Abismo do Sofrimento -

Resenha | Made In Abyss (Sem Spoiler)

Minha primeira impressão sobre um dos animes mais legais que assistir em 2017. No decorrer das semanas, pois depois de lerem isso, vocês irão correndo atrás para assistir, eu me aprofundo mais sobre os episódios e personagens. Espero que gostem!

Os mundos de fantasia sempre atraíram as pessoas porque elas permitem que, nós, pessoas normais, sonhem e imaginem coisas irreais. E essa imersão se torna maior  e inesquecível quando a construção daquele mundo fantástico é verdadeiramente intrigante!

Made in Abyssé um exemplo que nem toda a fantasia é totalmente bela, inocente e que terá um final feliz. Apesar de sua arte ser bem fofinha e os objetivos dos personagens principais serem inocentes, há uma razão mais profunda, dolorida e assustadora que fez desse anime uma das coisas mais legais de 2017 do gênero. Com vocês, Made in Abyss, ou para quem assistiu, O Abismo do Sofrimento! rs

 

Sinopse

A cidade de Orthé o lar do maior e mais profundo abismo do mundo, o Abyss. As pessoas conhecidas como invasores/escavadores de cavernas tornaram o objetivo de sua vida descobrir o que está além disso, além de trazer relíquias misteriosas encontradas lá. Infelizmente, as chances de voltar à superfície diminuem, quanto mais para baixo, você vai. Mesmo assim, muitos ainda o desafiam, ao custo de suas vidas.

Riko, uma garota de 12 anos, é uma dessas invasoras/escavadora de cavernas que realmente desejam chegar tão longe no abismo quanto sua mãe fez uma vez. Quando ela conhece um robô com amnésia chamado Reg, que parece ter vindo das profundezas, suas chances de alcançar esse objetivo são maiores.

 

Plot

Made in Abyss é um anime bastante apaixonante! Com um mundo tão bem conceituado, todo completo, praticamente estamos diante de um jogo de RPG pronto para jogar,  além de possuir surpreendentes e únicas criaturas. O enredo progride e funciona cada vez que é apresentado um personagem, uma parte do abismo e que vai se encontrar se você for lá. A gente é puxado por este universo de uma forma muito forte.

Há também o fato de que as aventuras de Riko e Reg serem maravilhosamente escritas, com tramas montadas perfeitamente, quase uma ofensa para nós que criamos mundos. Nenhuma transição é forçada ou contada apenas para ligar uma ponta solta, tudo funcionou sem problemas. Na maioria das vezes, os personagens nem precisam dizer nada, pois a narrativa que as cenas mostram irão explicar como eles irão agir.

O cada episódio do anime abre de um jeito e termina com um plot que deixa todos os cabelos eriçados para o próximo. Foram apenas 13 episódios esta primeira temporada, mesmo explicando diversas camadas no enredo,  ainda deixou um universo de perguntas sem repostas.

É um anime com bastante sentimento. As vezes você está rindo da inocência de Riko e como Reg acha estranho certas coisas daquele mundo ‘novo’ para ele, ou talvez sinta uma certa felicidade entre as interações dos dois e outros companheiros na cidade e dentro do abismo.

Parece tudo muito lindo, simples e divertido até aqui, não é verdade? Pois é justamente no momento que você tá achando fofo as coisas que o anime mostra toda a extensão do nome ‘Desespero’. Sendo um dos segredos desse anime: Como eles brincam com os nossos sentimentos. 

Ainda falando sobre os personagens, as pessoas que viram o anime naturalmente vai se apaixonando pela a maioria – muito bem construídos, diga-se de passagem -  durante toda a narrativa são bastante memoráveis ​​e divertidos. No entanto, se eu tiver que votar em que personagem cresceu mais nesses 13 episódios, o meu escolhido seria o Reg. Ele passou de um robô sem memória, que apenas seguia  Riko, para alguém que poderia facilmente passar como um garoto normal por causa da força humana e mentalmente emocional. Os problemas que ambos atravessaram fizeram com que ele percebesse o quanto precisava para fazer tudo o que estava ao seu alcance para proteger suas amiga. Enquanto isso, a determinação, a teimosia e a criatividade de Riko me faziam amar e apoiá-la também! Mesmo quando as probabilidades eram contra eles, ela ainda tinha sua inteligência no comando, dizendo corretamente ao Reg, o que sabia sobre o abismo. Parece que ela não iria tão longe no Abismo sem Reg, e não vou negar, isso vale também para ele. Isso é um dos pontos mais fortes e chave da série para mim. Me lembra bastante a amizade do Sam e do Frodo de O Senhor dos Anéis.

 

Arte e Música

Eu tiro o chapéu para o estúdio de animação japonesa Kinema Citrus Co., Ltd. Que trabalho incrível fizeram, semana a semana, não vi nada além de arte e animação de qualidade! O autor da obra original, Akihito Tsukushifez um mangá lendário artisticamente em Made in Abyss, e o estúdio captou toda a sua essência.

Os fundos eram colírios para os olhos, os desenhos de personagens eram simples, mas memoráveis, e não me lembro de ver nenhum movimento ou qualquer desenho fora de lugar se tornando uma distração. Uma ‘Paleta de cores’ do caramba... não sei o que isso significa, colocando aqui para dar o texto um ar mais formal e chique rs

Sobre a música do anime. Oh, meu Deus! É totalmente o gênero musical que escuto todo dia! Na verdade, quando o Luís Batista, meu amigo que indicou o anime, uma das primeiras coisas que falou foi a música de fundo, enredo e animação. Os visuais já eram fantásticos, mas desde o início até o final, o trabalho musical foi uma viagem linda e divertida.

E não esquecendo a dublagem, trouxeram os personagens à vida, especialmente os dubladores de Riko e Reg, Miyu Tomita e Mariya Ise! Dubladores Japoneses não precisam apresentações.

 

Temas de Made In Abyss

Dependência mútua: como eu mencionei anteriormente, a amizade e a parceria de Riko e Reg são o ponto chave do enredo de Made in Abyss! Eles são incríveis por serem únicos e com personalidades, mas eles nunca sobreviveriam sem o outro! Até o momento, a única razão pela qual conseguiram chegar até onde ficou no anime foi a confiança que um tem pelo o outro.

Motivação e determinação: diferentes invasores/escavadores de cavernas têm diferentes razões pelas quais eles querem arriscar suas vidas nas profundezas do mundo inferior. Alguns deles buscam serem famosos, outros por dinheiro, mas a maioria busca o conhecimento (Efeito ET Bilú). Seu nível de determinação depende do quanto eles querem essas relíquias e o desconhecido. Riko foi por sua mãe, e ela continuou apesar dos obstáculos porque seu amor por ela era mais forte que tudo.

É preciso sobreviver:para ser um invasor/escavador necessita de uma incrível quantidade de habilidades e coragem para desafiar o grande abismo, especialmente porque não é apenas o buraco do inferno que poderia matá-lo, mas também as criaturas! E, mesmo que você possa superar todos eles, ainda tem um negócio chamado Curse of the Abyss

 

Palavras finais

Made in Abyss certamente ganhou um lugar na minha lista de animes favoritos! É uma jóia tão rara, e espero que muitas pessoas a descubram e se apaixonem também, assim como eu fiz! Rs

 Os visuais deslumbrantes, os personagens adoráveis, a escrita maravilhosa e todo o sofrimento que continha, tudo era simplesmente esplêndido! Eu realmente, realmente espero que possamos ter outra temporada com essa qualidade, ou mesmo melhor! É isso, farei outro texto mostrando o lado negro da força do anime. Por enquanto ficamos por aqui e espero que tenham gostado! 

No Meio: As dubladoras Miyu Tomita (Riko), Mariya Ise (Reg) e Shiori Izawa (Nanachi) . Lado esquerdo: O diretor Masayuki Kojima Na Direita: O produtor Shinpei Yamashita.
No Meio: As dubladoras Miyu Tomita (Riko), Mariya Ise (Reg) e Shiori Izawa (Nanachi) . Lado esquerdo: O diretor Masayuki Kojima Na Direita: O produtor Shinpei Yamashita. 

Fonte: Manga.Tokyo

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco