• Silvio Mendes nega novamente aliança com Bolsonaro

    Em live de Bolsonaro nessa quinta feira (15/9) o Presidente listou candidatos nos estados que tinham o apoio dele
    “No Piauí temos para Governo Silvio Mendes, para Senado temos Joel” disse Bolsonaro ao mostrar candidatos que estava apoiando
    Porem Silvio Mendes não reconheceu o apoio, de acordo com Silvio ele não sabia que Bolsonaro falaria isso e que também não pediu que ele demonstrasse apoio.
    Além disso o candidato ainda reafirmou que o candidato do Bolsonaro no Piauí é o Coronel Diego.

  • Lojistas do Centro de Teresina reclamam da queda nas vendas após início de obras

    Lojistas do centro reclamam dos prejuízos causados pelas obras de revitalização que estão sendo feitas nas ruas mais movimentadas da região.
    As obras são da prefeitura que está revitalizando as ruas do centro da capital desde o mês passado, por causa do serviço, as vias foram interditadas e o comércio esta sentindo as consequências.
    De acordo com o cronograma da prefeitura apenas 2 trechos da obra foram concluídos ate agora, o que corresponde a 35% do total
    A previsão eh que as obras sejam concluída apenas no final do ano

  • Campanha busca compromisso público com educação gratuita e de qualidade

    A campanha nacional pelo direito à educação está promovendo atividades no estado cobrando os candidatos que concorrem às eleições 2022 um compromisso com a Educação pública durante seus mandatos.
    A ideia é de que as candidaturas de todos os mandatos, pra deputados governadores e os demais, possam receber essa carta, analizar e se comprometer
    Para os políticos se comprometerem basta assinar a carta e mandar para a organização o registro da assinatura para que caso eleito eles possam fazer o trabalho de acompanhamento desse compromisso pelo direito à educação.
    A carta está disponível no site da campanha
    Campanha.org.br e também no site de todas as organizações que fizeram parte da construção dessa carta que são organizações vinculadas a rede pela Educação do Fundo Malala.

  • Projeto lança cartilha contra a exploração sexual e trabalho infantil

    A Ação social Arquidiocesana lançou nesta quarta-feira (14/09) uma cartilha contra a exploração sexual e o trabalho infantil 
    Com o nome “Fortalecendo o Trabalho em Rede em Defesa Das Crianças e Dos Adolescentes”,a cartilha tem varias situações do ponto de vistas das crianças e é ilustrada por elas
    A cartilha tem o objetivo de chegar ás escolas e levar atenção à população gerando uma discussão sobre o assunto.

  • MPPI constata falta de anestesistas e baixo estoque em farmácias no Hospital Floriano

    O ministério publico do Piauí realizou, nesta Terça-feira (13/9), duas audiências para acompanhar a situação do Hospital Regional Tiberio Nunes em Floriano.
    Na primeira reunião o relatório q foi apresentado pelo CRM aponta que um médico anestesista estava dando assistência à duas cirurgias ao mesmo tempo, a reivindicação foi de q a SESAPI pudesse aumentar a escala de trabalho.
    A promotora de justiça Jeane Vieira pediu uma suspensão de todos os procedimentos cirúrgicos por 30 dias até que uma solução seja dada.
    Ja no segundo julgamento foi tratado das deficiências sobre o estoque de fármacos e realização de alguns exames.
    Então é necessário elaborar um plano de trabalho para a realização desses exames, o hospital terá que apresentar ao ministério público um levantamento completo de quantos exames estão sendo realizados, após isso será preciso esperar a solução dada pelo Ministério.

  • Defensoria Pública abre seleção para Ouvidor- Metio

    Começou ás 8horas da manhã desta quarta-feira (14/09) a audiência pública inicial para Ouvidor Geral Externo na sede da DPE
    A audiência pública serviu para dar conhecimento do processo eleitoral do Ouvidor
    Esse cargo reforça o vínculo da Defensoria Pública com a população o que é muito importante para a resolutividade dos serviços prestados pela instituição.
    O Ouvidor irá linkar a DPE com a sociedade se ele for membro civil ele terá mais propriedade para falar sobre essas demandas e buscará os encaminhamentos mais corretos dentro da DPE encaminhando para os devidos serviços e assim encontrar a solução mais viável.
    O Edital foi publicado no Diário do Povo do dia 2 de Setembro e consta com alguns pre requisitos para o cargo, dentre eles um dos mais importantes que é ter no mínimo um ano de atuação nessa área de defesa dos direitos da sociedade civil
    As inscrições para o cargo começarão dia 19 de Setembro e vão até dia 30 de setembro.

  • OAB-PI acompanha caso de menina de 11 anos grávida pela segunda vez

    A OAB quer que uma banca médica avalie a possibilidade de aborto para a menina de 11 anos grávida pela segunda vez após sofrer mais um estupro
    “Nós defendemos que a saúde integral, física e emocional desta criança de 11 anos deve ser resguardada e a saúde de seu filho de um ano também ” disse Rogerio Almeida, presidente da comissao da defesa dos direitos da crianca e adolescente da OAB.
    O mesmo também pediu pela manifestação oficial dos pais de como ficará, a partir, de agora a vida desta menina.
    A garota foi estuprada em 2021 quando tinha 10 anos de idade, desta vez, ela foi estuprada de novo e está grávida de 3 meses, o que cria um questionamento de porque não foi criada uma rede de proteção em torno desta criança.
    De acordo com Rogério, a OAB irá lançar uma campanha para chamar atenção de toda a sociedade para a epidemia da saúde mental das crianças e do número elevado de estupros que estão acontecendo.

  • AÇAILÂNDIA - Reunião debateu situação carcerária na comarca

    A execução de pena pelos apenados em regime semiaberto e aberto no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Açailândia foi tema de reunião, no dia 10 de março, promovida pela 6ª Promotoria de Justiça da comarca, que tem como titular a promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia.

    Com a presença de representantes do Judiciário, Defensoria Pública, Pastoral Carcerária e entidades envolvidas com a questão do sistema penitenciário foram abordados assuntos como a criação do Conselho da Comunidade, conforme prevê a Lei de Execução Penal, bem como da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) e do Núcleo de Monitoramento aos Egressos em Geral (Numeg).

  • Audiência discute cumprimento de TAC sobre Pequiá de Baixo

    Em reunião realizada na última quarta-feira, 12, envolvendo a 2ª Promotoria de Justiça de Açailândia, o Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Maranhão (Sifema), o Município de Açailândia e a Associação de Moradores do Pequiá, foi discutida a fase de implementação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em maio de 2011, que previa a desapropriação de um terreno para abrigar as famílias afetadas pelos impactos ambientais provocados pelas siderúrgicas.

    No TAC, a prefeitura se comprometeu a desapropriar o terreno de 38 hectares, denominado de "Sitio São João", para a moradia das 340 famílias da comunidade, e o Sifema a repassar ao Município cerca de R$ 422 mil para fins de desapropriação.

  • Ministério Público pede a nomeação de aprovados em concurso

    Devido à contratação de profissionais para cargos que deveriam ser ocupados por aprovados no mais recente concurso público promovido pelo Município de Açailândia, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou Ação Civil Pública de obrigação de fazer contra o município e, outra, por ato de improbidade administrativa, contra a prefeita Gleide Lima Santos. Propôs as ações a promotora de justiça Glauce Mara Lima Malheiros.

    Na primeira ação, o MPMA requer, como medida liminar, a exoneração de todos os servidores contratados de forma irregular e a nomeação dos aprovados. Em caso de desobediência, está prevista uma multa diária, a ser paga pela gestora, no valor de R$ 3 mil.

Carregar mais