Águas -

Deputado defende a interligação do Parnaíba com o São Francisco

“Gostaria de fazer alguns esclarecimentos políticos a respeito do Projeto de Integração da Bacia do São Francisco. Como político, defendo que nós tenhamos água de toda natureza e que tenhamos água em abundância. Quero dizer em abundância, porém sem desperdício. Defendo água de carros-pipa, cisternas, barraginhas, barragens subterrâneas, de grandes barragens e, na minha compreensão, precisamos também de água do Projeto de Integração de Bacias. Claro que essas águas precisam ser geridas de maneira adequada.

Concordo com a opinião do jornalista quando fala sobre o desperdício de água dos poços jorrantes da região de Cristino Castro e que as nossas águas armazenadas hoje têm pouca utilização. Nós precisamos e podemos dar utilização para a questão da piscicultura, irrigação, mas considero que a oferta de água ainda é insuficiente, tanto que muitos dos nossos animais morreram de sede e de fome (por falta de água para produção de alimentação animal).

Considero que é um desserviço ao Piauí colocar que temos água em abundância e que não precisamos de água de integração porque temos água sendo desperdiçada, dando ênfase à capacidade das nossas barragens. As barragens que temos têm grande capacidade, mas a armazenagem é muito baixa.

Defendo um debate sério, científico. Caso o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, já anunciado pelo ministro Fernando Bezerra, venha a definir que não é necessário ou não é economicamente viável fazer o Eixo Oeste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, então não se fará, mas não posso me conformar que o trabalho esteja sendo feito para outros estados, como Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, e não para o Piauí. Chega de pensar pequeno, de pensar que o Piauí não tem direito. Demagogia é fazer discurso contra água para o Piauí.

Gostaria de aproveitar a oportunidade e fazer um apelo ao diretor do DNOCS, José Carvalho, e ao Superintendente da Codevasf no Piauí, Valdiney Amorim, para que se manifestem publicamente, como gestores dos órgãos em que atuam, e se posicionem de maneira técnica sobre o assunto. A) JESUS RODRIGUES, Deputado Federal (PT-PI)"

Fonte: (Diário do Povo - http://www.diariodopovo-pi.com.br/)

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco