Tinha 57 anos · 18/01/2022 - 17h28 | Última atualização em 18/01/2022 - 17h32

Cantora tcheca morre após contrair Covid-19 propositalmente


Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

Hana Horka, cantora do grupo tcheco Asonance, era contra a vacinação. Por isso decidiu se contaminar propositalmente e obter o passaporte de vacinação. Ela faleceu no último domingo (16/01), aos 57 anos, por complicações relacionadas à doença, anunciou sua família nesta segunda-feira (17/01). As informações são do IG Último Segundo.

Em entrevista à rádio pública tcheca iRozhlas, o filho da cantora, Jan Rek, confirmou que a mãe era antivacina. Ele e o pai estavam completamente imunizados contra a Covid-19, mas contraíram a doença no final do ano passado.

"Ela preferiu viver normalmente conosco e pegar a doença para não ter que se vacinar. É triste que ela queira mais acreditar em estranhos do que em sua própria família", afirmou o filho.

Nas redes sociais, a artista, que integrava uma das bandas de folk mais antigas da República Tcheca, chegou a comemorar a contaminação. "Estou muito feliz porque, desta forma, poderei ter uma 'vida livre' como os outros, ir ao cinema, tirar férias, ir à sauna, ao teatro", escreveu quando soube que estava infectada. Sua atitude era elogiada por muitos de seus fãs e amigos que também expressaram o desejo de pegar Covid.

Dois dias antes de sua morte, a artista voltou a compartilhar informações sobre seu estado de saúde nas redes sociais, afirmando estar emocionada por ter vencido a doença. Hana também afirmou que, para comemorar, faria uma viagem "urgente" a uma praia.

No entanto, dois dias antes de morrer, a cantora começou a ter complicações. Segundo o filho, ela voltou de uma caminhada sentindo muitas dores nas costas e morreu por sufocamento em sua cama.

Jan está convencido que militantes antivacinas da República Tcheca são os principais responsáveis pela morte da mãe. Em um post no Facebook, ele culpa diretamente o ator Jaroslav Dušek e a bióloga Soňa Peková, representantes deste polêmico movimento, de "ter sangue em suas mãos". Hana compartilhava frequentemente posts destas duas figuras contra os imunizantes anticovid.

"Minha mãe não foi apenas alvo de uma desinformação total, mas também acreditava em opiniões sobre a imunidade natural e anticorpos que criaria quando pegasse a doença", explicou.

Comentar
Novo recurso identifica TEA · 18/01/2022 - 17h00

Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças


Compartilhar Tweet 1



O Ministério da Saúde enviará até março a estados e municípios uma nova versão da caderneta de saúde. O documento é um instrumento de orientação para pais e responsáveis no processo de acompanhamento do desenvolvimento de suas crianças.

A nova versão traz um recurso para identificar crianças com possível Transtorno do Espectro Autista (TEA). O instrumento, chamado checklist M-CHART-R/F, é utilizado para acompanhar pessoas entre os 18 e os 30 meses de vida.

A avaliação pelo instrumento M-CHART-R/F deve ser conduzida em consultas de unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A orientação é que ela seja feita na consulta de puericultura, aos 18 meses de vida. A análise é aplicada por profissionais de saúde que realizam a consulta, com respostas apresentadas pelos pais.

Outro item incluído na nova versão da caderneta foi um conjunto de orientações acerca de como detectar sinais de albinismo. Essa condição é um distúrbio genético marcado pela falta total ou parcial de melanina, o que impacta a cor dos indivíduos. A identificação do albinismo é importante pois a condição implica cuidados específicos.

Segundo o Ministério da Saúde, foram incluídas também sugestões de práticas entre pais e filhos, como o estímulo à leitura.

Toda pessoa tem direito a receber uma caderneta de saúde. Os familiares que quiserem adquirir uma para sua criança deve buscar as unidades básicas de saúde da sua cidade ou consultar as secretarias de saúde sobre como obter o documento.

Mas o Ministério esclarece que não há necessidade de substituir a antiga caderneta pela nova versão. A versão anterior pode atender as crianças até os nove anos de idade.


Fonte: Agência Brasil
Comentar
Vitima desmaiou · 18/01/2022 - 16h55

Vídeo: homem é espancado por bandido dentro de casa


Compartilhar Tweet 1



Homem de 46 anos foi agredido por um ladrão até perder a consciência, em Campo Grande, MS. O bandido estava furtando objetos quando o dono da casa, que passeava com o cão, o avistou andando no quintal. As informações são do TopMidiaNews.

O crime ocorreu dia 14 de setembro de 2021, logo pela manhã, mas foi divulgado nesta terça-feira (18/01), pelo delegado Fábio Brandalize, da DERF (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos).

Conforme a ocorrência, ao perceber que foi descoberto, o suspeito exigiu que a vítima abrisse o portão de acesso à rua, para poder sair da casa com os produtos furtados. O morador negou e o bandido, identificado como J.V., passou a agredi-lo.

Ele deu socos, chutes e pisões na cabeça da vítima, que chegou a desmaiar. Após isso, a mãe da vítima, uma idosa de 71 anos, foi verificar o barulho e abriu a porta da sala da casa, se deparando com o bandido.

Ele também ameaçou de bater nela, exigiu o celular e que ela abrisse o portão da casa. A idosa acionou socorro médico para o filho que teve diversas lesões no rosto, sangramento no nariz e ficou desacordado. 

Bandido morto
A família registrou ocorrência e a Polícia Civil, através da DERF, iniciou trabalho investigativo para identificar os envolvidos no crime. Após isso, foi revelado que o ladrão é um usuário de drogas da região conhecido como "Fernando Falcatrua, de 45 anos".

Ele foi assassinado dia 27 de novembro de 2021 após um roubo. 

Comentar
Imprevisto só fortaleceu · 18/01/2022 - 16h31

Noivos caem na lama durante ensaio e imagens divertem internautas


Compartilhar Tweet 1



Até que a lama os separe! Noivos do Cazaquistão viralizaram na internet ao caírem em uma poça de lama durante um ensaio fotográfico com o artista Askar Bumaga. Felizmente, o imprevisto só fortaleceu a união do casal. As informações são do Metrópoles.

Murat e Kamilla Zhurayev escolheram uma região montanhosa como pano de fundo das fotos, mas o cenário foi castigado por pancadas de chuva instantes antes dos cliques.

Askar compartilhou os registros cômicos (para não dizer trágicos) em seu perfil do Instagram, com autorização dos noivos. As imagens, é claro, divertiram os internautas.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dados de mobilidade urbana foram expostos no canteiro central da Avenida Frei Serafim, próximo ao Hospital Getúlio Vargas, através de uma aplicação de técnicas de urbanismo tático para oferecer aos usuários do transporte público a oportunidade de conhecer novas propostas e informações sobre mobilidade urbana. Além disso, a equipe busca expandir informações sobre o Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina (PDMUS).

A ação integra o encerramento do projeto Observatório do Transporte, da Prefeitura de Teresina, através do departamento Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento. “A intervenção possui o objetivo de divulgar informações do projeto Observatório do Transporte. Os mobiliários possuem informações sobre o transporte público da capital, e funcionam de forma lúdica e interativa, como por exemplo, uma delas está em um gráfico no formato de pizza. Ele funciona como um banco para a população que passa pelo local”, explana Cíntia Bartz, coordenadora da Agenda Teresina 2030.

Com a materialização dessas informações, como bancos em formato de gráfico, a Prefeitura busca facilitar o acesso desses dados aos usuários. A população passa a ter acesso aos dados sobre a locomoção urbana e pode interagir de uma forma mais prática e rápida.

Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina (PDMUS)

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina – PDMUS está sendo desenvolvido por meio da STRANS, e será o principal instrumento de planejamento dos sistemas de circulação e transporte de Teresina pelos próximos anos. Nele, sob forma de lei, irão constar os objetivos, metas e ações estratégicas relacionadas à mobilidade urbana, a curto, médio e longo prazo (5, 10 e 20 anos).


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar
Não resistindo aos ferimentos · 18/01/2022 - 15h39

Criança morre após pilar cair durante brincadeira em rede


Compartilhar Tweet 1



Uma menina de 10 anos morreu, na noite desta segunda-feira (17/01), após ser atingida por um pilar enquanto brincava em uma rede, em Bocaiuva, a 378 km de Belo Horizonte. As informações são do R7.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima estava com outras duas crianças quando a estrutura caiu. Maria Cecília Rodrigues chegou a ser levada pela mãe para o Hospital Municipal Doutor Gil Alves, mas não resistiu e morreu na unidade de saúde.

    REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS

No local da queda, os militares encontraram manchas de sangue e uma rede improvisada presa em outro pilar, que estava sem danos. Ainda segundo a corporação, não havia nenhuma cinta entre as estruturas nem qualquer tipo de ferragem em sua composição.

A perícia de Montes Claros foi acionada e vai investigar o caso.

 

Comentar
Semestre inicia em fevereiro · 18/01/2022 - 12h00

Reunião nesta terça-feira define protocolo de retorno as aulas na UFPI


Compartilhar Tweet 1



    UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) define nesta terça-feira (18/01) os detalhes do Plano de Biossegurança para retorno às aulas do semestre 2021.2, que inicia em 7 de fevereiro. Será apresentada também a versão final do documento que regulamenta o Ensino Híbrido para o semestre. A minuta de resolução teve ampla discussão com professores, técnicos e estudantes.

O Protocolo Geral de Biossegurança para Retomada de Atividades Presenciais será apreciado em sessão do Conselho Universitário (CONSUN), nesta terça, às 9h30. Já a Resolução do Ensino Híbrido será votada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), no mesmo dia, às 15 horas.

“A resolução do ensino híbrido na UFPI recebeu mais de 30 colaborações individuais e coletivas da comunidade. Fizemos um estudo técnico e incorporamos sugestões apresentadas”, diz a Pró-Reitora de Graduação, Ana Beatriz Gomes, ao enfatizar que a construção coletiva do documento visa garantir voz a todos os segmentos da comunidade acadêmica.

Desde 2021, o tema vem sendo discutido com as representações dos três segmentos da Universidade. A última reunião ocorreu na sexta (14/01) entre equipes da PREG e representantes de 18 centros acadêmicos e do DCE para tirar dúvidas dos alunos. Foi explicado aos alunos que está mantido o pagamento do auxílio moradia para quem depende da Residência Universitária, que as bibliotecas vão voltar a realizar empréstimos de livros com agendamento on-line e que a Universidade buscou interlocução com a Prefeitura para ampliar a oferta de ônibus na volta às aulas. “Explicamos todas as condições para que esse retorno inicie no dia 7 de fevereiro. Nós os tranquilizamos que a retomada será gradual e segura”, conta Ana Beatriz Gomes. 

A minuta de Resolução irá sugerir, entre outros pontos, que as aulas teóricas sejam preferencialmente em forma remota; que as disciplinas teórico-práticas em laboratório sejam ministradas no modelo remoto e presencial; e que as atividades de natureza prática, como estágios e atividades em laboratório, sejam realizadas no modelo presencial.

“A resolução oferece independência e flexibilidade às coordenações dos cursos, chefias de departamento e diretores de unidade para escolher a modalidade que mais se adapta às suas especificidades no momento de ofertar as disciplinas” explica Leomá Matos, diretor de Administração Acadêmica. “Vale lembrar que a resolução permite mesmo aos cursos sem prática de laboratório terem aulas presenciais. Isso vai depender da decisão da unidade juntamente com cursos e departamentos e também com base no potencial de ocupação de cada unidade, o que estará detalhado tanto na Resolução quando no Protocolo de Biossegurança”, completa Leomá.

Plano de Biossegurança – O Plano de Retomada da UFPI é um documento amplo e preparado com a supervisão do Comitê Gestor de Crise da Universidade, que tem à frente o vice-reitor e médico, Viriato Campelo. A proposta é auxiliar a comunidade acadêmica na tomada de decisões na volta às atividades em questões práticas como a organização de espaços, rotinas a serem adotadas, taxas de ocupação, medidas de biossegurança e o que fazer diante de casos suspeitos de covid-19.

“A meta é retornar gradualmente à presencialidade dentro das condições permitidas pelo quadro sanitário e realizar nossas atividades resguardando a saúde e segurança de todos”, avalia o vice-reitor Viriato Campelo.


Fonte: UFPI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Reprodução TV Clube

Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), a Prefeitura de Teresina segue descumprindo o acordo feito com os empresários em outubro de 2021 quanto ao levantamento que deveria ser feito até final de janeiro de 2022, do que ela já deve e deveria pagar aos consórcios, bem como não assumiu a parte operacional da bilhetagem eletrônica, a partir de 01/12/2021.

Além disso, segundo o sindicato, o ente municipal não vem repassando mensalmente os subsídios devidos aos consórcios, descumprindo assim a cláusula contratual.

Vinicius Rufino, coordenador técnico do SETUT, comentou situação. “Estamos com a operação deficitária. A oferta de ônibus continua, substancialmente, superior à demanda de passageiros transportados, o sistema continua necessitando de aportes para cobrir a diferença desse custo. Nesse ponto, vale frisar que a Prefeitura não vem cumprindo a sua parte contratual de dar a cobertura desse custo imediato para o que não é coberto pela arrecadação. As operadoras têm trabalhado, no sentido de fazer a operação que é possível, e na expectativa de que 2022 seja um ano mais positivo na tentativa de trazer o equilíbrio econômico financeiro do sistema de volta”, afirma.

Naiara Moraes, consultora jurídica do SETUT/SITT relata as dificuldades enfrentadas no setor de transporte.

“A bilhetagem eletrônica é um sistema determinado em licitação, gerenciado com uma específica técnica, que foi definida em edital. O SETUT/SITT não vê problemas em o sistema operacional ser gerenciado pela Prefeitura. Contudo, a gestão pública não assumiu a parte operacional da bilhetagem, como foi acordado para 01 de dezembro do ano passado, e ainda encaminhou um projeto de lei alterando a bilhetagem sem diálogos, e descumprindo o que foi homologado judicialmente. Além disso, não fez as reuniões da Comissão constituída em decreto sobre os valores devidos em 2021. As operadoras do sistema vêm cumprindo as Ordens de Serviço determinadas e disponibilizando ônibus suficientes para atender à demanda atual de passageiros”, conclui.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A morte repentina e precoce de uma criança de Caridade do Piauí, deixou comovida toda a população da cidade e municípios vizinhos. Partiu com apenas cinco anos de idade, o pequeno Adriel Silva Carvalho. As informações são do Cidades na Net.

O menino, filho único do casal Dailton e Valdirene, faleceu na noite do último domingo (16/01), no Hospital São Marcos, em Teresina, onde ele estava desde o início do mês, após ter sido diagnosticado com Leucemia.

Segundo informações, no final do mês de dezembro, os pais de Adriel começaram a observar sintomas como fraqueza, palidez e inchaço em regiões do rosto. O menino passou por várias consultas e no dia 27 de dezembro fez exames no município de Picos, que resultaram na suspeita de anemia profunda ou leucemia.

Em seguida Adriel foi encaminhado para o Hospital Lucídio Portela, em Teresina, onde foi confirmado o diagnóstico. O pequeno foi transferido de imediato para o Hospital São Marcos, passou por algumas sessões de hemodiálise, mas não chegou a fazer o tratamento.

Adriel já apresentava um quadro agravado, estando com os rins paralisados. Com um curto tempo entre o aparecimento dos sintomas e diagnóstico, Adriel não resistiu e veio a óbito por voltas das 23 horas do domingo.

O corpo do menino foi velado na residência de seus pais, no bairro São José, e sepultado por volta das 08:30 da manhã desta terça-feira (18/01).

Nesta segunda (17/01), o prefeito municipal de Caridade, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, divulgou uma Nota de Pesar lamentando a morte de Adriel.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um motorista de 41 anos acabou preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde dessa segunda-feira (17/01), por embriaguez ao volante, após causar um acidente em um ponto de fiscalização da corporação. Por pouco, o motorista não atropelou os policiais na BR-080, próximo a Brazlândia. As informações são do Metrópoles.

O proprietário do veículo, que estava como passageiro no carro, também foi preso pelo crime de “permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada” , previsto no artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Veja imagens do momento da fuga:

 

Comentar
Estava internada desde (31/12) · 18/01/2022 - 11h00

Ex-funcionária do Hospital Leônidas Melo morre de AVC em Teresina


Compartilhar Tweet 1



A ex-funcionária do Hospital Leônidas Melo, Maria de Nazaré Santos, morreu no último domingo (16/01), vítima de Acidente Vascular Celebral (AVC). As informações são do Longah.

A vítima estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Getúlio Vargas desde o último dia (31/01). 

Maria de Nazaré trabalhou por várias décadas no hospital de Barras, no Norte do Piauí. Ela deixou onze filhos, 19 netos e quatro bisnetos.

O velório aconteceu na rua Otávio Joaquim dos Santos, no bairro Santinho. O corpo foi sepultado no Cemitério São José, no bairro Pequizeiro.

 

Comentar
Mais50 procedimentos estéticos · 18/01/2022 - 10h59

“Overdose” de botox deixa atriz pornô com paralisia facial


Compartilhar Tweet 1



Sabrina Sabrok sofreu paralisia facial após uma “overdose” de botox e preenchimento labial. A atriz pornô e influenciadora argentina de 45 anos teve o problema após se submeter a mais de 53 procedimentos estéticos. As informações são do Metrópoles.

“Consegui o que queria: parecer artificial, como uma boneca. Eu não tinha ideia do que queria fazer quando crescesse. Na verdade, trabalhei como professora de música e nunca pensei em fazer nada com o meu corpo”, disse a estrela argentina ao The Sun.

A loira, que também ganhou notoriedade ao fundar o culto satânico Legião Sabrok, atualmente vive no Texas, nos Estados Unidos. “Tudo mudou quando comecei a trabalhar na TV, ganhando um bom dinheiro para gastar em cirurgias”, continuou.

O excesso de intervenções trouxe consequências drásticas. “Coloquei muito botox no meu rosto e muito preenchimento nos lábios que se espalharam por todo o meu rosto e me fizeram não conseguir sorrir”, lamentou.

Sabrina tem 985 mil seguidores nas redes sociais e oferece na internet a oportunidade de “fazer pactos com o Diabo”, além de aprender a lançar feitiços de amor e falar com os mortos. Ela ainda diz ter sangue de alienígena graças ao RH negativo.

 

“Eu trabalhei com pesquisadores e eles me disseram que meu tipo sanguíneo não é deste planeta”, comentou.

 

Comentar
Viralizou nas redes sociais · 18/01/2022 - 10h33

Pastor passa saliva no rosto de irmão para mostrar “visões de Deus”


Compartilhar Tweet 1



Um pastor de Oklahoma, nos Estados Unidos, causou polêmica ao cuspir na mão e esfregar no rosto de fiel durante um sermão no último domingo (16/01). O momento foi registrado enquanto Michael Todd, líder da igreja “Transformation”, em Tulsa, realizava um culto transmitido pelo YouTube sobre “as visões de Deus para 2022”. As informações são do Metrópoles.

O sermão era baseado na ideia de que “receber uma visão de Deus pode ser desagradável”, o que levou a demonstração final com um dos irmãos da congregação. A reação dos que estavam presentes variava de surpresa a desgosto, enquanto alguns riam da situação embaraçosa.

    Reprodução

De acordo com usuários das redes sociais, o homem que recebeu o cuspe é irmão de Todd. No Twitter, muitos manifestaram indignação com o ato do pastor, principalmente fiés que afirmam que o gesto é uma ofensa para à fé cristã.

“Essa situação do Mike Todd é exatamente o motivo de precisarmos de mais estudos fiéis sobre a Bíblia nas igrejas, e não pessoas que buscam entreter e ‘viralizar’ todo domingo”, escreveu um internauta.

O pastor se manifestou nas redes sociais, pedindo perdão pelo ocorrido e explicando que apenas estava “tentando provar um ponto”, mas reconhece que “passou dos limites”.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Carlos Antônio Dias Carvalho foi achado morto dentro de residência na última segunda-feira (17/01), na avenida Dirceu Arcoverde, em Floriano, no Sul do Piauí. As informações são do JC24Horas.

Familiares encontraram Carlos Serigrafia caído, e logo perceberam que a vítima estava sem vida. A suspeita é que ele morreu de causas naturais.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito da vítima. A família também chamou a polícia.

O corpo será sepultado nesta terça-feira (18/01) no cemitério do Bom Jardim, no bairro Cajueiro II.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Governo do Piauí divulgou uma nota de pesar em virtude da morte do ex-prefeito de Prata do Piauí, Doroteu Barbosa, ocorrida no último domingo (16/01). Ele lutava contra um câncer e morreu de Covid-19.

Doroteu Barbosa foi prefeito no município de Prata do Piauí por dois mandatos. Ele é ainda pai de dois ex-prefeitos de Prata, Charles Barbosa e Wilhelm Barbosa.

"Neste momento de dor, o Governo do Estado do Piauí expressa as mais sinceras condolências aos amigos, familiares de Doroteu Barbosa", diz trecho de nota.

 

Comentar
18% se manifestou contrário · 17/01/2022 - 20h10

Datafolha: 81% dos brasileiros aprovam passaporte da vacina


Compartilhar Tweet 1



De acordo com pesquisa do Datafolha divulgada pelo Metrópoles, 81% dos brasileiros aprovam a exigência de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para entrada em estabelecimentos fechados. O questionamento foi feito para 2.023 pessoas com 16 anos ou mais, em todos os estados do pais, entre 12 e 13 deste mês.

Cerca de 18% se manifestou contrário à medida, enquanto 1% não soube responder. A pesquisa também marcou o perfil de quem concorda ou discorda da exigência do chamado “passaporte da vacina“.

Favoráveis à medida são majoritariamente mulheres (87%) com mais de 60 anos (87%), ensino fundamental completo (86%) e renda de até dois salários mínimos (85%). Já os homens (24%) se opõem mais à exigência, entre 25 e 34 anos (22%), com renda maior que dez salários mínimos (28%).

Enquanto empresários demonstram mais resistência (60%), as donas de casa são a categoria de ocupação mais adepta ao passaporte vacinal (90%). Pessoas que vivem na Região Sudeste (84%) apoiam mais a medida do que os moradores do Sul (75%).

Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

Participante da quinta temporada do reality show da MTV 'Grávida aos 16', Jordan Cashmyer foi encontrada morta aos 26 anos. O anúncio de seu falecimento foi dado por seus pais através das redes sociais na último domingo (16/01). As informações são do IG Gente.

Na postagem do Facebook, Jéssica e Dennis anunciaram que sua filha, que ganhou fama por participar do reality havia morrido sem que as causas de sua morte tivessem sido esclarecidas.

"Ontem à noite recebi uma ligação que nenhum pai quer. ‎ ‎Minha filha mais velha, Jordan, faleceu, com apenas 26 anos. Nossos corações estão realmente partidos. Nenhum pai deveria passar por perder um filho, NUNCA. ‎‎Por favor, mantenha minha família em suas orações enquanto navegamos por esta terrível tragédia. Por favor, entenda e respeite nossa privacidade neste momento. Estamos cercados pelo amor e apoio de nossos filhos, neta Lyla e familiares.‎"

J‎ordan Cashmyer, apareceu na quinta temporada do programa onde se esforçava para encontrar emprego e moradia enquanto estava grávida de sua filha, Genevieve 'Evie', com seu então namorado‎‎ Derek Taylor,‎‎ e com a oposição de sua família, que desaprovava seu relacionamento.

Posteriormente, ‎‎o casal se separou e a guarda da filha caiu para a mãe do ex-namorado em 2015.‎‎ Após a perda de sua filha, Jordan passou por momentos complicados devido a vários problemas de vício ‎‎e também com a justiça,‎‎ embora nos últimos tempos ela buscasse mudar de vida após o nascimento de sua segunda filha, Lyla, fruto de outro relacionamento.

Além da mensagem publicada por seus pais, a equipe de 'Mãe Adolescente', nova versão do programa, quis prestar sua própria homenagem a ela e lamentou publicamente sua morte. ‎‎"Nossos corações vão para sua família‎‎ e amigos durante este momento difícil", disse a conta do programa no Twitter.‎

Comentar
Programa de PPP Piauí · 17/01/2022 - 18h35

Animais do Bioparque ganham novos recintos


Compartilhar Tweet 1



Com a implementação da PPP, a primeira ação da concessionária Bioparque Zoobotânico é garantir mais conforto para os 451 animais que atualmente vivem no Zoobotânico de Teresina, que estão sendo realocados para espaços mais adequados no parque. O macaco-prego, que antes vivia em uma jaula de 1 x 2 m, agora se encontra em um recinto maior convivendo com outros da espécie. As tartarugas e a onça pintada também já foram realocadas para espaços mais confortáveis, assim como outros bichos que estão sendo atendidos através das medidas emergenciais de cuidado com os animais.

Além disso, foi desenvolvido um plano de alimentação para todos os animais. A Leoa Mimi, por exemplo, tem alimentação balanceada com diferentes fontes de proteínas. “Já estão sendo preparados materiais informativos que ficarão disponíveis no Parque, explicando por exemplo sobre a alimentação dos animais, o que devem comer e quando, para se manterem saudáveis. Isso é educação ambiental, um dos pilares do novo conceito do nosso Bioparque”, explica a superintendente do Programa de PPP Piauí, Viviane Moura.

A PPP está transformando o parque estadual em um Bioparque, a partir do conceito de educação ambiental e lazer sustentável voltado para toda a família. Os trabalhos da parceria público privada do Zoobotânico de Teresina iniciaram há menos de uma semana com foco no conforto dos animais, na limpeza, organização do espaço e segurança. Uma das novidades do espaço, que deve ser implantada nos próximos 60 dias conforme o projeto, é o Parque Infantil para Todos e Todas, que será o primeiro 100% adaptado e inclusivo, atendendo também crianças com deficiência.

A adoção do novo conceito é a proposta principal da PPP do Zoobotânico. Todos os equipamentos e infraestruturas já existentes no parque poderão ser reaproveitados e utilizados, desde que estejam em perfeitas condições de uso, visando a sustentabilidade e a reciclagem de materiais. As maiores áreas do parque serão destinadas à preservação ambiental e aos recintos dos animais, que serão mais amplos. O parque terá ainda o Setor Botânico Ambiental, onde funcionará um Centro de Pesquisa e Educação Ambiental.


Fonte: Governo do Piauí
Comentar
2% abaixo dos níveis normais · 17/01/2022 - 18h16

Estudo da OIT aponta recuperação lenta do mercado de trabalho em 2022


Compartilhar Tweet 1



Relatório divulgado nesta segunda-feira (17/01) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) alerta para o impacto global da pandemia de covid-19 no emprego e prevê recuperação lenta e incerta dos mercados de trabalho.

A pandemia de covid -19, que dominou a economia mundial pelo segundo ano consecutivo em 2021, impediu a recuperação plena e equilibrada dos mercados de trabalho, diz o relatório Perspectivas Sociais e de Emprego no Mundo - Tendências 2022. O documento aponta piora das perspectivas para o mercado de trabalho global desde as últimas projeções da OIT e indica probabilidade de que condições continuem negativas nos próximos anos.

Com base nas últimas previsões de crescimento econômico, a OIT estima que o total global de horas trabalhadas em 2022 permaneça quase 2% abaixo do nível anterior à pandemia, correspondendo ao déficit de 52 milhões de empregos em tempo integral (considerando uma semana de trabalho de 48 horas como referência).

O desemprego global deve ficar neste ano em 207 milhões, cerca de 21 milhões a mais do que em 2021, quando ficou em torno de 186 milhões. Estima-se que o desemprego global permaneça acima dos níveis anteriores à pandemia até, pelo menos, 2023.

Em nenhuma das regiões do mundo, os principais indicadores do mercado de trabalho voltaram aos níveis anteriores à pandemia. No entanto, há grande divergência nos padrões de recuperação. A Europa e a América do Norte mostram sinais mais encorajadores de recuperação, enquanto o Sudeste Asiático, a América Latina e o Caribe apresentam perspectivas mais negativas.

O relatório mostra ainda que a perda de empregos e a redução da jornada de trabalho levaram ao declínio da renda. Segundo o documento, nos países em desenvolvimento, a falta de sistemas de proteção social abrangentes que possam fornecer benefícios adequados para estabilizar a renda agravou dificuldades financeiras das famílias que já eram economicamente vulneráveis, com efeitos em cascata sobre a saúde e a nutrição.

De acordo com o relatório, é provável que os prejuízos resultantes de tal situação exijam anos para ser reparados, com potenciais consequências a longo prazo para a participação no trabalho, nos rendimentos familiares e, possivelmente, na coesão social e política.

O maior impacto da crise no emprego das mulheres deverá manter-se nos próximos anos, diz ainda a OIT. Ao mesmo tempo, o encerramento das instituições de educação e formação terá implicações em cascata a longo prazo para os jovens, particularmente os que não têm acesso à internet.

"Dois anos após essa crise, as perspectivas continuam frágeis, e o caminho para a recuperação é lento e incerto”, afirma o diretor-geral da OIT, Guy Ryder. Ele disse que já se observam danos potencialmente duradouros” nos mercados de trabalho, com aumento da pobreza e da desigualdade.

Para Ryder, não há possibilidade de recuperação da pandemia sem ampla recuperação do mercado de trabalho. “Para ser sustentável, tal recuperação deve se basear nos princípios do trabalho digno -- incluindo saúde e segurança, equidade, proteção social e diálogo."

O relatório resume ainda recomendações de políticas para que a recuperação da crise seja plenamente inclusiva e centrada no ser humano, tanto em nível nacional quanto internacional. Tais recomendações baseiam-se no documento Apelo Mundial à Ação, que foi adotado pelos 187 estados-membros da OIT em junho de 2021.


Fonte: Agência Brasil
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Melhorar ainda mais o atendimento prestado aos adolescentes que se encontram cumprindo medidas socioeducativas é a proposta da Defensoria Pública do Estado do Piauí, que está direcionado as ações do Projeto “Mente Cidadã- Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental”, para os Centros de Atendimento de menores em Teresina.

A iniciativa é do defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior, titular da 4ª Defensoria Pública da Infância e Juventude e que atua em substituição na 3ª Defensoria Pública da Infância e Juventude que, observando os adolescentes atendidos nesses espaços constatou o aumento de problemas relacionados à saúde mental, especialmente no contexto da pandemia, e contactou a defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, idealizadora e coordenadora do Projeto Mente Cidadã, para desenvolverem um trabalho conjunto. O primeiro contato com os adolescentes aconteceu na última sexta-feira, dia 14 de janeiro, com os internos do Centro Educacional Masculino (CEM).

Afonso Júnior reforça os motivos que o levaram a buscar a parceria com o Mente Cidadã. “Observamos, em nossas visitas periódicas ao CEM e às demais Unidades, que nesse período da pandemia, de crise sanitária, o número de adolescentes com problemas mentais cresceu bastante e, sabendo dos bons resultados desse projeto da Defensora Pública Patrícia Monte, achamos por bem chamá-la para esse trabalho que é de grande valia. Já notamos, em uma primeira conversa dela com os adolescentes, um entusiasmo por parte deles e estamos buscando cada vez mais essas melhorias no atendimento, notadamente ligadas à saúde mental, muito importante em qualquer momento da vida”, destaca o defensor.

A defensora pública Patrícia Monte fala sobre a experiência. “Recebemos o honroso convite do defensor público Afonso Júnior para essa parceria. Na visita realizada ao CEM,  na última sexta-feira, reafirmamos a importância de voltarmos os olhos para os adolescentes que entram em conflito com a lei por falta de tratamento adequado à saúde mental na infância e adolescência. Trata-se de uma realidade sobre a qual precisamos que os órgãos e instituições públicas, assim como toda a sociedade,  venham a refletir no sentido de perceber que essas crianças e adolescentes com sofrimento psíquico estão somente sendo encarcerados, sem que sejam tratados adequadamente. Registramos a boa receptividade que tivemos no CEM e esperamos com o desenvolvimento das ações do Projeto ali dentro, assim como em outras Unidades de internação, poder contribuir para mudar essa realidade, um passo com certeza decisivo em relação a ressocialização desses menores”, ressalta a Defensora.

Na oportunidade, foi realizada uma conversa com toda a equipe técnica do CEM, incluindo sociólogos, psicólogos, assistentes sociais. Os defensores também visitaram a Unidade, podendo observar especialmente, na rotina de trabalho, a parte voltada para a saúde.

“Foi um encontro muito produtivo e destacamos que o Núcleo da Infância e Juventude está sempre apto e disponível para essas importantes parcerias que venham beneficiar crianças e adolescentes. Esse projeto desenvolvido pela Defensora Patrícia Monte é muito valoroso, grandioso e dignifica a pessoa humana”, afirma Afonso Júnior.


Fonte: Governo do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dentro da programação de encerramento do projeto Observatório do Transporte, a Prefeitura de Teresina realiza nesta terça-feira (18/01), através do departamento Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento, a aplicação de técnicas de urbanismo tático para oferecer aos usuários do transporte público a oportunidade de testar soluções que visam a melhoria dos espaços urbanos, fazendo com que a população tenha acesso às informações sobre mobilidade através destas implementações lúdicas. em espaços livres.

A ação acontecerá na avenida Frei Serafim, próximo ao cruzamento com a avenida Coelho de Resende, a partir das 11h00. Uma experiência similar já foi executada nas intermediações da parada de ônibus da Praça da Bandeira, Centro de Teresina. A intervenção também possui o objetivo de divulgar informações do projeto Observatório do Transporte. Os mobiliários possuem informações sobre o transporte público da capital, e funcionam de forma lúdica e interativa, como por exemplo, uma delas está em um gráfico no formato de pizza. Ele funciona como um banco para a população que passa pelo local.

    Ascom

O projeto é um financiamento da União Europeia, através do programa EuroClima+, com aporte de 500 mil euros. O Observatório passou por um período de diagnóstico onde foram analisadas estratégias de desenvolvimento urbano voltadas para o transporte coletivo que atendam toda população teresinense, detectando os principais problemas. Após essa etapa, o trabalho feito pela Prefeitura foi de buscar unir e praticidade no desenvolvimento das soluções de mobilidade.

“Essa ação faz parte do projeto Observatório do Transporte e uma das suas finalidades é trazer informações sobre o transporte coletivo e mobilidade urbana para população. Uma dessas soluções é através da materialização dessas informações, como bancos em formato de gráfico e isso facilita o acesso desses dados aos usuários. A população passa a ter acesso aos dados sobre a locomoção urbana e pode interagir de uma forma mais útil”, pontua Cíntia Bartz, coordenadora da Agenda Teresina 2030.

O projeto é um financiamento da União Europeia, através do programa EuroClima+, com aporte de 500 mil euros. O Observatório passou por um período de diagnóstico onde foram analisadas estratégias de desenvolvimento urbano voltadas para o transporte coletivo que atendam toda população teresinense, detectando os principais problemas. Após essa etapa, o trabalho feito pela prefeitura foi de buscar unir e praticidade no desenvolvimento das soluções de mobilidade.

Entre os projetos escolhidos, há o desenvolvimento de um sistema de gestão de indicadores de qualidade para auxiliar na tomada de decisões pelos gestores; outra com solução digital para manutenção das frotas de ônibus pelos motoristas em contato direto com as garagens das empresas responsáveis; e um sistema que visa a organização nas rotas de ônibus da capital.

“O projeto apresentou provas de conceito que comprovam que as soluções desenvolvidas são viáveis e ajudarão, através da tecnologia, o desenvolvimento de ações para melhorar a gestão do transporte público na cidade. A busca agora será a implementação de um projeto piloto e depois no sistema como um todo”, conclui Cíntia.

Observatório do Transporte

A Agenda Teresina 2030, um departamento da Secretaria de Planejamento do município, coordena o projeto e trabalhou em colaboração com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS) e a Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER), devido a sua importância na busca por uma cidade mais resiliente e participativa. O projeto já faz parte de uma parceria firmada entre Prefeitura, Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), através do Programa Euroclima+. No Brasil, apenas Teresina e Santos foram contempladas.


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, abriu nesta segunda-feira (17/01) investigação para apurar possíveis abusos da Petrobras nos aumentos dos preços dos combustíveis. As informações são do R7.

A investigação foi aberta de ofício, sem denúncia prévia, pela superintendência-geral do conselho com base em reportagens e documentos públicos sobre os reajustes dos preços. O objetivo da apuração é saber se a Petrobras cometeu ou não abuso de posição dominante no mercado de petróleo no país.

A estatal brasileira deve ser notificada a prestar esclarecimentos. A reportagem procurou a Petrobras e aguarda sua manifestação.

Recentemente, a Petrobras foi novamente alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL). O mandatário negou que tenha responsabilidade no preço do combustível e disse que não tem controle sobre a política de reajustes. 

"Ou alguém acha que eu sou o malvadão? Foi aumentado o preço da gasolina, do diesel, porque eu sou o malvadão? Primeiro que eu não tenho controle sobre isso. Eu já falei algumas vezes, se eu pudesse eu ficava livre da Petrobras", afirmou.

Bolsonaro disse ainda que "o preço do combustível encareceu no mundo todo" e pediu que haja compreensão por parte da população de que não é culpado. O mandatário também alegou que a crise hídrica vivida pelo país influenciou no preço do combustível. "Daí aparecem as bandeiras amarela, vermelha, e o pessoal culpa a mim. Quem decide as bandeiras não sou eu, é a Agência Nacional de Energia Elétrica, agência independente criada em 1999", declarou.

Alta nos combustíveis

A Petrobras anunciou que aumentará o preço do diesel nas refinarias em 8% a partir da  quarta-feira (12), enquanto a gasolina vendida às distribuidoras terá aumento médio de 4,85%. O litro do diesel passará de R$ 3,34 para R$ 3,61 e o da gasolina subirá de R$ 3,09 para R$ 3,24.

O reajuste é o primeiro após 77 dias sem aumento. "A partir de amanhã a Petrobras fará ajustes nos seus preços de venda de gasolina e diesel para as distribuidoras", disse a companhia em nota.

O aumento ocorre no momento em que o barril do petróleo Brent, tido como referência para o valor global do combustível, está cotado em torno de R$ 460 (US$ 82 dólares), com alta de mais de 5% somente nos primeiros dias de janeiro.

Com a variação, a estatal estima que o aumento resulte em uma alta de R$ 0,11 na parcela da Petrobras no preço, de R$ 2,26 para R$ 2,37 a cada litro vendido nas bombas. Já para o diesel, a parcela arrecadada pela estatal no valor dos postos passará de R$ 3,01 para R$ 3,25 a cada litro vendido, variação de R$ 0,24 por litro.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS e a Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Piauí, por meio de suas representantes, professoras Lis Cardoso Marinho Medeiros e Salete Maria da Rocha Cipriano Brito, participaram na manhã desta segunda-feira (17/01), no prédio da Divisão de Convênios do Núcleo Estadual (DICON), da reunião com o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Piauí, Ferdinand Soares Feitosa e com a Chefe da Seção de Gestão de Convênios, Solange Gramoza Vilarinho.

    Ascom

Na oportunidade, a professora Lis Marinho, coordenadora executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFPI), tratou sobre editais aprovados pelo NUEPES, planejamento para 2022 e avaliou ações executadas pela UNA-SUS/UFPI.

O objetivo da reunião foi apresentar ao Superintendente Estadual do Ministério da Saúde vários projetos que o NUEPES apresentou em edital do Ministério e que foram aprovados, mas os recursos não foram efetivados. "Estamos buscando intermediação junto ao Ministério da Saúde para que possamos executar estes projetos aprovados. Além disso, buscamos também, inserir a UFPI como instituição formadora no Programa Médicos pelo Brasil. A UFPI está habilitada e com interesse em fazer parte das IES que formarão os médicos do referido programa”, disse Marinho.

Ainda de acordo com ela, quatro projetos foram aprovados em 2021, dentre eles, o Curso de Especialização em Saúde Digital (aprovado no Gescon), Especialização em Saúde da Família e Comunidade e Curso de Extensão sobre Mapas de Evidências (aprovados no edital nº 26, de 16 de julho de 2021).

Ferdinand Soares Feitosa destacou na reunião que buscará as informações junto ao núcleo em Brasília e que irá iniciar uma parceria entre o Ministério da Saúde e a UFPI. 


Fonte: UFPI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) deu início nesta segunda-feira (17/01), as ações dentro da Jornada da Justiça Itinerante, projeto promovido em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), que oferece serviços, como casamento civil, divórcio consensual, retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, suprimento/justificação de óbito, além de outras ações de natureza consensual. A jornada será finalizada no dia 21 de janeiro.

Devido à necessidade de adoção das medidas higienicossantárias destinadas a evitar o contágio pelo novo coronavírus, as atividades acontecem por meio de agendamento, que pode ser realizado por meio dos seguintes números de telefone: (89) 99443-4354; (86) 99495-7298; (86) 3233-9805; (86) 99404-7746. Ou ainda por meio do seguinte endereço de e-mail: itinerante@defensoria.pi.def.br.

O agendamento e a entrega da documentação podem ser feitos na portaria da Unidade João XXIII da Defensoria, que fica localizada na Avenida João XXIII, 853, bairro Jockey Clube, onde funcionou o Espaço Cidadão.

O defensor público Francisco Cardoso Jales, titular da 2ª Defensoria Pública Itinerante, coordenador da Defensoria Itinerante e atualmente em substituição na Diretoria Itinerante, avalia o início das ações do projeto no ano de 2022. “A Defensoria Itinerante com toda a sua equipe inicia neste mês de janeiro, de 17 a 21, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, a realização de mais um dos seus prestigiados projetos, no caso, a Jornada da Justiça Itinerante, evento que faz parte do calendário anual dessa Diretoria e que visa proporcionar atendimento e resolução célere das demandas da nossa população mais vulnerável”, diz.

Francisco Jales destaca ainda a necessidade de agendamento para a realização dos atendimentos presenciais de forma segura. “É preciso destacar que os atendimentos presenciais serão realizados mediante agendamento prévio em razão da ainda persistência da pandemia da Covid-19, assim como da intensificação dos casos da Influenza H3N2, em expansão no país”.

Uma das assistidas pela DPE/PI dentro do projeto, L. S, de 48 anos de idade, falou sobre a importância do projeto e a celeridade no atendimento.  “Eu achei muito importante esse projeto. O atendimento foi muito rápido, desde o agendamento até o atendimento. Busquei o atendimento na sede da Defensoria Pública, onde perguntei como era que eu fazia pra me divorciar e eles falaram que era melhor entrar pelo projeto da Defensoria Itinerante. Vim aqui na última quinta-feira, e hoje eu já estou sendo atendida, e já dei a entrada e tudo. Foi rápido, foi muito rápido o atendimento, dentro de uma semana, desde o meu primeiro contato com a Defensoria e já fui atendida”, finalizou.


Fonte: Governo do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um morador de Iraí de Minas, no Triângulo Mineiro, movimentou as redes sociais nesse sábado (15/01) ao compartilhar uma foto do suposto meteorito – fragmento “sobrevivente” do meteoro, que teria caído na região na noite de sexta-feira (14/01).

Nas imagens, ele aparece lavando o objeto com uma escova e detergente e depois o exibe, impressionado.

Outra imagem que viralizou nesse sábado (15/01) é uma montagem que mostra o suposto meteorito sendo vendido por mais de R$ 15 mil em um site de compra e venda.

Sobre relatos e vídeos do meteoro, a Bramon informou que "há forte indício de que a rocha pode ter gerado meteoritos, que são os fragmentos de rocha espacial que resistem à passagem atmosférica e atingem o solo”.

A instituição, porém, ainda buscava confirmar se o meteoro teria realmente atingido o solo.

Comentar