Automatize sua captação -

E-mail Marketing: tendências em 2021

Em 2020, a crise de saúde e os protestos contra violações dos direitos humanos em todo o mundo afetaram a nossa interação com os serviços digitais. Essa transformação trouxe novas exigências e oportunidades ao espaço de e-mail marketing em 2021.

 

Consideramos vital que as organizações e profissionais no setor de e-mail marketing conheçam estas 4 tendências com maior relevância e potencial de retorno.

 

4 tendências em e-mail marketingUma explosão em uso

Se há uma lição que aprendemos com a pandemia, é que as normas podem mudar muito facilmente, e que precisamos estar atentos às tendências emergentes para nos mantermos vivos, tanto em termos de saúde como de comércio.

 

Durante o ano passado, esta tendência favoreceu imensamente o setor de marketing digital, que por meio das medidas de distanciamento social, pôde estabelecer uma presença quase onipresente nas nossas vidas laborais e sociais.

 

As organizações e profissionais em todo o mundo sentiram a obrigação de adoptar canais digitais para manter-se em contato com as suas audiências, e como era de se esperar, o e-mail marketing, como o principal canal, recuperou a sua alta popularidade.

 

Apesar de ter mantido a sua essência intacta, sendo a mesma enviar a mensagem certa, à pessoa certa no momento certo, o marketing por e-mail terá de dar as boas-vindas a novas tendências, integrando o uso de tecnologias preditivas e fomentando a criação de experiências mais personalizadas para cumprir com as exigências da audiência atual.

 

O despertar dos subscritores

Para entender com clareza o impacto que os eventos do ano passado tiveram na nossa interação com os serviços digitais, basta olharmos para o as expectativas no setor de redes sociais. Quase metade dos usuários ativos afirmam ter a intenção de apagar pelo menos uma conta social este ano, por não sentir que a sua informação pessoal está segura.

 

Compreensivelmente, esta tendência está acompanhada por um crescente número de usuários online que começa a ser mais seletivo e consciente em relação às mensagens e conteúdos ao que são expostos, e contudo, as mensagens recebidas através de e-mails não são exceção.

 

Agora é mais fácil entender o porquê de 68% dos e-mails serem automaticamente apagados. Quando nos encontramos com a mobilidade limitada, os e-mails tornam-se indispensáveis para gerir a vida laboral e social, e a isso se deve a tendência de eliminar o máximo possível de distrações na caixa de entrada.

 

De qualquer modo, os e-mails são o método mais efetivo para manter o contacto directo com a nossa audiência. Por isso, cremos que a forma de comercializar produtos e serviços através deles precisa ser inovada para evitar estratégias antiquadas e evasivas, com o objetivo de criar relações mais autênticas com os subscritores.

 

E-mails mais personalizados

Ao considerarmos os e-mails como um dos canais viáveis para a nossa estratégia de marketing, é fundamental ter em mente a situação atual na caixa de entrada dos nossos subscritores. As ferramentas de e-mail marketing são mais acessíveis para o público em geral, e como consequência, é mais difícil destacar-se entre as demais mensagens.

 

Uma estratégia de e-mail marketing bem sucedida envolve mais do que apenas personalizar um tema e premir enviar. O subscritor entende que os serviços de e-mail armazenam informação sobre a sua atividade, e naturalmente, exige que a mesa seja utilizada para melhorar a sua experiência.

 

As mensagens adaptadas aos interesses do subscritor aumentam a nossa habilidade de manter a presença na caixa de entrada. De fato, os e-mails com assuntos personalizados ao subscritor têm uma taxa de abertura 50% mais alta que os e-mails com assuntos padrão.

 

Como norma, as campanhas que utilizam uma linguagem puramente promocional estão posicionadas para falhar. E para quem considera o trabalho de analisar como os nossos subscritores respondem a cada campanha um aborrecimento, atualmente é possível concluí-lo com mínima intervenção humana.

 

A inteligência artificial ao resgate

Alguns anos atrás, entender os interesses e comportamentos de cada subscritor era quase impossível, mas atualmente, graças a diferentes práticas emergentes de e-mail marketing, podemos simplificar a criação e o lançamento de campanhas mais bem sucedidas.

 

Um exemplo relevante é o uso da inteligência artificial, que predispõe a capacidade de extrair informação valiosa a partir da interação dos subscritores com um e-mail e usar esta informação para recomendar mensagens automáticas ou predizer comportamentos.

 

Esta tendência ajuda-nos não apenas a personalizar e segmentar o conteúdo de futuros e-mails, mas também a melhorar as conversões, sem a necessidade de passar horas a revisar métricas.

 

O uso da inteligência artificial numa campanha de e-mail marketing torna possível automatizar a segmentação de subscritores, com base nos dados demográficos e padrões de uso do subscritor. Através do mesmo, será possível criar esta relação autêntica e personalizada como a nossa audiência, garantindo melhores retornos.

 

E um feliz ano de marketing!

Em geral, as novas tendências de e-mail marketing são direcionadas a criar e manter comunicações mais seguras e personalizadas com a nossa audiência. E as tecnologias como a inteligência artificial vêm para melhorar o nosso entendimento sobre os interesses e comportamentos da audiência, possibilitando a criação de estratégias de e-mail mais enfáticas e humanas.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco