aprenda a emitir -

Como fazer nota fiscal de serviço

Foto:imagem via Pexels
imagem via Pexels

Se você tem interesse em aprender como emitir nota fiscal de serviços prestados, saiba que existem alguns pontos fundamentais.

Por exemplo, entender os campos a serem preenchidos, quais informações são necessárias, etc.

Afinal, tudo isso é fundamental para gerar a DANFE online.

Como fazer nota fiscal de serviço?

Se você quer emitir uma nota fiscal de serviços prestados, terá que obrigatoriamente ter um CNPJ em qualquer categoria, podendo ser as seguintes: MEI, SLU, LTDA, ME, EIRELI e etc...

Depois disso você terá que realizar o cadastro da sua empresa junto a Prefeitura do seu município e a Sefaz do seu estado.

Depois disso, você terá acesso ao sistema a demissão de nota fiscal de serviços eletrônica.

Quando você realizar esse credenciamento, você receberá uma matrícula e senha para poder ter acesso ao portal e gerar assim todas as notas que você precisar.

Outra coisa é o seguinte: cada estado tem a sua forma de liberação de acesso.

Dessa forma, é importante que primeiro você procure um contador para entender em qual tipo de necessidade melhor se encaixa o seu ramo de atuação e empresa.

Depois disso procure ir até o órgão ou pagar um contador para realizar esse cadastro para você.

Como preencher a nota fiscal sem erro?

A forma de preenchimento da nota fiscal de serviço irá mudar conforme o seu tipo de empresa; Se você for meu, por exemplo, não precisará pagar imposto da nota. Eles normalmente já são pagos mensalmente por meio do DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Existem alguns campos que deverão ser preenchidos manualmente, mas dependendo do sistema utilizado, você poderá otimizar alguns pontos.

Alguns sistemas permitem que o empreendedor cadastre os dados dos clientes e assim, não precisa preenchê-los toda vez que for emitir uma nota fiscal.

Alguns outros acabam por permitir que o empreendedor ou empresa apenas coloque o primeiro nome do cliente, e os dados serão automaticamente preenchidos.

Se possível for, preencha o CNAE correto do serviço prestado ao cliente naquela nota.

Depois de todo esse processo feito, você terá de finalizar e incluir os dados de tributos (dependendo da sua atividade), e descrever todo o serviço e valor que foi cobrado por ele. Ao finalizar a emissão da nota, lembre-se de que tudo está correto, pois se for enviado errado, terá de cancelar a nota.

Como funciona a nota fiscal avulsa?

Existem alguns tipos de prestadores de serviços que não emitem nota frequentemente, sendo assim, eles podem optar pela NFA - Nota Fiscal Avulsa, e pode ser feita online.

Este tipo de modelo somente está disponível para alguns tipos de prestadores de serviço, e são eles:

*Pessoas físicas não contribuintes;

*Autônomos;

*Artesãos;

*Microempreendedores Individuais (MEI);

*Micro e pequenas empresas;

*Empresas inscritas exclusivamente no ISS e órgãos públicos, como repartições, autarquias e fundações.

Este tipo de emissão de nota avulta também dependerá do órgão ou das leis do seu município.

Há alguns locais onde isso já não está mais disponível. E existem casos de empresas que existem, mas não tem CNPJ aberto, essas têm de pagar RPA - Recibo de Pagamento Autônomo.

Se você quer evitar passar por algum tipo de problema, procure o Sefaz da sua cidade e verifique todas as regras de emissão de Nota Fiscal de Produtos e Serviços Eletrônica Avulsa.

Existe prazo para emissão de uma nota fiscal de serviço?

Sim, existe um prazo sim, e ele é determinado por lei, e o prestador de serviço tem esse tempo para emitir a nota fiscal.

Ele deverá sim ser gerado, contendo toda a descrição do período em que aquele valor foi gerado e prestado pela empresa.

O mais indicado é que o documento seja gerado assim que o serviço ou produto for finalizado ou entregue e o pagamento for feito.

Lembrando que as pessoas em condição de MEI, não são obrigadas a gerar nota para pessoas físicas, mas se o cliente pedir, elas têm de fazer.

Como calcular a nota fiscal de prestação de serviços?

Um erro que muitas pessoas cometem é que elas acabam esquecendo a inclusão dos tributos no serviço no processo de criar o preço do valor referente ao serviço, tributos e a nota fiscal.

Lembre-se: toda nota gera um custo de tributo para a empresa, ela estando enquadrada no Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro real.

Sendo importante colocar a alíquota do imposto que deve ser pago quando se calcula o preço da venda ou prestação de serviço.

Por fim, em caso de dúvidas de como precificar com tributos, busque um contador de confiança.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco