Tentativa de intimidação · 17/09/2020 - 12h43

Lobão pede desculpas à jornalista da MN e diz em nota que respeita as mulheres


Compartilhar Tweet 1



O vereador Luiz Lobão (MDB) divulgou nota no fim da manhã desta quinta-feira (17/09), por meio de sua assessoria, em que se desculpa com a jornalista da TV Meio Norte, Sávia Barreto, que nas redes sociais denunciou tentativa de intimidação por parte do parlamentar após um comentário jornalístico.

Lobão pede desculpas à jornalista "por tê-la feito sentir-se, de alguma forma, ofendida por ele".

No Instagram, Sávia contou que foi abordada por um vereador, no estacionamento da Câmara Municipal, questionando de forma exaltada notícia dada por ela no quadro Jogo do Poder.

Na terça (15), a jornalista informou sobre a suposta insegurança do partido em torno do apoio de Lobão à candidatura do MDB em Teresina, em razão de sua proximidade com o prefeito Firmino Filho, do PSDB. Fato público e muito repercutido no meio político, externado por diversas vezes pelo próprio presidente do diretório municipal emedebista, o deputado estadual Themístocles Filho.

Ela que ouviu do parlamentar ameaças veladas e machistas, e que foi necessária a intervenção de um outro vereador para que os ânimos se exaltassem. Sávia deixou o local chorando e bastante abalada.

A jornalista não deu o nome do parlamentar, mas hoje cedo, no Bom Dia Meio Norte, o apresentador Ieldyson Vasconcelos confirmou que se trata de Luiz Lobão e informou que a emissora adotará as medidas cabíveis em defesa da profissional.

Na nota enviada ao blog, Lobão relata que "no encontro relatado pela jornalista houve um diálogo sobre o cotidiano da política local, inclusive sobre sua relação com o seu partido, mas que, em momento algum, houve a intenção de desrespeitá-la, tendo buscado, tão somente, restabelecer a verdade".

Ele ainda manifestou sua defesa pela liberdade de imprensa e a livre manifestação de pensamento, e que "o seu trabalho profissional, de aproximadamente 40 anos como médico ginecologista/obstetra, é exemplo de sua dedicação, respeito e admiração às mulheres, preservando sua saúde e participando de um dos mais belos momentos de suas vidas: o da maternidade".

Leia a íntegra da nota do vereador

"O vereador Luiz Lobão vem a público esclarecer os fatos relacionados às acusações de ameaças e intimidações contra a jornalista Sávia Barreto e desculpar-se com a jornalista por tê-la feito sentir-se, de alguma forma, ofendida por ele. Reforça, ainda, que não faz parte de sua história pessoal ou profissional quaisquer atitudes desrespeitosas a profissionais da imprensa, principalmente as mulheres. No encontro relatado pela jornalista houve um diálogo sobre o cotidiano da política local, inclusive sobre sua relação com o seu partido, mas que, em momento algum, houve a intenção de desrespeitá-la, tendo buscado, tão somente, restabelecer a verdade.

O vereador destaca que, investido na condição de agente público, defende a liberdade de imprensa e a livre manifestação do pensamento. Assim, acredita que, embora jornalistas se alimentem de fontes - mesmo que preservadas - suas informações devem ser checadas, respeitando o contraditório. E será esse tipo de jornalismo responsável e democrático que continuará defendendo. 

O parlamentar lembra que o seu trabalho profissional, de aproximadamente 40 anos como médico ginecologista/obstetra, é exemplo de sua dedicação, respeito e admiração às mulheres, preservando sua saúde e participando de um dos mais belos momentos de suas vidas: o da maternidade. 

Ele reforça seu pedido de desculpas à jornalista se, em algum momento, por palavras ou atitudes, tenha parecido ofensivo e reafirma sua trajetória de respeito a todas as mulheres".


Comentários