Ex-chefe de gabinete de Ciro Noguei -

Ivan Valente diz que acionou o MPF para investigar "corrupção" na licitação do FNDE

 

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

 

_Deputado federal Ivan Valente (Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)
_Deputado federal Ivan Valente (Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados) 

O deputado federal Ivan Valente, do PSOL de São Paulo, informou que acionou o Ministério Público Federal (MPF) para investigar a licitação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que previa adquirir até 3.850 ônibus escolares com eventual sobrepreço de até 732 milhões de reais.

O deputado declarou que em meio às tratativas para futura compra estão nomes ligados ao Centrão, de "gente" do Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e de "gente" do ministro-chefe da Casa Civil Ciro Nogueira, "que manda no FNDE e nomeou o presidente do FNDE, que era o seu chefe de gabinete [Marcelo Ponte]. Costa Neto é o responsável pela indicação do Diretor de Assuntos Administrativos do FNDE [Garigham Amarante].

"Fizeram uma licitação em que superfaturaram ônibus para 2 bilhões e 100 praticamente. Era 1 bilhão e 300. Eles levariam mais de 700 milhões. Era hoje o pregão. Foi adiado. Na verdade, foi feito diminuindo para 1.500, mas o TCU já falou que não está valendo, porque vai passar pelo crivo [do tribunal]", disse o parlamentar.

"Está aqui constatada a corrupção direta lá na chefia da Casa Civil. É o Centrão roubando. É o Bolsonaro roubando. É o Governo corrupto do Bolsonaro em ação. Era esperado. Eles entendem disto, de roubar. Está aqui o Sr. Marcelo Ponte. A licitação foi feita com eles mesmo reduzindo para um bilhão e meio, mas não passará no TCU. Iam roubar na mão grande 700 milhões de reais. E o Bolsonaro falou agora, indo para São Paulo, sabe o quê? Que eles é que descobriram", complementou o político do PSOL.

Matéria Relacionada:___

- Câmara discutirá convocação do ministro Ciro Nogueira após licitação suspeita do FNDE

Comentários

Trabalhe Conosco