Inércia governamental -

Membros do BOPE chegaram a fazer vaquinha para construção de banheiro feminino

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

O Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), do Ministério Público do Piauí (MPPI), constatou, através de auditoria, pequenos ‘detalhes’ que se somam a um todo e por sua vez recheiam um outro relatório de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), dando conta de desembolso financeiro dos próprios policiais para que eles tenham condições de trabalho digno no estado do Piauí. 

Um desses ‘detalhes’ que vieram à tona no relatório de auditoria do GACEP é a realização de vaquinha no Batalhão de Operações Especiais (BOPE) para a construção de um banheiro feminino.

Apurou-se que os policiais cotizam para a realização de pequenas reformas, com recursos próprios, como aconteceu com a construção do banheiro feminino”, apontam informações que constam de uma outra auditoria da Corte de Contas, que recebeu, via ofício, constatações de auditoria realizada pelo GACEP.

Um outro exemplo de vaquinha ocorreu no 8º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Piauí  (8º BPM/PI). “As instalações da unidade policial visitada não proporcionam o exercício adequado da atividade-fim, tendo sido constatados, entre outros problemas estruturais, fiação elétrica exposta, rachaduras nas paredes, e a necessidade de reparo do telhado (...) Constatou-se ainda que os próprios policiais arcam com o pagamento de internet, computadores e material de expediente”, trazem os documentos.

Ainda segundo as informações da auditoria do GACEP, com trechos do relatório reportados pelo TCE, na Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE) também ocorreu vaquinha.

“Segundo relatado, a manutenção do prédio da CIPE, quando necessária, é realizada pela PMPI e pela SEDUC/PI; porém, quando há necessidade de alguma intervenção urgente, os próprios policiais militares se mobilizam para custeá-la, com recursos próprios (cotização), inclusive para realização de pequenas reformas, como a substituição de revestimento de cerâmica da recepção da unidade policial visitada”, constataram. 

No Batalhão Tático Aéreo Policial (BTAP) “as despesas com a limpeza da piscina são custeadas pelos próprios policiais militares”.

No 5º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Piauí (5º BPM/PI), “os próprios policiais arcam com algumas despesas, como o pagamento de uma pessoa para a realização da limpeza e a internet do prédio”.

Essas informações foram pinceladas em relatório de auditoria realizado pela Corte de Contas no Fundo de Gestão da Segurança Pública do Piauí, documento esse que aponta uma série de impropriedades e amadorismo na gestão e governança dos recursos destinados para investimentos na melhoria da atividade policial.

Comentários

Trabalhe Conosco