• Jovens do NUCA de Santa Cruz do Piauí, debatem sobre: Empoderamento Feminino e Igualdade de Gênero

     Na tarde dessa quarta-feira (31/08), às 17:00 horas, na sede da Casa da Juventude de Santa Cruz do Piauí-PI, os jovens inseridos no Núcleo de Cidadania de Adolescentes, participaram de uma roda de conversa sobre a temática: "Empoderamento Feminino e a promoção da Igualdade de Gênero".

    A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Piauí-PI, através da Coordenadoria Municipal de Juventude e da Comissão Intersetorial do Selo Unicef, onde o respectivo encontro teve por objetivo, propiciar momentos de discussões sobre o tema e também cumprir mais uma atividade ligada as ações de cidadania do Selo Unicef (2021-2024).

    A oportunidade, contou ainda, com a presença ilustre das convidadas especiais: Drª. Ana Carla, Drª. Márcia Ravena, Drª. Jéssica Muniz e a Articuladora do Selo Unicef, Solange Neiva, as quais conduziram brilhantemente o momento explanando o tema.

  • ACONTEPI realiza o XIII Congresso de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí

    Nos dias 27, 28 e 29 de junho, na cidade de Teresina-PI, aconteceu o XIII Congresso de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí - Tema: "A busca da garantia dos direitos de crianças e dos adolescentes na sociedade moderna". (Lema: A luz do conhecimento para os Conselheiros no desempenho das suas atribuições). 

    O respectivo evento é uma iniciativa da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí (ACONTEPI), e conta com o total apoio do Sindicato dos Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí (SINDCONTU-PI) e demais órgãos que fazem parte da rede de proteção.

    Ainda, durante o momento, ocorreu a eleição da Diretoria da ACONTEPI, onde a votação contou com a participação dos delegados das 5 regionais do Estado do Piauí, sendo eleita por unanimidade a candidata a Presidenta e, Conselheira Tutelar (Várzea Grande-PI), Massilene Mendes, tendo como Vice-Presidente: Antônio José.

     

  • 1º Arraiá do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Santa Cruz do Piauí-PI!

    Nesta terça-feira (14/06), por volta das 18:30 horas, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, aconteceu o 1º Arraiá do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Santa Cruz do Piauí-PI.

    O respectivo evento, foi de pura descontração e dominado pela alegria contagiante dos adolescentes participantes do grupo. O 1º Arraiá do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), teve como objetivo principal, proporcionar momentos de lazer e interação social aos jovens Santacruzenses.

    Na oportunidade, estiveram presentes também os adolescentes convidados, mobilizadoras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e os membros do Conselho Tutelar de Santa Cruz do Piauí-PI.

    O 1º Arraiá do NUCA, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Piauí-PI, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Coordenadoria Municipal de Juventude.

     

  • Conselho Tutelar de Santa Cruz do Piauí-PI, participa da culminância da Campanha do 12 de Junho

    Hoje, quarta-feira (08/06), na Secretaria Municipal de Assistência Social de Santa de Cruz do Piauí-PI, os membros do Conselho Tutelar, participaram da culminância da Campanha do 12 de junho.

    O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

    O objetivo é sensibilizar e motivar as pessoas para uma reflexão sobre as consequências do trabalho infantil. Garantir às crianças e aos adolescentes os direitos de brincar, estudar e sonhar proporciona vivências próprias da infância que contribuem para o desenvolvimento pleno delas.

    O respectivo momento, contou com a participação dos gestores municipais, demais autoridades e os pais e responsáveis das crianças e adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

     

  • Conselho Tutelar de Santa Cruz do Piauí-PI, realiza ações alusivas a Campanha Maio Laranja

    O dia 18 de Maio - "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", instituído pela Lei Federal 9.970/2000, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

    Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados.

    Como forma de conscientizar e mobilizar toda a sociedade a respeito do tema, o Conselho Tutelar de Santa Cruz do Piauí, em parceria com toda a Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes, realizaram ações alusivas a campanha Maio Laranja.

    Durante todo o mês de maio, serão desenvolvidas várias atividades: visitas as escolas e repartições, entrega de panfletos, anexo de cartazes, palestras, rodas de conversas, caminhada temática, entre outras ações.

     

  • Sessão Solene é realizado em alusão a criação do Dia Municipal da Consciência Negra

    Hoje, segunda-feira (02/05), na Câmara Municipal de Santa de Cruz do Piauí, foi um dia histórico para as Comunidades Quilombolas das cidades de Santa Cruz do Piauí, Paquetá do Piauí e Wall Ferraz do Piauí.

    Representantes das Comunidades Quilombolas: Atrás da Serra, Chapada, Ponta do Morro e Lagoa Grande, compareceram ao Plenário do Poder Legislativo Municipal, para apreciarem a votação do Projeto de Lei n° 001/2022, que incluiu o dia 20 de novembro no calendário municipal, onde comemora-se o dia nacional da Consciência Negra, uma data que Zumbi dos Palmares, foi morto pela sua luta e resistência pelo o povo do Quilombo.
    Essa luta também tem a organização das lideranças locais: Arnaldo de Lima (Naldinho), grande líder nos Quilombos no Estado do Piauí, Wilton (Quilombo Atrás da Serra, Marcos (Quilombo Ponta do Morro), Manoel (Quilombo Chapada), Abdias e Mocinha (Quilombo Lagoa Grande), estavam presentes para falar da luta dos Quilombos.

     

  • Prefeito Barroso Neto, realiza a Reinauguração do Poliesportivo Municipal de Santa Cruz do Piauí-PI

    Na noite de hoje (25/02), às 19:00 horas, o Prefeito Barroso Neto, juntamente com a presença de demais autoridades, estiveram presentes no espaço do Poliesportivo Municipal de Santa Cruz do Piauí-PI, onde na oportunidade aconteceu a solenidade de reinauguração e jogos de algumas modalidades.

    O Poliesportivo Municipal, nas últimas semanas passou por algumas reformas de estruturação e melhorias em seu espaço. Em seu discurso, o Prefeito Barroso Neto reafirmou “o seu apoio ao esporte, a cultura e ao lazer, com o objetivo de contemplar todas as modalidades esportivas do município e, de forma geral, a toda sociedade Santacruzense”.

    Além da solenidade de reinauguração, aconteceu a realização de jogos esportivos nas modalidades futsal (masculino e feminino) e voleibol, todas com premiações.

    Vale ressaltar, que nas próximas semanas, ainda serão instaladas as redes de proteção e demais melhorias no espaço do Poliesportivo Municipal.

    Equipe de voleibol Santacruzense
    Equipe de voleibol Santacruzense 
    Equipes de futsal feminino Santacruzense
    Equipes de futsal feminino Santacruzense 
    Equipe Resenha F.C
    Equipe Resenha F.C 
    Equipe Mente San F.C
    Equipe Mente San F.C 
    Equipe 0% Álcool F.C
    Equipe 0% Álcool F.C 
    Equipe Íbis F.C (Dom Expedito Lopes - PI)
    Equipe Íbis F.C (Dom Expedito Lopes - PI) 

     

  • Membros da Coordenadoria Estadual da Juventude, realizam visita ao município de Santa Cruz do Piauí

     

    Na manhã dessa terça-feira (08/02), os membros da Coordenadoria Estadual da Juventude (COJUV-PI), realizaram uma visita ao município de Santa Cruz do Piauí-PI.

    Na oportunidade, os mesmos estiveram presentes na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, onde participaram de uma reunião com os representantes da Coordenadoria Municipal da Juventude e com os Agentes que compõem a Rede de Proteção das Politicas Públicas Infanto-Juvenil.

    Vale ressaltar, que o momento foi de grande contribuição para as discussões e organização das futuras ações voltadas para a Juventude Santacruzense.

    Aproveitando o ensejo, expressa-se ainda que, a reunião teve como objetivo principal, articular e definir a data de realização da 1º Conferência Municipal da Juventude, prevista para acontecer no dia 06 de abril de 2022.

    Os espaços das Conferências Municipais da Juventude, são muito importantes para o desenvolvimento de todos os jovens.

     

  • Acontepi realiza Capacitação da Plataforma SIPIA para Conselheiros Tutelares

     

    Durante o dia dessa segunda-feira (07/02), na cidade de Oeiras-PI, aconteceu o I Treinamento do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), voltado aos membros que compõem os Conselhos Tutelares das seguintes cidades: Oeiras-PI, Colônia do Piauí-PI, São João da Varjota-PI, Santa Cruz do Piauí-PI e Santa Rosa-PI.  
    O SIPIA é de grande importância, pois é um sistema de registro e tratamento de informação com abrangência Nacional, criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais nas políticas para crianças e adolescentes, garantindo-lhes acesso à cidadania.
    Essa importante iniciativa, é fruto da soma de esforços da ACONTEPI, na pessoa do Presidente Francisco Leite, Secretária da ACONTEPI, Maria Medianeira, em parceria com o Professor Anderson Saraiva (Coordenador Estadual do SIPIA), com o Presidente do CEDCA, Antônio José, e apoio da Prefeitura de Oeiras-PI, através da Secretaria de Assistência Social.

     

  • Conselho Tutelar e Coordenadoria Municipal de Juventude, realizam planejamento para futuras ações

    Conselho Tutelar e Coordenadoria Municipal de Juventude
    Conselho Tutelar e Coordenadoria Municipal de Juventude 

    Nessa sexta-feira (14/01), na sala de reuniões da sede do Conselho Tutelar de Santa Cruz do Piauí-PI, aconteceu uma reunião de caráter extraordinário, entre os membros do Conselho Tutelar e representantes da Coordenadoria Municipal da Juventude.

    A presente reunião, teve como objetivo principal, inserir em pauta as discussões referentes ao planejamento das futuras ações, voltadas para a Juventude Santacruzense. Aproveitando o ensejo, foi dado o pontapé inicial, na elaboração das ações sugestivas para a “Campanha do Janeiro Branco”, uma campanha Nacional criada por psicólogos do estado de Minas Gerais, para incentivar os cuidados com a saúde mental.

    Ainda assim, o momento foi de grande relevância para os respectivos órgãos fortalecer ainda mais suas relações, uma vez que ambos, tem também como objetivos comuns, efetivar e garantir as políticas públicas de atendimento voltadas a pessoa da criança e do adolescente.

    Conselho Tutelar e Coordenadoria Municipal de Juventude
    Conselho Tutelar e Coordenadoria Municipal de Juventude 

     

Carregar mais