Em reunião Lula diz que não quer ministro anunciando aquilo que o governo "não pode cumprir"
ENQUADRAMENTO
O presidente Lula pediu aos membros do seu ministério, em reunião nesta terça-feira (14), no Palácio do Planalto, que não anunciem nada sem antes combinar com a Casa Civil, comandada por Rui Costa (PT), além da área econômica do governo, para não ocorrer o risco de promessas vazias que ganham somente manchetes de jornais e não são cumpridas.
“Para que a gente não prometa o que não pode cumprir, para que a gente faça apenas aquilo que está dentro da nossa possibilidade, e se tiver que arriscar alguma coisa, a gente arriscar com viés de acerto acima dos 80%, porque a gente também não pode correr risco de anunciar coisa que não vai acontecer”, disse.
“É importante que nenhum ministro e nenhuma ministra anuncie publicamente qualquer política pública sem ter sido acordado com a Casa Civil, que é quem consegue fazer com que a proposta seja do governo. Nós não queremos propostas de ministros. Todas as propostas de ministros deverão ser transformadas em propostas de governo e só serão transformadas em propostas de governo quando todo mundo souber o que será decidido”, complementa.
Exemplos que iriam contra essa sistemática seriam declinados após a saída da imprensa, que teve permissão para ficar na abertura da reunião ministerial.
O ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias deixou recado em sua rede social sobre o encontro.