Poder -

Senador na metade do mandato nunca ganhou o governo no Piauí

Desde o restabelecimento das eleições diretas para governador, em 1982, o Piauí não registra um só caso de vitória, para o governo, de senador que esteja na metade do mandato. Todos os que se aventuraram na disputa pelo Palácio de Karnak, nessas circunstâncias, foram inapelavelmente derrotados nas urnas.É como se o eleitor quisesse que o senador cumpra integralmente todo o seu mandato de 8 anos.

O primeiro a perder a eleição para o governo foi o senador Alberto Silva (PMDB). Ele estava na metade do mandato parlamentar, em 82, e concorreu ao governo com o deputado federal Hugo Napoleão (PDS). Alberto viria a ganhar a eleição de governador em 1986, no final do seu mandato de senador.

Nas eleições de 1998, foi a vez do senador Hugo Napoleão, eleito em 1986 e reeleito em 1994, pelo PFL, perder a eleição de governador na metade do mandato. Ele concorreu com o governador Mão Santa (PMDB), que disputava a reeleição. Hugo voltou ao governo em 2001, no fim de seu mandato no senado, mas por decisão judicial.

Em 2006, foi a vez do senador Mão Santa também ser batido nas urnas quando estava na metade do mandato. Ele disputou o Karnak com o governador Wellington Dias (PT), candidato à reeleição, e perdeu ainda no primeiro turno. Voltou para Brasília para exercer o restante de seu mandato de senador.

O último exemplo, até aqui: em 2010, o senador João Vicente Claudino (PTB) também estava na metade do mandato e decidiu concorrer ao Governo do Estado. Foi derrotado. O vitorioso no pleito foi o governador Wilson Martins (PSB), que concorria à reeleição. JVC ficou na terceira colocação. O segundo turno foi disputado entre o governador e o tucano Sílvio Mendes.

O senador Wellington Dias estará na metade de seu mandato parlamentar em 2014 e se prepara para disputar outra vez o Governo do Estado ano que vem. Como já quebrou grandes tabus na política estadual, está convencido de que quebrará mais esse, o de senador em meio de mandato não se eleger governador do Piauí.

Fonte: (Diário do Povo - http://www.diariodopovo-pi.com.br/)

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco