Maçonaria -

APMM – Retrospectiva de dezembro de 2023 - Reedição

Registros da XXII Assembleia Geral da Academia Piauiense de Mestres Maçons – APMM, realizada em 01.12.2023, na AABB de Teresina, sob a Presidência do Confrade Helldânio Muniz Barros.

 (Presidente da Assembleia Helldânio (Centro), ladeado pelos Membros do Conselho Diretor: (E) Luís Carlos e Narciso Monte; (D) Osvaldo Pierotti e Ernâni Napoleão).

Uma vasta pauta foi cumprida. Inicialmente com uma entrevista com a Dra. Kátia Marabuco, médica oncologista, professora e autora de livros sobre a doutrina espírita.

Foram entrevistadoras as damas acadêmicas Bebete (Pierotti); Telma (Ernâni); Gildete (Júlio); Raimundinha (João Francisco); Ana (Francisco Gomes); Zenaide (Francisco Almeida) e Julieta (Luís Carlos), que fizeram perguntas sobre espiritualidade, ciências e famílias.

Todas as questões foram respondidas com presteza e convicção de conhecimento, seguidas de uma bela mensagem natalina.

Na sequência a Dama Acadêmica Luzinete Barros (4ª da esquerda para a direita) apresentou uma lúcida crônica sobre o cultivo da planta Lírio da Paz, espécime da botânica, associada a características que proporcionam a harmonia, a prosperidade, a paz e a tranquilidade, particularidades altamente importantes para o bem-estar vida humana.

Simbolizando os agradecimentos da Academia à brilhante participação da Dra. Marabuco, a Dama acadêmica Mariana Monte (Narciso), ofertou um exemplar do Lírio da Paz à ilustre entrevistada.

Na sequência ocorreu a eleição do futuro Presidente da Assembleia Geral da Academia, recaindo a aprovação no Confrade Antônio de Pádua Aragão da Silva, Cadeira nº 28.

Ato contínuo, o foi prestado uma homenagem póstuma ao confrade Luiz Gonzaga Medeiros Figueiredo, que recentemente deixou o nosso convívio terreno, pelo confrade Emerson Meneses (foto).

A execução da pauta seguiu com a posse dos seguintes novos Confrades.

Edmundo Soares de Carvalho Filho, Mestre Maçom da Loja “Pátria e Liberdade nº 2”, de Teresina, que ocupou a Cadeira nº 77; Francisco de Assis Sousa, Mestre Maçom da Loja “Cesário Ribeiro Leal”, de São Julião, que ocupou a Cadeira nº 19; Irapuan da Silva Barros, Mestre Maçom da Loja “Independência nº 25”, de Teresina, que ocupou a Cadeira nº 16; João de Deus Sousa, Mestre Maçom da Loja “Djalma Cordeia nº 43”, de Teresina, que ocupou a Cadeira nº 61 e Lucídio da Costa Silva, Mestre Maçom da Loja “Pátria e Liberdade nº 2”, que ocupou a Cadeira nº 58.

(Registros das investiduras)
Foram laureados com o Prêmio Excelência Maçônica do Piauí, os Confrades José Narciso do Monte (80 anos); Oires Neves de Melo Filho, Past-Grão-Mestre (85 anos), in memoriam e Carlos Del Prestes Monteiro, Past-Grão Mestre (90 anos).
(Del Prestes recebe a premiação das mãos do Diretor Osvaldo Pierotti)

(Fac-Simile do Título).

Foram agraciados com o troféu Prêmio da Maçonaria Piauiense (foto acima), edição em homenagem aos 75 anos de fundação das Lojas "Higino Cunha nº 1", Pátria a Liberdade nº 2", "Costa Araújo nº 3" e Grande Loja do Piauí, pelo critério de sorteio), os seguintes Confrades:
- "Higino Cunha" - Irapuan da Silva Barros
- "Pátria e Liberdade nº 2" - Gonzaga Pierote
- "Costa Araújo nº 3" - João Lima
- Grande Loja - Nonato Cardoso.

(Entrega do Troféu pelo Secretário Executivo Ernâni Napoleão)
As formalidades da sessão foram encerradas com a posse do próximo Presidente da Assembleia da Academia, Confrade Marcos Vieira de Melo, seguida de ágape fraternal.
A animação ficou por conta da trupe Trobone & Cia. (Foto).

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco