
Explosão atinge Ministério da Defesa da Síria após ataque aéreo de Israel transmitido ao vivo; veja
Na manhã desta quarta-feira (16/07), Israel realizou um ataque aéreo contra o Ministério da Defesa da Síria, em Damasco. A ação foi transmitida ao vivo pela emissora Al Jazeera, que mostrou imagens impactantes do momento em que uma grande explosão atingiu o edifício, situado nas imediações do Palácio Presidencial da capital.

A explosão provocou severos danos à estrutura, espalhando destroços e formando uma espessa nuvem de fumaça sobre a região. De acordo com as Forças Armadas de Israel, o bombardeio foi uma retaliação a recentes confrontos entre o Exército sírio e a comunidade drusa, presente tanto em território sírio quanto israelense.
Segundo os militares israelenses, o alvo específico foi “o portão de entrada do complexo do quartel-general militar do regime sírio”. Eles também afirmaram que continuam “monitorando ações contra civis drusos no sul da Síria”.
Informações do Ministério da Saúde da Síria confirmam que o ataque resultou em ao menos três mortos e 34 feridos. A emissora estatal Elekhbariya relatou que entre os feridos há dois civis, conforme divulgado pelo portal g1.
BREAKING:
— sarah (@sahouraxo) July 16, 2025
This is not Gaza.
This is not Beirut.
This is Damascus.
Israel is raining bombs on Syria’s capital, targeting civilian neighborhoods and government sites, in one of the oldest cities on Earth — a city that has stood for over 11,000 years. pic.twitter.com/7iPm4WwPZg
Em resposta à ofensiva, o Ministério da Defesa sírio recomendou que os moradores de Damasco permanecessem em casa. Conforme relatos coletados pela agência Reuters, parte da população buscou abrigo em casa, sem acesso à energia elétrica, temendo novos ataques.
Este é o terceiro dia consecutivo de ofensivas por parte de Israel. Fontes ligadas ao Ministério da Defesa sírio informaram à Reuters que dois drones teriam atingido o prédio e que autoridades se esconderam no porão durante o bombardeio.
Fonte: Bnews








