Vigilância de doenças -

Hospital Unimed Primavera integra Rede Sentinela de Saúde

Diante do aumento dos atendimentos em saúde relacionados às Doenças Diarreicas Agudas (DDAs) e Rotavírus, a Secretaria do Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) implantaram a vigilância dessas doenças, com o objetivo de monitorar e identificar os agentes causadores dessas patologias.

O Hospital Unimed Primavera (HUP), por meio de um convite da Diretoria de Vigilância em Saúde, passa a integrar a Rede Sentinela, colaborando com o perfil epidemiológico de Teresina. Hoje, 20, o hospital recebeu a visita de representante da FMS, formalizando a integração.

Fundação Municipal de Saúde instala Unidade Sentinela no HUP.
Fundação Municipal de Saúde instala Unidade Sentinela no HUP.     Foto: Ascom/Unimed Teresina

A Rede Sentinela é composta por unidades de saúde (chamadas de unidades sentinela) que identificam, investigam e notificam, quando confirmados, cada caso das doenças monitoradas.

O presidente da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) do HUP, o médico infectologista Maurício Fortes Mendes, explica que o envio de dados de notificação dessas doenças para a Fundação Municipal de Saúde é feito periodicamente, via vigilância epidemiológica.

Maurício considera que a busca ativa dos casos no HUP gerou um número considerável de notificações, chamando a atenção dos órgãos públicos competentes.

“Fazer parte da Rede Sentinela é um reconhecimento público do esforço do Hospital em colaborar tanto para a melhoria do cuidado prestado ao nosso cliente como para o planejamento das ações de controle em saúde pública”, avaliou.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco