Contra produtos brasileiros -

Geraldo Alckmin rebate justificativas dos EUA para novo tarifaço: “Injusta e descabida”

Ministros do governo Lula se reuniram, nesta quinta-feira (16), para debater a implementação da tarifa de 25% aos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. O encontro contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) que, em coletiva de imprensa, afirmou que era uma medida “injusta e descabida”. Com informações do BNews.

Foto: Reprodução/InternetGeraldo Alckmin

“É injusta porque se nós pegarmos os próprios dados dos Estados Unidos nos últimos 15 anos os Estados Unidos teve conosco superávit na balança comercial. É descabida porque os argumentos levantados na seção 301 e aqui vão ser explicitados pelos ministros não têm parte de uma base totalmente falsa. Não tem a menor justificativa”, declarou Alckmin.

O novo tarifaço do governo Donald Trump contra foi desenvolvido pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) e confirmado na última quarta-feria (15). A medida financeira é resultado de uma investigação de um ano do órgão com base em uma lei norte-americana para apurar e combater possíveis barreiras comerciais em outros países. 

A medida das novas tarifas dos EUA entrará em vigor na próxima quarta-feria (22). Conforme o relatório do USTR a investigação concluiu  que houve “várias práticas do Brasil são consideradas injustificáveis e discriminatórias, restringindo a competitividade de agricultores, trabalhadores, inovadores e exportadores americanos”.

Entre essas préticas desleais apontadas estariam: 

O PIX;

A Corrupção no Brasil;

Ações do STF contra as big techs;

Tratamento injusto na política de tarifas brasileira;

Proteção inadequada à propriedade intelectual;

Tarifas sobre o etanol;

Desmatamento;

Fonte: BNews

Instagram

Comentários

Canal Zap