• VT de Balsas realiza IX Semana Nacional de Conciliação com a participação de dez estagiários

    A Vara do Trabalho de Balsas já incluiu na pauta da IX Semana Nacional de Conciliação 72 processos. Um dos processos trata de execução trabalhista no valor de R$ 1.344.664,64.

    O juiz do trabalho Maurílio Néris Ricardo vai presidir as audiências de conciliação, com o auxílio dos servidores da vara trabalhista e de dez estagiários do 10º período de Direito, cedidos pelo Escritório de Assistência Judiciária – Casa do Direito (Unibalsas), por meio de sua coordenadora, a advogada Ereni Piroli Baziqueto. A Semana de Conciliação ocorre de 24 a 28 deste mês em todos os órgãos do Poder Judiciário no país.

  • Policia Civil prende um dos envolvidos na morte de militar em Balsas

    Uma equipe de policiais da 11º Delegacia Regional de Balsas prendeu na tarde de quarta-feira (19), Lindomar Ferreira da Silva, 40 anos, acusado de envolvimento no latrocínio que vitimou o cabo da Policia Militar, João Batista Muniz dos Santos, de 45 anos.

    Natural de Goiânia, mas residente em Araguaína, no Tocantins, Lindomar foi preso próximo à cidade de Carolina. Em depoimento, ele confessou a participação no crime e disse que apenas dirigiu o veículo Ágile de cor prata, placa NNS 8482, pertencente à sua mãe.

  • Condenação e extinção de punibilidade de réu marcam júris promovidos pela 1ª Vara

    Dois júris marcados para os últimos dias 12 e 13 e promovidos pela 1ª Vara da Comarca de Balsas, tiveram como desfecho condenação e extinção de punibilidade de réu, respectivamente. As sessões, presididas pela juíza titular da unidade, Luciany Cristina de Sousa Ferreira, os júris aconteceram na Câmara dos Vereadores do município.

    No primeiro deles, Ricardo de Araújo Andrade foi condenado a seis anos, quatro meses e dez dias de reclusão, em regime inicialmente semiaberto. A pena deve ser cumprida na Unidade Prisional Regional de Balsas. A juíza manteve a prisão do acusado, negando ao mesmo o direito de recorrer em liberdade por ainda se fazerem presentes os requisitos da prisão preventiva.

  • Policia Militar prende homem por tentativa de homicídio em Balsas

    Uma ação realizada por policia militares de Balsas, no domingo (21), resultou na prisão de Luis Amorim da Silva, 43 anos, naquele município.

    Segundo informações policiais, o acusado tentou contra a vida da mãe e irmã de um dos envolvidos no assassinato do seu sobrinho que ocorreu a cerca de um mês. Na ação, ele atingiu ambas com golpes de facão. Uma das vitimas segue internada no hospital local em estado grave.

    Luis foi encaminhado para a Delegacia Regional de Balsas, onde foi autuado por tentativa de homicídio e permanecerá à disposição da justiça.

  • Abuso Sexual Infantojuvenil é tema de campanha em termo da comarca

    A 3ª Vara da Comarca de Balsas promove, no próximo dia 1º de setembro, em Fortaleza dos Nogueiras (termo judicial da comarca), Campanha de Enfrentamento ao Abuso Sexual Infantojuvenil. Capitaneada pela juíza titular da Vara, Nirvana Maria Mourão, a ação acontece no auditório do Colégio São Raimundo Nonato (Bairro Nova Fortaleza) das 8h às 13h, e promete reunir cerca de 200 professores da rede pública de ensino, que possui aproximadamente quatro mil alunos. Para viabilizar o comparecimento dos educadores ao evento, as aulas serão suspensas na data.

    Na ocasião, a magistrada fala ao público sobre o aspecto jurídico do abuso, enquanto os aspectos psicológicos e sociais serão abordados pelas integrantes da equipe da Vara, a psicóloga Mônica Leite e a assistente social Ana Sheila Muniz.

  • Balsas ganhar Núcleo de Futebol do Esporte Clube Bahia

    O Esporte Clube Bahia de Salvador, maior clube do nordeste vai implantar nos próximos dias um núcleo na cidade Balsas-Ma, localizada na região sul do estado, o projeto tricolor vai atender crianças de 07 a 17 anos.

    O Bahia hoje é um dos clubes brasileiro que mais investe na categoria de base, e passa por reformulação na sua base, agora sobre o comando do novo coordenador Miguel Kestman. Suas últimas revelações são o meia Gabriel que atua no Flamengo, o volante Feijão e o lateral esquerdo Raylan que atuam no profissional e Anderson Talisca recém contrato pelo Benfica de Portugal por 15 milhões de reais.

  • Atividades do Verão Balsas 2014 são suspensas por conta do acidente deste domingo (3)

    Em virtude do trágico acidente aéreo ocorrido em Balsas, hoje pela manhã (03), o prefeito municipal Luiz Rocha Filho decide suspender as atividades de encerramento do Verão Balsas 2014

    Luiz Rocha Filho
    Prefeito de Balsas

  • Suspenso o expediente na VT de Balsas nos dias 12 e 13 de junho

    Não haverá expediente na Vara do Trabalho de Balsas na próxima quinta-feira e na sexta-feira, em razão das comemorações do aniversário da cidade (12) e do Dia de Santo Antônio (13), padroeiro da cidade. Assim, os prazos judiciais vencíveis nessas datas ficam suspensos e só voltam a ser contados na segunda-feira (16/06).

    A VT de Balsas foi criada por meio do Decreto 7.729/1989. Tem sede na rua José Leão, nº 1059. Pertencem à sua jurisdição os municípios de Balsas, Alto Parnaíba, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso. O juiz titular da vara é Rui Oliveira de Castro Vieira; a diretora de secretaria, Aline Lopes Ruas.

  • 3ª Vara lança Campanha de Enfrentamento ao Abuso Sexual Infantojuvenil

    A Câmara Municipal de Nova Colinas, termo judiciário da Comarca de Balsas, serviu de palco para o lançamento, na última quarta, da Campanha de Enfrentamento ao Abuso Sexual Infantojuvenil, da 3ª Vara da unidade. A campanha faz parte do Projeto ‘Denunciar é Proteger’, da Vara, e tem como público alvo educadores da rede pública de ensino. Cerca de 80 professores de escolas públicas participaram do evento. A juíza titular da 3ª Vara, Nirvana Mourão, abriu o encontro ressaltando o importante papel dos professores no enfrentamento da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

    A psicóloga Monica Leite e a assistente social Ana Sheila Muniz, ambas da equipe do Núcleo Psicossocial do Fórum de Balsas, abordaram os aspectos psicológicos e sociais que permeiam a temática do abuso.

  • Uema promove formatura em Balsas

    A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Centro de Ensino Superiores de Balsas (Cesba), realizou, na quinta-feira (22), solenidade de outorga de grau para cerca de 150 alunos no município de Balsas. Desses, 108 são da graduação em Pedagogia, modalidade a distância. A outra quantidade estava distribuída nos curso de Agronomia e Enfermagem.

    Além do município de Balsas havia concludentes de Imperatriz, Carolina, Fortaleza dos Nogueiras, Formosa da Serra Negra, São Pedro dos Crentes, Riachão, Feira Nova, Alto Parnaíba e São João dos Patos.

Carregar mais