
Governador Tarcísio demite Delegado Da Cunha da Polícia Civil de São Paulo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), demitiu o deputado federal Carlos Alberto da Cunha (União-SP), conhecido como Delegado Da Cunha, dos quadros da Polícia Civil do Estado. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (03/09) no Diário Oficial de São Paulo, após a conclusão de um processo administrativo. Com informações do Metrópoles.
Da Cunha recebeu a pena de demissão a bem do serviço público. Conforme a decisão, as acusações consideradas procedentes envolvem a divulgação intencional de informações sigilosas obtidas em razão do cargo, com possível prejuízo ao Estado ou a particulares, além de conduta enquadrada como improbidade administrativa.
O deputado estava licenciado da Polícia Civil quando ganhou projeção nacional ao publicar vídeos de operações policiais nas redes sociais. Em 2021, ele foi afastado das ruas, teve a arma e o distintivo recolhidos e passou a responder a procedimentos na Corregedoria por suspeitas relacionadas ao uso da estrutura da corporação em gravações. Naquele ano, pediu licença não remunerada.

Eleito deputado federal em 2022, Da Cunha também se tornou réu em um processo por violência doméstica contra a ex-companheira Betina Grusiecki. O Ministério Público de São Paulo o denunciou por lesão corporal, ameaça e dano qualificado. O parlamentar nega as acusações. Um processo relacionado a um episódio de 2020, no qual ele foi acusado de reencenar uma ocorrência de sequestro para gravação, foi arquivado em 2024.
A decisão de demissão foi embasada, entre outros documentos, em parecer e despacho da Assessoria Jurídica do Governo de São Paulo, datados de 1º de setembro. Da Cunha não foi localizado para comentar a medida. O espaço permanece aberto para manifestação.










