Engenheira agrônoma explicou -

Espigas de milho com doença são achadas em propriedade em cidade do Piauí

Um fato curioso ocorrido em Massapê do Piauí, chamou a atenção de moradores. No último domingo (16/05), uma espiga de milho com grãos cinzas, e de tamanhos desproporcionais, foi encontrada por uma moradora. As informações são do Cidades na Net.

A espiga foi colhida por Clara Joana da Silva, na propriedade de sua mãe, situada na localidade Jacu, zona rural do município de Massapê do Piauí.

    Arquivo pessoal

Segundo uma irmã de Clara, esta é a segunda vez que uma espiga com essas características é colhida. O primeiro caso aconteceu na semana passada.

A engenheira agrônoma Catiana Vieira, de Jaicós, informou que o fato se trata de uma doença conhecida como Carvão-Comum-do-Milho, que é causada pelo fungo Ustilago maydis (DC) Cda.

Como é o nome dessa doença?

É conhecida como carvão-comum-do-milho. É uma doença cosmopolita, ou seja, ocorre por todo o mundo. No Brasil é uma doença generalizada em todas as regiões de produção, mas ainda é considerada de importância secundária, ou seja: mesmo havendo a incidência do fungo na área, a doença não trará perdas significativas de produção.

Qual é o agente causador?

É um fungo, cujo nome científico é Ustilago maydis.

Evitar a ocorrência de injúrias e de lagartas nas espigas

Contudo, o produtor não precisa se desesperar com o surgimento inesperado desse fungo em sua plantação, pois como foi dito: até o momento ele é considerado uma doença secundária do milho e de início não lhe trará prejuízos significativos.

No entanto o produtor deve se preocupar sim e ao identificar o fungo, de imediato adotar as medidas cabíveis aqui citadas, uma vez que, se é secundário pode se tornar primário um dia e vir se tornar um problema sério, não somente para ele, mas para todos.

Possíveis causas do surgimento da doença

Provavelmente na aquisição de sementes contaminadas, isso associado à má distribuição das chuvas, pode ter favorecido a doença, considerando que o estresse hídrico é um fator que contribui para a proliferação do fungo.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco