Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, receberá título de cidadania piauiense na Alepi
A defensora pública geral do estado do Piauí, Carla Yáscar Belchior, nascida em Brejo Santo, no estado do Ceará, será também cidadã piauiense. O título de cidadania piauiense, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, foi proposto pelo presidente da casa, deputado Franzé Silva (PT) e consta no decreto legislativo nº 714. A entrega do título será realizada durante sessão solene, em data ainda a ser definida.
O proponente da honraria, deputado Franzé Silva, observa que “Carla Yáscar chegou ao Piauí aos 11 anos de idade, vinda do Ceará, onde nasceu. O Piauí a adotou como filha e ela se fez filha de fato do Piauí, construindo, aqui, toda a sua vida, uma longa e exemplar atuação profissional, especialmente como defensora pública do nosso estado, contribuindo, efetivamente, para levar dignidade e cidadania para os mais necessitados, por meio do acesso à Justiça. Receber a cidadania piauiense de direito é, portanto, uma forma de reconhecermos esse vínculo fraternal, cidadão e afetivo que existe entre Carla e o Piauí”.
Carla Yáscar externa a emoção com o título a ser recebido. “Sinto-me extremamente honrada e feliz em receber esse reconhecimento proposto pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva, e aprovado pelos demais parlamentares, e agradeço emocionada a cada um. O Piauí, terra hospitaleira e de gente acolhedora, se tornou de fato o meu lar. Aqui finquei minhas raízes, formei minha família e construí minha carreira profissional, na qual amadureço e me realizo como pessoa, ao poder contribuir para a garantia de direitos a tantas pessoas que depositam confiança e esperança no trabalho da Defensoria Pública. Amo esse estado e sou há muito tempo uma piauiense de coração. O título que me foi concedido reforça esse sentimento, a responsabilidade, e me impulsiona a cada vez mais dar o melhor de mim para a construção de uma sociedade mais justa”, afirma a defensora-geral.
Trajetória
Carla Yáscar Belchior ingressou na Defensoria Pública do Estado do Piauí em 16 de maio de 2008. Foi defensora regional de 2008 a 2020, passando pelas regionais de Água Branca, São Gonçalo do Piauí, Demerval Lobão, Luzilândia, Matias Olímpio, Joaquim Pires, Barras, Campo Maior e União. De 2017 a 2019 acumulou ao trabalho exercido o cargo de coordenadora auxiliar das Defensorias Regionais. Atualmente, é titular da 11ª Defensoria Pública Criminal de Teresina. Foi subdefensora pública geral do estado do Piauí nos dois mandatos do então defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis (2019/2021 e 2021/2023). Atualmente é defensora pública geral, cargo no qual tomou posse em 30 de março de 2023.
Além de desempenhar as funções inerentes ao cargo, Carla Yáscar Belchior também coordena com êxito os projetos Defensoras Populares e Força-Tarefa Defensorial. O primeiro, Defensoras Populares, destinado à capacitação de lideranças comunitárias femininas, para que se tornem agentes multiplicadores de direitos humanos e direitos das mulheres junto às suas comunidades, contribuindo para estreitar cada vez mais o relacionamento da instituição com o seu público assistido, tendo sido inclusive tema de audiência pública, realizada no dia 30 do último mês de maio, na Câmara dos Deputados. O segundo, Força-Tarefa Defensorial, é realizado junto aos presídios visando a dar celeridade aos processos e desafogar o sistema penitenciário do Piauí.