
Ministro Kássio Nunes Marques assume como membro efetivo do TSE nesta quinta-feira
O ministro Kássio Nunes Marques assume como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão ordinária desta quinta-feira (25), a partir das 10h. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Morais, adiantou que hoje será realizada a eleição e a posse do vice-presidente do TSE.

Nunes Marques assume a vaga, com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski em abril deste ano. Nunes integrava a Corte Eleitoral na condição de substituto, desde 31 de agosto de 2021. Na semana passada, ele foi eleito pelo Plenário do Supremo para o cargo.
Lewandowski também era vice-presidente da Corte Eleitoral. Por isso, com o cargo vago, serão realizadas eleição e posse nesta quinta. De acordo com a Constituição Federal, artigo 119, parágrafo único, o TSE elege presidente e vice-presidente entre os ministros provenientes do STF.
O TSE é composto por, no mínimo, sete membros: três são provenientes do STF, dois do STJ e outros dois juristas advindos da advocacia. Além dos integrantes efetivos, também são designados para compor a Corte Eleitoral ministros substitutos, em igual número, nas respectivas categorias (STF, STJ e classe dos juristas).
Fonte: ASCOM TSE