Serviços voluntários -

Voluntárias da RFCC-PI participam de Congresso Nacional em Juiz de Fora

A Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer (RFNCC), uma das maiores instituições voltadas para a prática de serviços voluntários ao paciente oncológico, realizou, nos dia 21, 22 e 23, na cidade de Juiz de Fora (MG), o 12° Congresso da RFNCC, organizado pela Associação de Combate ao Câncer de Juiz de Fora (ASCOMCER).

O evento, que aconteceu no Centro de Convenção Expominas, reuniu voluntárias de todo o país e contou com a participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI). Com a finalidade de trocar informações sobre a realidade da oncologia no Brasil, temas variados foram debatidos acerca da gestão de redes, envolvendo aspectos da legislação, tecnologia, comunicação, captação de recursos e o mais importante: o serviço voluntário.

Carmen Campelo, presidente da RFNCC e da RFCC-PI, ressaltou as propostas do congresso, afirmando que o mesmo permite aos participantes a troca de experiências e a reflexão sobre a oncologia e sobre o trabalho voluntário. “O Banco Mundial alerta sobre aumento de 70% da incidência de câncer no Brasil até o ano de 2030. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima cerca de 600 mil novos casos no ano de 2018. Diante deste cenário, temos a convicção da urgência no aperfeiçoamento da prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos da doença, e este avanço só será significativo se assumirmos o compromisso como uma missão coletiva, que reúna todos os envolvidos”, disse ela.

Contando com palestrantes a nível nacional, o congresso tem como objetivo, compartilhar conhecimentos e experiências enriquecedoras, levando inspiração e motivação aos pacientes. Esse ano, mais de 600 pessoa participaram do evento e puderam visitar stands, conhecer o ASCOMÓVEL – micro-ônibus de atendimento da ASCOMCER -, e participardo lançamento da cerveja oficial do evento, intitulada “vitoriosa”.

Alessandra Sampaio, presidente do Hospital da ASCOMCER destacou sua satisfação em ter um evento como esse realizado em Juiz de Fora. Segundo ela, “é uma alegria receber este evento pela primeira vez, sendo nossa instituição, a única representante do estado em Minas Gerais na Rede Nacional. Preparamos com muito carinho essa edição para que possamos, todos juntos, ampliar nossos conhecimentos e discutirmos melhorias em prol dos pacientes oncológicos do SUS desse país”, destacou ela.

Com uma programação voltada para a realização de palestras, visitas à exposições e reunião de presidentes, o congresso abordará temas variados, desde a captação de recursos no processo do trabalho voluntário, até os desafios enfrentados pela oncologia no Brasil, diante da situação atual.

 

Fonte: Com informações da assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco