Compartilhar Tweet 1



O vendedor esperantinense, Raimundo Viana de Sousa, conhecido popularmente como, Dim, foi assassinado friamente na noite desta sexta-feira (05/02), quando chegava na porta da sua casa. As informações são do JornalESP.

De acordo com as primeiras informações, Dim foi executado com 05 (cinco) tiros a queima roupa no momento em que chegava no seu veiculo na sua residência localizada no Bairro Novo Milênio.

Dim que trabalhava como vendedor estava  chegando de viagens da cidade de Piripiri, onde tinha ido pegar mercadorias.

A polícia militar e civil foram acionadas, juntamente com o SAMU.

O Instituto de Medicina Legal – IML, foi acionado e fez o translado do corpo para Parnaíba.

 

Comentar
Não resistiu ao traumatismo · 26/01/2021 - 16h31 | Última atualização em 26/01/2021 - 16h56

Colisão Frontal entre motocicletas deixa uma vítima fatal em Esperantina


Compartilhar Tweet 1



A colisão entre duas motocicletas deixou uma vítima fatal e outra gravemente ferida no inicio da tarde desta terça-feira (26/01), na PI-211 em Esperantina. O acidente ocorreu nas imediações da localidade Varjora. As informações são do Diário do Longá.

As duas unidades do SAMU foram deslocadas para atender a ocorrência, sendo os dois homens envolvidos encaminhados ao setor de Urgências do Hospital Júlio Hartman.

Francisco das Chagas, residente na cidade de Esperantina, não resistiu ao traumatismo sofrido vindo a óbito ao dar entrada no atendimento. Já um outro rapaz identificado como Luiz Carlos da comunidade Lagoa Seca ficou gravemente ferido.

A Polícia Militar esteve no local do acidente e fez a condução dos veículos para a 4ª Cia do 12º BPM para os procedimentos legais. Devido ao forte inpacto, os dois veículos ficaram presos um no outro.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um caminhoneiro de Esperantina, identificado como Maurício Quaresma, está em estado grave após um acidente na tarde de quinta-feira (21/01) na BR-222 no município de Sobral no estado do Ceará. Ele conduzia uma carreta Iveco carregada de cimento, o outro condutor envolvido morreu horas após a colisão. As informações são do Revista AZ.

    Reprodução RevistaAZ

O acidente aconteceu por volta das 15h e envolveu um caminhão caçamba e a carreta com a carga de cimento. Na colisão, os ocupantes dos dois veículos ficaram presos nas ferragens. Chovia bastante na região na hora do acidente, conforme informou veículos de imprensa local.

A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal estiveram no local prestando auxílio. As vítimas foram socorridas em estado grave e encaminhadas para o Hospital Santa Casa em Sobral.

Minutos após o acidente, a carga de cimento da carreta conduzida pelo motorista de Esperantina foi completamente saqueada por populares.

    Reprodução RevistaAZ

 

Comentar
Ivanária Sampaio é enfermeira · 20/01/2021 - 17h25

Prefeita de Esperantina aplica a primeira dose da vacina Coronavac nesta quarta


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Esperantina,  através da sua Secretária Municipal de Saúde, iniciou a Campanha de Vacinação nesta quarta-feira (20/01), após receber as 239 doses das vacinas da Coronavac, destinadas para os trabalhadores da saúde. 

A solenidade aconteceu na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) local, onde os profissionais do serviço foram os primeiros a serem vacinados.

A prefeita Ivanária Sampaio foi quem aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid - 19. A prefeita, que é enfermeira, realizou a aplicação da CoronaVac na técncia de enfermagem Navegantes de 60 anos de idade.

A primeira pessoa a receber a vacina foi a Técnica de Enfermagem Maria dos Navegantes de Sousa, mais conhecida como Naná, 60 anos e trabalha na atenção básica e também no hospital de Esperantina.

É o dia mais importante das nossas vidas. É um momento histórico na nossa vida é uma esperança para a nossa população. Quero agradecer ao nosso Governador por ter se empenhado tanto nessa luta, para que o Piauí não ficasse de fora desta vacina, fico muito feliz com esta primeira fase, mas vamos lutar incansavelmente para que venha mais vacinas e que a população possa ficar livres destas máscaras". Muito obrigado a todos os que se dedicaram a essa luta, ao nosso secretário de saúde Felipe Sampaio e toda nossa equipe. Estou muito feliz

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem morreu ao perder o controle da direção do carro e capotar várias vezes nesta desta terça-feira (12/01), na PI-214, em Esperantina, Norte do Piauí. As informações são do RevistaAZ.

Segundo a Polícia Militar, outras três pessoas que seriam da mesma família do condutor sofreram ferimentos e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e encaminhadas ao Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman.

As polícias Militar e Civil estiveram no local colhendo informações e organizando o tráfego na rodovia que dá acesso à Morro do Chapéu, próximo à localidade Tinguizal, onde houve o acidente.

    Reprodução RevistaAZ
    Reprodução RevistaAZ
    Reprodução RevistaAZ

 

Comentar
Teve sua moto tomada e cartões · 12/01/2021 - 10h25 | Última atualização em 12/01/2021 - 11h05

Idosa é agredida por bandidos durante Assalto em cidade do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A idosa residente na localidade Malhada do Meio, zona rural de Esperantina teve sua motocicleta modelo Honda Biz tomada de assalto, desta segunda-feira (11/01), quando trafegava na estrada que liga a comunidade supramencionada a sede do município.

Na ocasião conforme informou a vítima ao site Diariodolonga.com, uma dupla de posse de uma faca a abordou, sendo que a mesma teve varias escoriações e hematomas pelo corpo, tendo inclusive que buscar atendimento médico no hospital local por conta dos ferimentos.

Além do meio de transporte da vítima, os suspeitos subtraíram ainda os cartões de banco com as senhas dela e de um familiar.

Em uma abordagem no centro da cidade, a polícia efetuou a prisão de 3 suspeitos com os cartões bancários da mulher, além de um quantitativo de substancia análoga a maconha.

    Reprodução Diário do Longá

 

Comentar
Veio a óbito no local · 07/01/2021 - 10h35 | Última atualização em 07/01/2021 - 10h55

Confusão por R$ 90 termina com mulher morta na cidade de Esperantina


Compartilhar Tweet 1



Uma mulher identificada por Fernanda teve sua vida ceifada nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (07/01), na cidade de Esperantina. As informações são do Diário do Longá.

O fato ocorreu na Rua José Gomes da Costa (próximo ao balão do anel viário). Uma suspeita de praticar o crime foi conduzida para a 13ª delegacia regional de Esperantina.

A vítima foi atingida por golpes de objeto perfuro/cortante na região do peito e teve morte ainda no local.

O Instituto Médico Legal foi acionado. No local do crime, populares chegaram a afirmar que a motivação da confusão que culminou na morte da mulher seria um valor de 90 reais.

Comentar
Cidade de Esperantina · 07/01/2021 - 10h25 | Última atualização em 07/01/2021 - 10h39

Homem fica ferido após bater com sua moto em uma caminhonete Hilux no Piauí


Compartilhar Tweet 1



Um acidente foi registrado no inicio da manhã desta quinta-feira (07/01), nas imediações da Avenida Chagô Rebelo em Esperantina. A batida aconteceu em uma das rotatórias da citada via envolvendo o condutor de uma motocicleta e uma caminhonete Hilux. As informações são do Diário do Longá.

    Reprodução Diário do Longá

Um senhor de nome Hermi, ocupante da motocicleta ficou ferido e teve que ser socorrido pelo SAMU e encaminhado ao setor de Urgências do Hospital Julio Hartman.

Comentar
Tentado localizar o comparsa · 04/12/2020 - 16h41 | Última atualização em 04/12/2020 - 16h44

Menor acusado de assaltar loja e apontar 'arma' para o rosto de funcionária é preso


Compartilhar Tweet 1



Após ser identificado pelo sistema de segurança interno da loja em que houve o assalto nesta quinta (03/12), menor é preso pela Força Tática em Esperantina. As informações são do Diário do Longá.

 

A Força Tática adentrou a residência da mãe do suspeito, onde após varredura no interior do ambiente localizou, escondido atrás de uma porta. Imediatamente foi dado voz de prisão ao mesmo que informou a equipe que seu comparsa estaria com todos objetos e que o simulacro usado no crime foi dispensado nas águas do Rio Longá, o indivíduo foi conduzido a 13ª Delegacia de Polícia Civil de Esperantina e diligências foram realizadas no sentido de localizar o segundo acusado.

Comentar
Câmeras de segurança · 04/12/2020 - 15h50 | Última atualização em 04/12/2020 - 16h20

Vídeo: Bandido aponta 'arma' no rosto de funcionária em assalto a loja em Esperantina


Compartilhar Tweet 1



Uma loja foi alvo de assalto por dupla em motocicleta na tarde dessa quinta-feira (03/12), em Esperantina, Norte do Piauí. Um dos suspeitos apontou arma na cabeça de funcionária durante ação. As informações são do Revista AZ.

Imagens de câmeras de segurança do estabelecimento mostram a dupla chegando no local por volta das 15h30. Um deles fica do lado de foram em uma motocicleta modelo Broz, aguardando o comparsa recolher o dinheiro. O suspeito rende os funcionários e clientes sob a mira de uma pistola e subtrai uma quantia em dinheiro do caixa.

Veja vídeo:

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O ginásio de Esportes Dídimo de Castro, localizado na Avenida Ministro Petrônio Portela em Esperantina quase desaba após uma chuva seguida de forte vendaval ocorrida na tarde desta quarta-feira (02/12). As informações são do Diário do Longá.

    Reprodução Diário do Longá

Colunas de sustentação da edificação e parte do teto foram danificado em decorrência da força do vento. Uma equipe da secretaria municipal de obras esteve no local a pedido da supervisão de ensino da rede estadual para realizar o trabalho de isolamento da área.

Há relatos ainda da queda de árvores e muros em várias partes da cidade.

    Reprodução Diário do Longá

 

Comentar
Ocorreram 32 casos · 25/11/2020 - 16h35 | Última atualização em 25/11/2020 - 16h40

Conselho Tutelar de Esperantina alerta sobre casos de abuso sexual durante a pandemia


Compartilhar Tweet 1



O Conselho Tutelar de Esperantina revelou ao portal RevistaAZ, dados alarmantes de casos de abuso sexual contra crianças adolescentes, durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a conselheira tutelar Ana Paula Ribeiro, os dados correspondem ao período de 19 de abril 2020 à 24 de novembro de 2020, onde ocorreram 32 casos de violências sexuais contra crianças e adolescentes no município de Esperantina.

Conforme os dados, foram 8 meninos e 24 meninas, entre crianças na faixa etária de 1 ano à 12 anos incompletos, adolescentes de 12 anos completos à 16 anos, que sofreram algum tipo de abuso sexual. Um crescimento de 106% dentro do período de 7 meses acompanhados pelos conselheiros tutelares do município, segundo revelou.


Fonte: Revista AZ
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Polícia Militar prendeu na manhã de quinta-feira (19/11), um dos suspeitos de atirar em um policial civil aposentado na noite de quarta-feira (18/11), durante uma tentativa de assalto ocorrido em um ponto de venda de espetinhos, no bairro Cruzeiro, na cidade de Esperantina. As informações são do Revista AZ.

Conforme informações da polícia, o suspeito foi identificado apenas como “Parafuso”, ele possui várias passagens pela polícia. A prisão ocorreu no Bairro Vila da Paz, onde ele reside.

Segundo testemunhas, uma dupla armada anunciou o assalto e um deles efetuou vários disparos em meio aos clientes do estabelecimento, atingindo o policial aposentado no ombro, que reagiu ao assalto. Ele foi socorrido, levado para o hospital e transferido para Teresina e está fora de risco.

O suspeito foi levado para a 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil. A Polícia Militar segue realizando diligências afim de prender o comparsa do crime.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Ivanária Sampaio (MDB), esposa do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themistocles Filho, vendeu a eleição na cidade de Esperantima com 52,97% dos votos válidos, o que representa 11.960 votos.

Professora Jesus (PT) ficou em segundo lugar com 22,03% dos votos válidos.

Confira os dados completos

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em um fim de semana onde foi decretado pelas autoridades a chamada Lei Seca. Mesmo assim, a polícia foi acionada por diversas vezes na madrugada deste sábado (07/11). Um homem identificado inicialmente como Rafael, foi atingido por vários golpes de arma branca durante a realização de um evento festivo. As informações são do Diário do Longá.

Ferida, a vítima foi levada ao hospital local,  tendo que ser transferido ainda na madrugada para o HUT em Teresina devido a gravidade dos ferimentos.

Já na região rural, um homem foi alvejado a bala, fato este ocorrido na região da Chapada, divisa com a localidade Boi Velho. Os disparos atingiram o veículo da vítima também que procurou a delegacia de polícia civil para registrar um BO.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



João Elyo, filho de Esperantina, teve suas obras de artes projetadas em fachadas de prédios em Belém-PA recentemente. Quatro de suas  obras fizeram parte do projeto “Mostra tua arte” que tem  como foco expor arte em tempos de pandemia. As informações são do DusCocais.

Apesar do isolamento social, João Elyo está sempre participando de eventos, mostrando seu trabalho em outros Estados e Países estrangeiros. Recentemente, participou de uma exposição online na Califórnia, Estados Unidos.

Para ter acesso ao seu trabalho siga o Instagram @joao_elyo.

    Reprodução

Ele tem apenas 11 anos e seu trabalho encanta a todos pela criatividade usada em cada tela que pinta.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em portaria publicada nesta segunda-feira (02/10) pelo Juiz Eleitoral Arilton Rosal Falcão Júnior, decide proibir a realização dos eventos de propaganda eleitoral, pelos partidos no âmbito da 41ª Zona Eleitoral, jurisdição de Esperantina e Morro do Chapéu do Piauí, de acordo com os Protocolos de Medidas Higiênico Sanitárias. As informações são da RevistaAZ.

O juiz ressaltou que constitui crime de desobediência recusar alguém cumprimento ou obediência a diligências, ordens ou instruções da Justiça Eleitoral ou opor embaraços à sua execução (artigo 347 do Código Eleitoral), bem como é ilícita a conduta de infringir determinação do poder público, destinada a impedir propagação de doença contagiosa, (art. 246 do Código Penal, complementada pelas normas da vigilância sanitária do Estado do Piauí).

CONFIRA A PORTARIA

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A equipe da Força Tática de Esperantina durante rondas ostensivas no final da manhã desta sexta-feira (30/10), foi informada que a dupla “Negão” e “Joelho” acusada de praticar assaltos na cidade de Esperantina estaria nas proximidades do bairro Morro da Chapadinha em uma Pop vermelha. As informações são do Diário do Longá.

De posse da informação a equipe se deslocou ao bairro informado. Onde os suspeitos ao perceberem a presença da viatura ,empreenderam fuga pulando vários muros de terrenos abandonados, porém não obtiveram êxito sendo os suspeitos interceptados pela FT, onde foi dado voz de prisão aos acusados.

Com a dupla foram apreendidas uma motocicleta Pop 100 vermelha com restrição de Roubo/Furto e uma arma branca utilizada na prática ilícita.

O material bem como os suspeitos foram conduzidos para DPC de Esperantina para que as providências legais sejam tomadas.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um jovem identificado como Jhones Nunes Silva, de 25 anos, ficou gravemente ferido ao cair da motocicleta nesta quinta-feira (29/10) na Avenida Petrônio Portela, na cidade de Esperantina. As informações são do RevistaAZ.

Segundo mostra a filmagem, o motociclista tentou desviar do trecho que atualmente é cheio de buracos e bateu contra o meio-fio. Com o impacto o condutor foi lançado por vários metros. Ele não usava o capacete.

O Samu realizou o atendimento e encaminhou a vítima para o setor de urgência do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman e em seguida foi levado para o HUT em Teresina. Seu estado de saúde não foi informado.

    Reprodução RevistaAZ

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem foi morto durante troca de tiros com a Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (30/10), no bairro Batista de Amorim, em Esperantina, Norte do Piauí. Um policial foi baleado no braço durante o confronto. As informações são do portal Revista AZ.

Segundo a polícia, uma dupla em uma motocicleta foi avistada pela guarnição na região do cais do Rio Longá, onde empreenderam fuga no matagal. Na perseguição, houve troca de tiros e um suspeito acabou morto. O comparsa conseguiu fugir.

O policial foi socorrido e levado para o setor de urgência do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman e está fora de risco. O suspeito morto foi levado para o necrotério do hospital para os procedimentos legais.

A dupla tem as mesmas características de suspeitos que estavam cometendo vários assaltos à mão armada na cidade de Esperantina nos últimos dias, segundo relatou a PM.

Local da ocorrência no Bairro Batista de Amorim
Local da ocorrência no Bairro Batista de Amorim     © Kléber Oliveira/RevistaAZ

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Está quarta-feira (28/10), foi marcada pelo registro de varias ações criminosas na cidade de Esperantina. Foram pelo menos três assaltos ocorridos em diferentes pontos da cidade. As informações são do Diário do Longá.

Logo na parte da tarde, uma dupla em uma motocicleta tipo Honda Pop, agiu nas imediações do bairro Nova Esperança e Rua Coronel Silvestre Lopes rendendo as vítimas com a utilização de arma branca.

Já no inicio da noite, um meliante em uma motocicleta Fan assaltou uma barbearia na Rua Vereador Ramos, na ocasião vitima e assaltante entraram em luta corporal.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um menino de aproximadamente 12 anos, ficou ferido na tarde desta quarta-feira (28/10), após ser atingido por um disparo acidental provocado por uma espingarda  no bairro Mão Santa na cidade de Esperantina. As informações são da Revista AZ

O garoto foi socorrido e encaminhado para o setor de urgências do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, onde aguarda senha de regulação para transferência para outra unidade hospitalar da região.

Ainda não se sabe como aconteceu o acidente. Familiares da vítima não quiseram comentar o caso.

O caso deve ser investigado pela 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Esperantina.

Comentar
Jovem não foi identificado · 27/10/2020 - 09h01 | Última atualização em 27/10/2020 - 09h19

Idosa morre após ser atropelada por motoqueiro que estaria empinando o pneu no Piauí


Compartilhar Tweet 1



Maria do Carmo Gomes, de 84 anos, morreu na noite desta segunda-feira (26/10), após não resistir aos ferimentos provocados durante um acidente de motocicleta na cidade de Esperantina. A idosa foi atropelada por um motociclista por volta das 18h30 no Conjunto Bernardo Rego. As informações são da RevistaAZ

Segundo informações prestadas por moradores ao RevistaAZ, a vítima teria sido colhida por um jovem, ainda não identificado, que estava empinando sua motocicleta em via pública. Ela teve várias fraturas pelo corpo, inclusive quebrando as duas pernas. O condutor fugiu do local sem prestar socorro, revelou testemunhas.

O Samu foi acionado e encaminhou a idosa para o setor de urgências do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e veio à óbito.

A Polícia Militar está em diligências para localizar o condutor da moto.

O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

    Reprodução RevistaAZ

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Ordem dos Advogados Subseção Barras realizou na manhã desta sexta-feira (23/10), uma solenidade para reabertura da Sala da Advocacia na penitenciária regional de Esperantina Luiz Gonzaga Rebelo. As informações são do DusCocais

A sala do advogado homenageia, o saudoso Francisco Machado Santana, que exerceu um cargo na diretoria da subseção de Barras.

A solenidade contou com a presença do presidente da subseção da OAB/PI de Barras Dr. Carlos Junior, vários advogados que atuam em Esperantina e região, diretores da penitenciária e familiares do homenageado.

Carlos Júnior destacou o trabalho do homenageado e que se fazia justa homenagem ao cidadão que deixou um trabalho, um legado na área do direito.

    Reprodução DusCocais
    Reprodução DusCocais
    Reprodução DusCocais

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A polícia de Esperantina efetuou a prisão de um homem na madrugada deste domingo (25/10) por posse de arma de fogo. Conforme informações, a ocorrência foi registrada durante um evento de Paredão. As informações são do Diário do Longá.

O acusado que seria da região de divisa de Barras e Esperantina foi conduzido a 13ª delegacia juntamente com um revolver calibre 32 e seis munições para os procedimentos cabíveis.

Comentar