Uruçuí -

Exclusivo: Laboratório contra lavagem de dinheiro cita repasse de alvo do GAECO a deputada estadual

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

__________

- MPE diz que investigações continuam

- Relatório técnico sugeriu quebra de sigilo bancário dos envolvidos

__________________

Foto: Divulgação Vivianne Coelho e o marido Erik Costa, prefeito de Balsas
_Deputada estadual Vivianne Coelho e o marido, o prefeito de Balsas Erik Costa

O relatório do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) do Ministério Público do Piauí que consta de denúncia ofertada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MP-PI) no âmbito da Operação Cerrados sugeriu a necessidade de investigar a relação entre o prefeito de Uruçuí Wagner Coelho e o prefeito do município de Balsas (MA) Erik Augusto e Silva, o filho deste Erik Augusto e Silva Filho e a esposa, Vivianne Martins Coelho e Silva, que é deputada estadual no Maranhão pelo PDT e filha de Dr. Wagner.

Destes, apenas Dr. Wagner figura na primeira denúncia, no caso que continua sendo investigado pelo GAECO, segundo informou o Ministério Público do Piauí (MP-PI).

O relatório do LAB-LD, feito após determinação do coordenador do GAECO, promotor de Justiça Cláudio Soeiro, afirma que “é importante mencionar a relação de FRANCISCO WAGNER com o prefeito de Balsas-MA, Erik Augusto e Silva, o filho deste, Erik Augusto e Silva Filho, e a esposa de Erik, e filha de Francisco Wagner, Vivianne Martins Coelho e Silva”. 

São citadas transações financeiras que somadas chegam a montantes significantes. 

Foto: Reprodução _Repasses de Dr. Wagner para o prefeito de Balsas e familiares
_Repasses de Dr. Wagner para o prefeito de Balsas e familiares, incluindo deputada estadual

"Não obstante não tenham sido encontradas transações entre a empresa AMBIENTAR CONSTRUÇÕES e Erik, Vivianne e Erik Filho, consta nos autos deste PIC suspeita de que parte dos recursos empenhados para despesas relacionadas a contratos com o município de Uruçuí-PI esteja sendo desviado para as empresas mantidas por este núcleo familiar na cidade de Balsas-MA, especialmente clínica odontológica e Posto de Gasolina", pontua o relatório técnico..

Como exemplo do que se afirmou acima, foram citadas as transações "para as quais não se encontrou justificativa plausível e que, portanto, merecem esclarecimento".

Foto: Divulgação _Transações que mereceriam esclarecimento
_Transações que mereceriam esclarecimento, apontou relatório técnico

Uma dessas transações é o repasse de R$ 10 mil para a Clínica Independência LTDA. "Perceba que os dez mil reais remetidos pela empresa AMBIENTAR CONSTRUÇÕES à CLÍNICA INDEPENDÊNCIA foram enviados exatamente dois dias após a empresa AMBIENTAR CONSTRUÇÕES ter sido beneficiada com o recebimento de R$ 242.869,09 (duzentos e quarenta e dois mil, oitocentos e sessenta e nove reais e nove centavos), oriundos do Município de Uruçuí-PI", volta a destacar o relatório técnico. 

QUEBRA DE SIGILO

O documento de 117 páginas conclui então que, "diante disso, e a fim de elucidar a dúvida existente, entende-se relevante proceder-se à quebra de sigilo bancário das pessoas aqui citadas".

O relatório é datado de junho de 2022.

INVESTIGAÇÕES CONTINUAM

Segundo o Ministério Público Estadual, pode haver aditamento da denúncia ou uma outra. “Informa-se que a investigação no bojo do PIC nº. 14/2020 continua em andamento, tendo em vista que ainda faltam ser analisados vários dados que ainda não foram disponibilizados pelas instituições, materiais imprescindíveis para se definir a extensão e a profundidade da ORCRIM, bem como esclarecer os demais fatos objeto de investigação”, traz a peça acusatória, que foi seguida de uma cota introdutória.

Segue afirmando a denúncia que “não se descarta a possibilidade do oferecimento de aditamento à presente denúncia ou o ajuizamento de nova Ação Penal com base em outros fatos praticados durante o período, ora investigado”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Operação Cerrados: laboratório contra lavagem de dinheiro sugeriu aprofundar investigações

Operação Cerrados | GAECO afirma que mesmo após denúncia ao TJ, investigações seguem em Uruçuí

GAECO / Uruçuí | Até motorista oficial recebia mesada da Ambientar e repassava ao prefeito afastado. Acesse e leia tudo sobre o caso.

Comentários

Trabalhe Conosco