Itinerários Formativos -

Novo Ensino Médio: Estudantes piauienses devem responder formulário

A implementação do Novo Ensino Médio chega a uma nova etapa. Do dia 17 de setembro a 1 de outubro ficará disponível o questionário de escuta para estudantes do 9º ano do Fundamental, 1º e 2º ano do Ensino Médio. O protagonismo do futuro já começa agora e é por isso que eles farão parte da construção dos Itinerários Formativos (IF), item do novo currículo que dará a oportunidade de aprofundamento em uma área do conhecimento.

PREENCHA AQUI O FORMULÁRIO

Os IF fazem parte da nova configuração do Ensino Médio, que terá uma carga horária total de 3 mil horas nos três anos, sendo 1.200 dedicadas aos itinerários. Os estudantes terão a oportunidade de escolherem algumas das áreas disponíveis para cursar suas trilhas de conhecimento e cada escola fará a escolha dessa oferta de acordo com suas realidades. 

Nesta ação os estudantes poderão opinar, através de um formulário eletrônico, sobre a sua visão de futuro, o que espera do novo ensino médio e quais áreas têm mais interesse para aprofundar seus conhecimentos. Em menos de 5 minutos será possível fazer o preenchimento do formulário, que será individual. As escolas poderão auxiliar os estudantes neste processo, disponibilizando computadores e orientando quanto ao correto preenchimento. Os resultados obtidos balizarão a implementação dos itinerários de cada região e escola.

Serão colocados à disposição: 

ITINERÁRIO FORMATIVO DA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS: 

· Trilha de Aprendizagem intitulada Cyber Mais: aprofundamento específico da área de Linguagens e Suas Tecnologias;
· Trilha de Aprendizagem intitulada Construindo a Nossa Identidade: aprofundamento integrado da área de Linguagens e suas Tecnologias com as demais áreas do conhecimento. 

ITINERÁRIO FORMATIVO DA ÁREA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: 

· Trilha de Aprendizagem denominada Matemática na Prática: aprofundamento específico da área de Matemática e suas Tecnologias; 

· Trilha de Aprendizagem intitulada Matematicando em 3, 2, 1: aprofundamento integrado da área de Matemática e suas Tecnologias com as demais áreas do conhecimento. 

ITINERÁRIO FORMATIVO DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: 

· Trilha de Aprendizagem denominada Saúde & Tecnologia: aprofundamento específico da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 

· Trilha de Aprendizagem intitulada Ciência, Tecnologia & Inovação: aprofundamento integrado da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias com as demais áreas do conhecimento. 

ITINERÁRIO FORMATIVO DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS: 

· Trilha de Aprendizagem denominada Revolução 4.0: Conecte-se!: aprofundamento específico da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; 

· Trilha de Aprendizagem intitulada Mundo Jovem: Vivências e Conectividades: aprofundamento integrado da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas com as demais áreas do conhecimento. 

ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL: 

(nomeado Itinerário Formativo de Educação Técnica e Profissional apresentando estrutura curricular diferenciada em razão das especificidades da Educação Técnica e Profissional) 

· Formação para o Mundo do Trabalho (Projeto de Aprendizagem Interdisciplinar; Educação Tecnológica e Midiática; Ética e Relações Interpessoais); 

· Projeto de Vida; 

· Eletivas; 

· Trilha de Formação Profissional: Habilitação Profissional Técnica e/ou Qualificação Profissional. 

 

Fonte: Secretaria de Estado da Educação

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco