A conta chegou -

Secretária Janaínna Marques engavetava tomada de contas especial de sua gestão quando prefeita

 

 

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

 

_____________

Tomada de Contas Especial era uma das 17 que há muito estava engavetada na pasta da Secretaria de Infraestrutura, até que o TCE mandou que a gestora tomasse uma atitude frente ao caso. A pasta nunca disse porque chegou a desobedecer o TCE

______________

Janaínna Marques, lá e cá (Foto: Divulgação)
_Janaínna Marques, lá e cá (Foto: Divulgação) 

10 ANOS DEPOIS... A CONTA

O prefeito de Luzilândia Ronaldo Gomes publicou em rede social o que para ele foi um “espanto”. É que a secretária de Infraestrutura do governo do Piauí Janaínna Marques encaminhou para o gestor expediente informando sobre uma dívida para que realizasse o pagamento de cerca de R$ 193 mil referente a um convênio alvo de tomada de contas especial, julgado irregular. Dava a ele a opção de recorrer da decisão. 

Tratava-se de uma das tomadas de contas especiais que estavam engavetadas na pasta da Secretaria de Infraestrutura sem seguimento. O mais estranho: era um convênio assinado pela própria Janaínna Marques quando era prefeita em Luzilândia e pelo então secretário da pasta, Avelino Neiva. Ou seja, a conta de uma irregularidade que ocorreu no seu governo chegava agora para o atual gestor do município, que não deixou barato.

“A nossa luta para mantermos a situação financeira do município em dia é grande (...). E na última sexta-feira (a de antes da publicação, datada dia 3 de agosto), chegou mais uma das inúmeras cobranças que recebemos, mas essa foi de causar espanto, por tratar-se de uma cobrança da Secretaria de Estado de Infraestrutura do Piauí, no valor de R$ 193.812,50, referente a um convênio firmado em 17/09/2009, para implantação de redes elétricas, de sistemas simplificados de água, além de reservatório de água no município de Luzilândia”, iniciou o gestor, em sua publicação. 

E tascou: “As conta referentes a este convênio de 2009 não foram aprovadas e a dúvida é quanto à aplicação dos recursos, já que a cobrança vem do órgão chefiado pela mesma pessoa que assinou o convênio na época”. Ou seja, Janaínna Marques. 

ACÚMULO DE PROBLEMAS COM O TCE

Recentemente o TCE considerou que a gestora, enquanto secretária de Estado da Infraestrutura, cometeu algo considerado pela Corte de Contas como “grave”.

Janaínna Marques simplesmente não encaminhou a finalização de 17 tomadas de contas especiais com pendências no órgão.  Mesmo após o prazo de 180 dias. Em face disso a Corte de Contas determinou à gestora a imediata tomada de providências. 

Um dos convênios engavetado era esse de Luzilândia. A conta chegou, prefeito. E agora? 

VALE UMA SECRETARIA

Casos assim devem impressionar o leitor. Isso porque em empresas privadas desmandos ou atos que denotam má gestão nunca ocasionariam progressão de carreira. Mas na vida pública no Piauí, o político pode vir a ser até beneficiado com uma Secretaria de Estado.

VEJA PUBLICAÇÃO RELACIONADA:

- Secretaria de Estado da Infraestrutura engaveta 17 investigações sobre convênios

VEJA A LISTA DE ALGUNS CONVÊNIOS ENGAVETADOS:

 

Comentários

Trabalhe Conosco