

    Na ocasião, deverão está presentes: os representantes da Prefeitura Municipal de Picos; os representantes da OAB Seccional de Picos; representantes do Ministério Público; e representantes do Meio Ambiente Municipal e Estadual.

    De acordo com o vereador Wellington Dantas, o lixão vem causando inúmeros problemas de saúde as pessoas que residem na comunidade.

    Foto: Foto - Luciana Santos A audiência foi proposta pelo vereador Wellington Dantas (PT).

    "O lixão do Valparaíso é problema de saúde pública. É urgente e não pode esperar mais! O pessoal está sofrendo com a fumaça invadindo as suas casas e a fedentina. Estive lá e sai de lá muito triste.  Por isso, queremos que seja resolvido o problema logo!", disse. 

  • Parada da Diversidade de município do Piauí acontece nesse domingo (18)

    Após 2 anos picos volta a sediar a parada da diversidade que ocorrerá nesse domingo (18/9) a expectativa de público eh de 14 mil pessoas
    A 14ª Jornada nordestina LGBTQIA+ de Picos tem esse ano o tema “vote com orgulho por uma política que representa”, o evento começa hoje e vai até o domingo.
    Nessa sexta(16/9) e sábado(17/9) serão realizadas oficinas de formação politica e domingo retorna a parada que não estava acontecendo desde 2020 por causa da pandemia.
    A Caminhada começa as 14 horas e a chegada será na Praça Felix Pacheco e é um evento aberto para toda a população.

  • Marcos Buriti toma posse como Vereador na Câmara Municipal de Picos

    Foto: Luciana Santos Vereador Marcos Buriti
    Vereador Marcos Buriti

    O suplente do Partido PTB, Antônio Marcos Santos (Marcos Buriti), tomou posse como vereador na Câmara Municipal de Picos na sessão ordinária desta terça-feira,13. O parlamentar assume a vaga em decorrência do falecimento do vereador Gilson Nunes (PTB). 

    Foto: Luciana SantosPresidente câmara municipal Francisco das Chagas Sousa

    Presidente câmara municipal Francisco das Chagas Sousa

    A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente Francisco das Chagas Sousa (PTB), que desejou boas-vindas ao parlamentar.

     Em seu discurso de posse, ele lamentou a morte do vereador Gilson e fez o compromisso de dar continuidade aos projetos e pautas deixadas por de Gilson Nunes (In Memoriam).

    Marcos Buriti já atuou em 2021 como secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico na cidade de Picos. Nas eleições municipais de 2020, Marcos Buriti recebeu 556 votos, o equivalente à 1,32% dos votos válidos.

  • Criminosos armados com revólver e faca roubam moto nas proximidades do Banco do Brasil do Bairro DNE

    Uma ocorrência registrada pelo 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar), durante o final de semana, chamou a atenção pela audácia.

    De acordo com o Relações Públicas do 4º BPM, Major, Elias de Sousa, dois assaltantes armados com um revólver e uma faca tomaram uma motocicleta de assalto.

    O que chamou a atenção nesse crime, que aconteceu nas proximidades do Bando do Brasil do Bairro DNER no último sábado (10), foi o horário da ocorrência: as 16h00min, ou seja, em plena luz do dia.

    “O senhor Felipe de Oliveira Brito transitava em sua motocicleta, uma Honda CG 150 preta, Placa: PIH 8I32 no Bairro DNER, nas proximidades do Banco do Brasil quando dois indivíduos a pé o abordaram com arma branca e arma de fogo subtraindo assim sua motocicleta e seu celular”, informou o Relações Públicas do 4º Batalhão.

    Os policiais orientaram que o proprietário da moto se dirigisse até a Central de Flagrantes da Polícia Civil de Picos para registrar um Boletim de Ocorrência.

Carregar mais