Dicas para fazer fazer B2B · 31/03/2021 - 10h10

Marketing no setor industrial: quais são os principais desafios?


Compartilhar Tweet 1



Há muitos desafios a serem enfrentados dentro do setor industrial e um dos mais visíveis é o marketing no setor industrial. Com a indústria 4.0 no Brasil, o profissional de vendas e marketing tem que lidar com um novo cenário de publicidade.

Afinal, as vendas começam a se desenrolar mais no meio digital. Segundo a Sirius Decision, mais de 67% da jornada de compra de clientes b2b já é feita de maneira digital e individual.

E como alcançar esse público, fazendo um marketing b2b? Prossiga com a leitura do artigo e entenda os desafios do marketing industrial!

 

Qual é o conceito de marketing industrial?

O conceito de marketing industrial envolve totalmente os clientes b2b, pois é um marketing feito para eles.

O conceito de marketing industrial é conjunto de ações adotadas por uma empresa para comunicar uma mensagem e estabelecer um posicionamento no mercado. As estratégias de marketing para indústrias são feitas para atrair e reter clientes b2b.

Para isso, divulga uma mensagem, que muitas vezes envolve promover suas soluções industriais, e estabelece qual é sua posição. Essa posição no mercado é relacionada com o produto que vende e com a solução que promove.

Por exemplo, uma montadora de carros pode se posicionar no mercado com a venda de carros populares, visando um público mais humilde. Nesse caso, o marketing para indústria não se direciona apenas aos clientes b2b, mas também ao cliente final.

Por que é importante adotar estratégias de marketing para indústrias?

O marketing industrial é importante da mesma forma que qualquer marketing digital: ele existe para que você ganhe visibilidade com o público-alvo. Também serve para convencer o cliente a manter relações comerciais com sua empresa.

Dessa forma, cumpre o papel de criar e cultivar um relacionamento baseado na confiança e no mútuo interesse. Contudo, aí reside alguns desafios do marketing no setor industrial.

Quais os principais desafios do marketing no setor industrial?

Afinal, quais são os principais desafios enfrentados pela equipe de marketing na indústria? Bem, há muitos, principalmente para indústrias que ainda não adentraram na indústria 4.0 no Brasil.

Confira agora alguns deles!

Ciclo de vendas longo

O ciclo de vendas no setor industrial pode ser bastante longo, chegando até 18 meses, como é o caso do sistema de engenharia personalizado. Como se manter vivo no imaginário do público-alvo durante todo esse tempo?

Esse é o primeiro desafio, ao qual você pode usar da seguinte estratégia: criar uma estratégia de marketing digital que funcione em funil de vendas. Basicamente, você mantém o interesse do potencial cliente ao longo do ciclo de vendas.

Cliente indefinido

Como elaborar estratégias de marketing para indústrias se você não tem um cliente definido? Afinal, em muitos casos, você não vende para uma pessoa, você vende para um comitê da empresa.

Com uma figura indefinida, é difícil incluí-la no funil de vendas. Como resolver? Através da produção de conteúdo nos canais digitais. O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é ótimo para esse caso, pois alcança vários públicos.

Através do conteúdo em redes sociais, site ou blog, você engaja influenciadores internos dessas empresas, que podem ter poder de decisão na organização.

Integração tecnológica

O marketing para indústria tem um desafio dentro da indústria 4.0 no Brasil: integração tecnológica. Muitos empresários simplesmente não conseguem integrar estratégias de marketing digital à sua empresa: SEO, SEM, website, redes sociais, automação, etc.

A melhor opção é contar com empresas profissionais em marketing digital, que são capazes de oferecer uma solução que integre todas essas estratégias.

Como superar os desafios do marketing b2b?

O marketing para indústria é essencial a qualquer empresa desse setor. É um diferencial competitivo num cenário onde cada vez mais empresas surgem, com diferentes (e novas) soluções. Esse é um dos segredos para o sucesso da Oficinox.

E como superar os desafios do marketing no setor industrial? Para fazer isso, você deve entrar de cabeça na nova indústria que desponta no horizonte. Entendendo como seu público se comporta, você aprende a se comportar da mesma forma!

LSI: indústria 4.0 no Brasil, marketing digital, estratégias de marketing para indústrias, marketing industrial conceito.

Palavras-chave secundárias: marketing industrial, marketing b2b, ciclo de vendas, clientes b2b, marketing para indústria, inbound marketing.

Comentários