Teresina já teve premiados -

Olimpíada Nacional de Ciências 2018 está com inscrições abertas

    Ascom/Semec

Estão abertas e seguem até o dia 8 de agosto as inscrições para a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2018, direcionada para estudantes devidamente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico e que não tenham ingressado em curso superior de escolas brasileiras públicas e privadas, situadas em todo território nacional.

A ONC é uma atividade promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ) e Instituto Butantã com o objetivo de despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental. Além de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas e proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações.

A olimpíada realizada em duas fases (Fase I e Fase II) é organizada pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química, que tem como órgão deliberativo o Conselho de Coordenadores das Olimpíadas de Química.

Para que o estudante esteja apto a participar da Olimpíada é necessário que a escola tenha um representante cadastrado no Programa Nacional Olimpíadas de Ciências.

A ficha de cadastro do representante da escola, professor ou coordenador encontra-se disponível no sítio eletrônico http://www.onciencias.org. As orientações para efetivar o cadastro estarão disponíveis apenas durante o período de inscrição. O representante cadastrado é o responsável pela inscrição dos alunos, aplicação e correção do exame da Fase I.

Os estudantes com pontuação final normalizada, igual ou superior a 50 pontos, serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou menção honrosa de acordo com a pontuação alcançada.

Cidade Olímpica Educacional
Em 2017, o Programa Cidade Olímpica Educacional passou a contar com a disciplina de ciências. A ideia surgiu a partir do surpreendente desempenho dos alunos teresinenses na primeira edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que aconteceu em 2016. Mesmo sem conhecimento específico da área, jovens do Cidade Olímpica participaram da competição e conquistaram duas medalhas, prata e bronze, além de 15 menções honrosas. No Piauí, além da Rede Municipal, somente uma escola particular conseguiu o feito de alunos medalhistas na nova olimpíada.

Em 2017, Teresina é mais uma vez destaque com o número de alunos de escolas municipais qualificados para a etapa nacional. No Piauí, 187 jovens de escolas públicas e privadas foram classificados para a 2ª fase, sendo 62 alunos do Programa Cidade Olímpica Educacional.

O programa da Prefeitura de Teresina, Cidade Olímpica Educacional, auxilia no estudo de disciplinas específicas aos sábados e impulsiona a participação de estudantes da Rede Municipal em olimpíadas de conhecimento.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco