• Prefeito de Arraial recebe recebe nova viatura para a Polícia Militar

    O prefeito da cidade de Arrail, Aldemes Barroso, recebeu nesta terça-feira (02/02), em Teresina uma nova viatura da Polícia Militar entregue pelo Governo do Estado e que será utilizada para a segurança pública no Município de Arraial.

        Reprodução / Instagram

     

  • Eleições 2020: Aldemes é eleito em Arraial com 54,92%

    Com 1.874 votos, Aldemes (PP) se elegeu em Arraial, no domingo (15/11). O segundo colocado Dedé Marinho (PSD) obteve 1.538 votos.

    Foram 83 votos nulos e 21 em branco.

        TSE

     

  • Irregularidades em dispensa licitatória para comprar testes da Covid-19 são investigadas em Arraial

    O Ministério Público do Piauí, através da promotoria de justiça de Floriano, instaurou procedimento preparatório para apurar a existência de irregularidades no processo de dispensa licitatório realizado pela prefeitura do município de Arraial para aquisição de testes rápidos destinados ao enfrentamento da Covid-19. O prefeito da cidade é Numas Porto.

    Prefeito Numas Porto
    Prefeito Numas Porto  

    A empresa em questão é a Ronaldo A da Silva-ME, e o promotor José de Arimatéa Dourado Leão levou em consideração que e o Tribunal de Contas do Estado do Piauí, atendendo pedido do Ministério Público de Contas, suspendeu a
    realização de pagamentos à empresa pelo município de Arraial, em virtude da suposta utilização de orçamentos fraudados para escolher a proposta mais vantajosa para aquisição direta de testes rápidos de detecção de anticorpos contra o novo coronavírus.

    Uma série de diligências foram determinadas pelo promotor para apuração do caso.

     

  • Cidade de Arraial pode ter ventos intensos de 40 a 60 km/h entre quarta e quinta

    O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta com grau de severidade 'Perigo Potencial' para chuvas intensas nesta quarta (04/12) e quinta-feira (05/12), em várias cidades do Piauí.

    O aviso é para as áreas Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste Piauiense, que podem ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

    O INMET recomenda as seguintes instruções:

    Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

    Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

    Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

  • Dois jovem ingerem veneno e morrem a caminho do hospital em Arraial

    Dois jovens de aproximadamente 20 anos morream na comunidade Campinas, zona rural de Arraial, após ingerirem veneno matatudo, na manhã desta sexta-feira (26/10).

    Os dois, identificados como José Gomes e Alisson Passos da Silva Borges, participavam da coberta de uma casa de palha na comunidade, trabalho que sempre é feito em mutirão. Um hábito em atividades do gênero é ingerir bebida alcoólica durante o trabalho, o que foi a causa de grande tristeza para os familiares dos jovens.

    “Eles pegaram um vidro pequeno de pitchula e teriam dividido ao meio o líquido e beberam pensando que era cachaça, mas era veneno”, disse uma fonte ao Somos Notícia.

    Os jovens foram socorridos e levados ao hospital, mas não resistiram e vieram a óbito no caminho.

        Fotos: Reprodução

     

  • Dois jovens morrem após confundirem veneno com cachaça

    Dois jovens morreram na cidade de Arraial nesta sexta-feira (26/10) após confundirem veneno com cachaça.Os dois tinham aproximadamente 20 anos e o caso chocou a população do município. 

    José Gomes e Wallisson, participavam da coberta de uma casa de palha na comunidade, trabalho que sempre é feito em mutirão. Um hábito em atividades do gênero é ingerir bebida alcoólica durante o trabalho, o que foi a causa de grande tristeza para os familiares dos jovens.

     

     

  • Resultado das Eleições: saiba quem teve mais votos no município de Arraial

    Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 2.216 votos e 79,77% dos votos válidos.

    Para o Senado, Ciro Nogueira obteve 2.137 votos e 41,98% dos votos válidos. Marcelo Castro teve 1.449 votos e 28,47% dos votos válidos.

    O candidato a deputado federal mais votado no município foi Flávio Nogueira com 878 votos e 29,45% dos votos válidos.

    O candidato a deputado estadual mais votado no município foi Georgiano com 662 votos e 21,92% dos votos válidos.

     

  • Aroazes realiza Cavalgada da Missão como forma de reavivar a história

    Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

    A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

    Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

    Confira toda a matéria aqui

     

     

  • Arraial | Conheça mais sobre a história da chegada dos jesuítas nos sertões nordestinos

    Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

    O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

    Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

    Conheça mais da história clicando aqui

     

     

     

  • Arraial poderá participar encontro entre Sant'Ana e N. Sra. da Conceição em Aroazes

    Pelo segundo ano seguido, será realizada a Cavalgada da Missão em Aroazes. O evento acontecerá neste sábado (29/09), com aclamação de Nossa Senhora, a representação do Auto da Imaculada, a Virgília das Luzes, com percurso feitos em hinos e hosanas até o largo da Matriz, onde ocorre o encontro entre Nossa Senhora e sua mãe Santa Anna, sob inspiração do Divino Espirito Santo.

    A cavalgada é, ao mesmo tempo, uma jornada religiosa e a rememoração dos eventos históricos que ocorreram no período do Brasil Colônia. 

    Segundo o desembargador Carlos Brandão, um dos entusiastas da Cavalgada, trata-se de "uma espécie de levante do sertão brasileiro, e de resgate das nossas tradições. A região dos Aroazes (região valenciana) guarda como um sacrário do patrimônio imaterial brasileiro, tradições militares e espirituais do catolicismo dos séculos XVII-XVII. Estamos revivendo nossa história. Daí, a grande importância da Cavalgada".

    Clique e veja mais

     

     

Carregar mais