• NUCA de Santa Cruz do Piauí, participa e realiza ações alusivas a Semana do Bebê 2022

    Na manhã dessa quarta-feira (30/11), às 07:30 horas, na sede da Creche Municipal Tia Catarina, em Santa Cruz do Piauí-PI, aconteceram as atividades alusivas a Semana do Bebê 2022 - "Santa Cruz do Piauí de mãos dadas pela Primeira Infância".

    "A Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil. Seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros".

    Os jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Santa Cruz do Piauí-PI, contribuíram com o momento, participando e realizando ações com as crianças, como brincadeiras, dinâmicas e atividades lúdicas.

    As atividades definidas na programação para a Semana do Bebê 2022, serão realizadas do dia 27/11 á 03/12, e contará com a participação de toda a rede de proteção.

     

  • Membros da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF de Santa Cruz do Piauí, participam de Capacitação

    Na tarde dessa terça-feira (29/11), horário das 14:00 às 17:00 horas, o município de Santa Cruz do Piauí-PI, representado pela Articuladora do Selo UNICEF, Solange Neiva, a Mobilizadora da Assistência Social, Polyana Pâmela, e o Mobilizador do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Lázaro Santos, participaram de uma Capacitação realizada pelo Selo UNICEF (Edição 2021-2024), na cidade de Teresina-PI.

    O momento, teve como objetivo principal, reunir os respectivos profissionais de cada município, para alinhar e debater temas de grande relevância para a efetivação das ações referente às atividades do Selo UNICEF.

    O evento, aconteceu nos dias 28 e 29/11, no espaço do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e contou com a participação de vários municípios piauienses. As pautas, destacam-se: "A revisão do Plano de Ação, o resultado sistêmico 6, a trilha da participação cidadã de adolescentes do NUCA no Selo UNICEF, entrou outros temas.

  • ADOLESCENTES DO NUCA, PARTICIPAM DE RODA DE CONVERSA SOBRE A PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

    Na noite dessa terça-feira (22/11), às 18:30 horas, os adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Santa Cruz do Piauí-PI, participaram de uma Roda de Conversa com a temática sobre a "Prevenção da Gravidez na Adolescência".

    O respectivo momento, aconteceu na Sede da Casa da Juventude e contou com a presença ilustre de convidados especiais: Ariane Araújo (Mobilizadora do NUCA e Conselheira Tutelar), Jéssica Lopes (Conselheira Tutelar) e a adolescente Cássia Santos (adolescente do NUCA), todos da cidade de São João da Varjota-PI.

    A presente ação, busca conscientizar os adolescentes sobre os riscos provenientes de uma gravidez precoce e propiciar um ambiente de discussão sobre a temática em questão.

    Acrescenta-se em tempo, que essa é uma ação coordenada pelos NUCA's das respectivas cidades, tendo a organização da Coordenadoria Municipal de Juventude e total apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Piauí-PI.

  • 1º Intercâmbio entre os NUCA's, é realizado em Santa Cruz do Piauí-PI!

    1° INTERCÂMBIO ENTRE OS NUCA's, É REALIZADO EM SANTA CRUZ DO PIAUÍ-PI! 

    Durante o dia dessa quarta-feira (12/10), aconteceu em Santa Cruz do Piauí-PI, o 1° Intercâmbio entre os Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) das cidades de São João da Varjota-PI e Santa Cruz do Piauí-PI. 

    O respectivo dia, foi recheado de ações, voltadas para os adolescentes participantes dos grupos. Pela manhã, aconteceu a acolhida, café da manhã e o momento social, tendo a realização de dinâmicas e uma roda de conversa, abordando a temática "Saúde Mental".

    Logo após, foi servido o almoço, onde posteriormente, a tarde, foi realizado uma Gincana no Poliesportivo Municipal, com provas de: perguntas e respostas, dinâmicas, atividade física, dentre outras. 

    Essa é uma importante ação coordenada pelos NUCA's das respectivas cidades, tendo a organização através da Coordenadoria Municipal de Juventude e total apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Piauí.

  • Jovens do NUCA de Santa Cruz do Piauí, debatem sobre: Empoderamento Feminino e Igualdade de Gênero

     Na tarde dessa quarta-feira (31/08), às 17:00 horas, na sede da Casa da Juventude de Santa Cruz do Piauí-PI, os jovens inseridos no Núcleo de Cidadania de Adolescentes, participaram de uma roda de conversa sobre a temática: "Empoderamento Feminino e a promoção da Igualdade de Gênero".

    A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Piauí-PI, através da Coordenadoria Municipal de Juventude e da Comissão Intersetorial do Selo Unicef, onde o respectivo encontro teve por objetivo, propiciar momentos de discussões sobre o tema e também cumprir mais uma atividade ligada as ações de cidadania do Selo Unicef (2021-2024).

    A oportunidade, contou ainda, com a presença ilustre das convidadas especiais: Drª. Ana Carla, Drª. Márcia Ravena, Drª. Jéssica Muniz e a Articuladora do Selo Unicef, Solange Neiva, as quais conduziram brilhantemente o momento explanando o tema.

  • ACONTEPI realiza o XIII Congresso de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí

    Nos dias 27, 28 e 29 de junho, na cidade de Teresina-PI, aconteceu o XIII Congresso de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí - Tema: "A busca da garantia dos direitos de crianças e dos adolescentes na sociedade moderna". (Lema: A luz do conhecimento para os Conselheiros no desempenho das suas atribuições). 

    O respectivo evento é uma iniciativa da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí (ACONTEPI), e conta com o total apoio do Sindicato dos Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí (SINDCONTU-PI) e demais órgãos que fazem parte da rede de proteção.

    Ainda, durante o momento, ocorreu a eleição da Diretoria da ACONTEPI, onde a votação contou com a participação dos delegados das 5 regionais do Estado do Piauí, sendo eleita por unanimidade a candidata a Presidenta e, Conselheira Tutelar (Várzea Grande-PI), Massilene Mendes, tendo como Vice-Presidente: Antônio José.

     

  • 1º Arraiá do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Santa Cruz do Piauí-PI!

    Nesta terça-feira (14/06), por volta das 18:30 horas, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, aconteceu o 1º Arraiá do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Santa Cruz do Piauí-PI.

    O respectivo evento, foi de pura descontração e dominado pela alegria contagiante dos adolescentes participantes do grupo. O 1º Arraiá do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), teve como objetivo principal, proporcionar momentos de lazer e interação social aos jovens Santacruzenses.

    Na oportunidade, estiveram presentes também os adolescentes convidados, mobilizadoras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e os membros do Conselho Tutelar de Santa Cruz do Piauí-PI.

    O 1º Arraiá do NUCA, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Piauí-PI, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Coordenadoria Municipal de Juventude.

     

  • Conselho Tutelar de Santa Cruz do Piauí-PI, participa da culminância da Campanha do 12 de Junho

    Hoje, quarta-feira (08/06), na Secretaria Municipal de Assistência Social de Santa de Cruz do Piauí-PI, os membros do Conselho Tutelar, participaram da culminância da Campanha do 12 de junho.

    O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

    O objetivo é sensibilizar e motivar as pessoas para uma reflexão sobre as consequências do trabalho infantil. Garantir às crianças e aos adolescentes os direitos de brincar, estudar e sonhar proporciona vivências próprias da infância que contribuem para o desenvolvimento pleno delas.

    O respectivo momento, contou com a participação dos gestores municipais, demais autoridades e os pais e responsáveis das crianças e adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

     

  • Conselho Tutelar de Santa Cruz do Piauí-PI, realiza ações alusivas a Campanha Maio Laranja

    O dia 18 de Maio - "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", instituído pela Lei Federal 9.970/2000, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

    Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados.

    Como forma de conscientizar e mobilizar toda a sociedade a respeito do tema, o Conselho Tutelar de Santa Cruz do Piauí, em parceria com toda a Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes, realizaram ações alusivas a campanha Maio Laranja.

    Durante todo o mês de maio, serão desenvolvidas várias atividades: visitas as escolas e repartições, entrega de panfletos, anexo de cartazes, palestras, rodas de conversas, caminhada temática, entre outras ações.

     

  • Sessão Solene é realizado em alusão a criação do Dia Municipal da Consciência Negra

    Hoje, segunda-feira (02/05), na Câmara Municipal de Santa de Cruz do Piauí, foi um dia histórico para as Comunidades Quilombolas das cidades de Santa Cruz do Piauí, Paquetá do Piauí e Wall Ferraz do Piauí.

    Representantes das Comunidades Quilombolas: Atrás da Serra, Chapada, Ponta do Morro e Lagoa Grande, compareceram ao Plenário do Poder Legislativo Municipal, para apreciarem a votação do Projeto de Lei n° 001/2022, que incluiu o dia 20 de novembro no calendário municipal, onde comemora-se o dia nacional da Consciência Negra, uma data que Zumbi dos Palmares, foi morto pela sua luta e resistência pelo o povo do Quilombo.
    Essa luta também tem a organização das lideranças locais: Arnaldo de Lima (Naldinho), grande líder nos Quilombos no Estado do Piauí, Wilton (Quilombo Atrás da Serra, Marcos (Quilombo Ponta do Morro), Manoel (Quilombo Chapada), Abdias e Mocinha (Quilombo Lagoa Grande), estavam presentes para falar da luta dos Quilombos.

     

Carregar mais