Águas -

Luta pela integração do Rio Parnaíba ao São Francisco vem do Império

A transposição das águas do rio São Francisco, que volta a ser defendida pela bancada piauiense, é uma bandeira antiga das lideranças políticas do Estado. Já o Império, como lembra o deputado federal Paes Landim (PTB), que abraçou a ideia há 30 anos, quando iniciou sua carreira parlamentar, o Marquês de Paranaguá, deputado e senador, defendia a navegabilidade do Rio Parnaíba como um instrumento fundamental para o desenvolvimento da Província e da região.

O Marquês, conta o deputado, achava que o isolamento de Oeiras, capital imperial, encravada no sertão piauiense, somente poderia ser vencido com a navegabilidade do rio Parnaíba, na sua ligação com o rio São Francisco. Com a transferência da Capital de Oeiras para Teresina, feita por Saraiva, argumentou que a navegabilidade servisse ainda mais de suporte prioritário para o desenvolvimento da Província.

O deputado destacou que, em razão da luta de Paranaguá, foi criada depois a Companhia de Navegação do Rio Parnaíba, que, de certa maneira, teve seus resultados práticos porque fez a ligação fluvial entre Teresina e o litoral piauiense.  "Ele tinha, pois, uma visão iluminada e desenvolvimentista que até hoje muito de nós, homens públicos, não tivemos ainda condições de realizar", destaca Landim, completando: "Destaco a proposta que Paranaguá definiu naquela época - a junção das águas do rio São Francisco com o rio Parnaíba".

Na opinião de Paes Landim, o melhor efeito de demonstração da transposição das águas do São Francisco seria exatamente a ligação entre os dois rios, a partir da barragem de Sobradinho, feita perto da cidade de Remanso, distante 50 quilômetros de um afluente do Rio Piauí, que nasce próximo à fronteira com a Bahia.

Segundo o deputado, incrivelmente o governo federal até hoje não entendeu a importância dessa ligação, "por mais insistência que tenhamos feito nesse sentido". Ele conclui: "E Paranaguá já defendia essa junção das águas do Parnaíba com o rio São Francisco na época do Império!"

Fonte: (Diário do Povo - http://www.diariodopovo-pi.com.br/)

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco