• Após maior monumento de sanfona do mundo, cidade do Piauí ganha estátua de bode gigante

    Conhecida como 'Terra do Bode e dos Sanfoneiros', a cidade de Dom Inocêncio ganhou em 2019 o maior monumento sanfona do mundo.

    Agora a cidade foi contemplada também com uma grande escultura de um bode, talvez uma das maiores do mundo e fica na saída para o município de São Raimundo Nonato, na PI-140. 

        Maior monumento de sanfona do mundo 

    Maior monumento de sanfona do mundo Segundo o artesão Daniel Mendes, o monumento mede cerca de 4 metros de comprimento e 3 metros de altura. 

    Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Dom Inocêncio possui 50 mil bodes. Visto que a cidade possui pouco mais de 9.565 habitantes, é como se cada pessoa tivesse mais de 5 caprinos. O município é o que apresenta o maior rebanho de caprinos no Piauí.

    "A carne desses animais é conhecida como a melhor da região, moradores das cidades vizinhas fazem encomendas e preferem a carne do bode abatido de Dom Inocêncio", comentam os moradores.

     

  • Na 'Terra dos Sanfoneiros', até os vereadores tocam sanfona

    A cidade de Dom Inocêncio é conhecida como a 'Terra dos Sanfoneiros', prova que a sanfona faz parte da vida e do cotidiano do seu povo.

    Uma tradição centenária que nos últimos anos vem sendo divulgada de forma mais expressiva, onde tem o sanfoneiro mais velho e mais novo do Brasil em atividade.

    E na até na Câmara dos Vereadores se encontram sanfoneiros. Os vereadores Clodoaldo e Genin já fizeram muitos shows na sua juventude tocando sanfona, assim como os vereadores Raimundo do Lero na Zabumba e Valtim no triângulo e vocal.

    A cidade piauiense de Dom Inocêncio tem o maior monumento sanfona do mundo e breve o Museu da Sanfona.

     

    Por equipe de municípios

  • Prefeitura de Dom Inocêncio lança licitação para serviços de pavimentação de vias públicas

    Objeto: Contratação de empresa especializada na execução de obra e serviços de engenharia para Pavimentação de Vias Públicas no Município de Dom Inocêncio-PI.

    Data e Hora: (15/06/2021), às 9h30. No prédio da Prefeitura Municipal na sala de licitações, o Edital e seus anexos estão à disposição dos interessados, podendo ser obtido na sede desta Prefeitura Municipal situada na Praça Camaratuba, S/N, no horário das 8h às 13h, de segunda a sexta.

     

    Veja mais informações na imagem:

        Jornal O Dia

     

  • Sandrinho do Acordeon participa do novo CD da banda Capa de Revista

    Foi lançado, no dia 26 de fevereiro, o novo CD da banda Capa de Revista, que tem como sanfoneiro e cantor Agnaldo Gomes. O CD tem a participação do artista inocentino Sandrinho do Acordeon, onde canta com Agnaldo a música "Jeitinho Diferente", que é de autoria de Sandrinho e Leilson Lima.

    O novo CD da Capa tem também participação de Túlio Milionário, Gledson Gavião, Frank Aguiar, Iara Thê da Banda Desejo de Menino, Marcelo Melo e Paulo Júnior.

    Está em destaque no Sua Música.com.

        Reprodução

     

  • Município de Dom Inocêncio ganhará um Museu da Sanfona

    Conhecida no Piauí como a cidade da sanfona, Dom Inocêncio, a 615 quilômetros de Teresina, deverá ganhar um museu com a história do instrumento. O projeto terá o apoio de um dos maiores sanfoneiros do estado, Sandrinho do Acordeon, que já realiza um trabalho social com crianças do município.

     

  • Equatorial Piauí realiza ações de atendimento e sorteará geladeiras em Dom Inocêncio

    Acompanhando o sucesso dos mutirões em 2019, a Equatorial Piauí continuará realizando as ações de atendimento neste ano de 2020 em diversas cidades. O município Dom Inocêncio receberá de 08 a 11 de dezembro, o Mutirão de Atendimento ‘’Muito melhor pra você” da Equatorial Piauí

    Troca de lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED com apresentação da fatura em dia, cadastro para sorteio de novas geladeiras, orientações sobre como realizar o cadastro na Tarifa Social e o cadastro na promoção Energia em dia.

    Importante reforçar que todas estas ações serão realizadas obedecendo as orientações e protocolos de saúde estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Os sorteios serão divulgados no dia 11 de dezembro em rádios locais dos municípios a serem comunicadas no ato do cadastro, no site da distribuidora http://www.equatorialenergia.com.br e nas redes sociais da Equatorial Piauí.

  • Exército está nas ruas de Dom Inocêncio para garantir a segurança

    No município de Dom Inocêncio, na região de São Raimundo Nonato, a votação está tranquila. O Exército está nas ruas para garantir a segurança dos eleitores.

        Rogério Picanço
        Rogério Picanço
        Rogério Picanço
        Rogério Picanço
        Rogério Picanço

     

  • Sandrinho do Acordeon e Anderson Rodrigues abriram solenidade do Dia do Piauí

    O Dia do Piauí, comemorado no dia 19 de outubro, foi lembrado em Teresina com uma missa em Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores e com a solenidade de outorga da Medalha do Mérito Estadual Renascença do Piauí, no Clube dos Diários.

    Na oportunidade três piauienses Sandrinho do Acordeon, Raniel Sousa  (Pernalonga) acompanharam na Sanfona o hino do Piauí cantado por Anderson Rodrigues, que na oportunidade lançou a música “Serra do Amor”, em parceria com o poeta Salgado Maranhão, que fala do primeiro beijo retratado na Serra da Capivara.

    “Estou muito feliz com a comenda, e vou continuar trabalhando duro para levar o nome do Piauí cada vez mais pelo Brasil, o país precisa conhecer o Piauí musicalmente”, disse o artista.

        Reprodução
        Reprodução
        Reprodução
        Reprodução

     

     

  • Paloma Nunes concorre ao premio "Fera de ouro, melhores de São Raimundo Nonato"

    O Prêmio Feras de Ouro contempla personalidades e autoridades que se destacam em seus respectivos ramos de atuação. Este ano Paloma Nunes concorre a melhor cantora, a votação está sendo realizada no Instagram do concurso, você pode da seu voto CLICANDO AQUI.

    Regras da votação, só será contabilizado 1 voto por pessoa em cada publicação.
    É permitido marcar a @ ou nome em caso de não saber a @. Ambos serão contabilizados.

     

  • Piauiense João Dias é campeão do Concurso 'Poeta Veterano 2020'

    O poeta João Dias foi indicado ao concurso Poeta Veterano 2020 pelo poeta João Almir. O concurso encerrou neste domingo (20/09) e o piauiense foi o campeão. O concurso teve a participação de vários poetas do Nordeste e a votação foi feita pelos membros da Associação Cultural Cordel Improvisado, sediada em Olinda-PE.

     

    João Dias é natural de Dom Inocêncio e antes de ser conhecido como poeta, já se destaca como artesão e escultor, ele quem fez o maior Monumento Sanfona do mundo localizado em Dom Inocêncio, terra dos Sanfoneiros.

     

    Agradecimento

    "Aos poetas iniciantes gostaria de dizer que quando se tem força de vontade se consegue tudo. Ser consagrado campeão me dá notoriedade mas não me faz melhor do que ninguém, até mesmo que escolher um entre vinte gênios é uma tarefa muito difícil para os votantes. Eu particularmente acho que teve várias glosas melhores do que a minha. Mas, como disse o mestre Silvano Lyra tudo depende do ponto de vista e da ocasião."

Carregar mais