Crescente preocupação -

Lula planeja se aproximar dos setores do agro em meio à alta dos alimentos

Diante da crescente preocupação com a alta dos preços dos alimentos e da queda de popularidade de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está planejando uma série de encontros com representantes do agronegócio para buscar uma aproximação com o setor. O petista já se reuniu com produtores de carne e frutas e tem planos de encontrar representantes das áreas de café, algodão, floresta plantada e bioinsumos. Os encontros, informais, têm sido realizados na Residência Oficial da Granja do Torto, ao fim da tarde, e a ideia é que ocorram de forma semanal ou quinzenal. Com informações do R7.

Foto: RICARDO STUCKERT/PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

O presidente tem oferecido um churrasco aos convidados durante as reuniões, que são uma tentativa de melhorar as relações com o agronegócio em meio a preocupações com os preços dos alimentos, que têm afetado sua popularidade. Pesquisas recentes mostraram um aumento na desaprovação ao trabalho de Lula, o que tem gerado preocupações no governo.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que participa dos encontros ao lado de Lula, avalia que a relação do governo com o agronegócio melhorou desde o início do mandato, embora reconheça que o cenário não é de "paixão terrível". No último ano, o preço de diversos alimentos apresentou alta significativa, levando o governo a traçar planos de ação e realizar reuniões para discutir o assunto.

Segundo Fávaro, a área econômica do governo federal prevê deflação no preço dos alimentos no primeiro semestre de 2024, embora não haja uma previsão exata de quando essa redução será sentida pelo consumidor final. A rejeição ao governo Lula atingiu seu maior patamar histórico, com 46% de desaprovação, segundo pesquisa recente, refletindo a preocupação crescente com a situação econômica e os preços dos alimentos.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco