Ano Eleitoral -

Exclusivo: conselheiros do TCE autorizam devassa em pastas na farra das pavimentações

 

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

 

_____________________

PELO MENOS A CORTE DE CONTAS TRABALHA

- O suposto esquema de estradas vicinais, ocorrido no IDEPI, envolvendo empreiteiros, engenheiros e políticos no ano de 2014, possivelmente, espraiou-se por outras pastas. Quatro anos depois da Corte de Contas mandar abrir tomadas de contas especiais, começam a ser apresentados os primeiros relatórios detalhados que comprovariam a farra. Já a atuação dos outros órgãos de controle não levou ninguém para a cadeia. Ao contrário. Todos os envolvidos atuaram livremente. Agora, com o esquema maior, envolvendo, supostamente, pavimentação em paralelepípedo, o TCE inicia a determinação para novas tomadas de contas especiais. Dessa vez, as eleições são as de 2018. Leia a matéria abaixo.

_______________________


 

    Foto: Divulgação

 

DE QUATRO EM QUATRO ANOS UMA MEGA FARRA

Após o pleno do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) entender pela necessidade da realização de tomadas de contas especiais para apurar o possível sobrepreço em milhões e milhões de reais na farra das pavimentações em paralelepípedo, ocorrida no ano pré e eleitoral, respectivamente, 2017 e 2018, os casos que envolvem as diversas pastas foram designados para alguns dos seus respectivos relatores que já mandaram apurar os valores pagos a mais por essa obras em todo o estado.

O conselheiro Olavo Rebelo, por exemplo, é o encarregado pelo IDEPI -  órgão famoso por envolvimento em supostos casos de corrupção, junto com empreiteiros, engenheiros, políticos, e agora, possivelmente, alguns advogados, que lutam há anos para calar e condenar o portal 180graus e alguns dos seus jornalistas por escreverem sobre o suposto esquema. O caso foi parar na mão de Olavo Rebelo, após o conselheiro substituto Alisson Araújo declarar-se suspeito.

O conselheiro Kennedy Barros ficou a cargo da Coordenadoria do Programa de Combate à Pobreza Rural; a Secretaria de Infraestrutura ficou a cargo do conselheiro Jaylson Campelo; a Secretaria das Cidades ficou a cargo do conselheiro Kléber Eulálio; a batida pasta do Turismo ficou a cargo da conselheira Lília Martins.

Outros órgãos também estariam envolvidos na farra, como aponta relatório técnico da Corte de Contas. São eles SETRANS, CDSOL, SEDEC, COMEPI, mas ainda não houve determinação para a apuração dos fatos, “elaborando relatório circunstanciado quanto à identificação dos responsáveis e quantificação dos danos referentes aos recursos aplicados no objeto pavimentação em paralelepípedo”.

Mas tudo é uma questão de tempo, uma vez que o pleno já decidiu por tal medida, e necessitaria somente do despacho de um relator em específico.

_A divisão do bolo milionário

 

UMA ELEIÇÃO DEPOIS: O MÉTODO IDEPI ESPALHOU-SE PELAS PASTAS

A investigação da farra de pavimentações em paralelepípedos na última eleição, com a determinação para a realização de tomada de contas especiais, ocorre uma eleição depois da farra com estradas vicinais.

As denúncias ao Tribunal de Contas na época ainda do governo Zé Filho - que tentava a reeleição -  resultaram em mais de 30 tomadas de contas especiais, que quatro anos depois de iniciadas, estão mais próxima de um desfecho na Corte de Contas.

A questão, no entanto, é trabalhosa. E os integrantes dos órgão de controle têm tomado diversos cuidados diante da complexidade que envolve o caso e da polêmica em torno dele.

Uma divisão do Tribunal de Contas, a de tecnologia, atrelada à Diretoria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia, já começou inclusive a apresentar a primeira parte dos relatórios, a chamada "parte incontroversa", determinação do conselheiro Delano Câmara.

Esse CASO IDEPI envolve várias empreiteiras que participaram do suposto esquema. São mais de 10. Advogados de alguns desses empreiteiros chegaram atuar fortemente para tentar calar o 180grause incriminar jornalistas.

Tiveram apoio de ao menos um portal de notícia, possivelmente pagos, também para atacar jornalistas responsáveis pela cobertura.

Há ainda investigações sobre a participação de autoridades para incriminar jornalistas, em conluio com advogados e portais de notícia.

Uma carta anônima endereçada à Corte de Contas chegou a dizer que o escândalo IDEPI seria resolvido na amizade. 

REVEJA O MATERIAL:

- EXCLUSIVO: denúncia diz que Escândalo IDEPI seria resolvido na “amizade”

Comentários

Trabalhe Conosco