Redobrando os cuidados -

Vigilância Sanitária orienta sobre cuidados com retomada das atividades econômicas em Teresina

Com o início da primeira fase da retomada das atividades econômicas de Teresina esta semana, a Vigilância Sanitária do município alerta para a necessidade ainda maior de se continuar adotando medidas de proteção contra o novo Coronavírus. O objetivo é evitar o aumento do número de infectados e de óbitos pela Covid-19.

“Devemos redobrar os cuidados neste momento em que algumas atividades voltam a funcionar na cidade. As pessoas precisam continuar atentas aos protocolos básicos de proteção, como evitar cumprimentar as pessoas com apertos de mãos, abraços, beijos ou outro tipo de contato físico; evitar tocar a boca, nariz e rosto com as mãos; ficar em casa sempre que possível e utilizar os serviços online e delivery”, explica a gerente da Vigilância Sanitária de Teresina, Jeanyne Seba.

A gerente orienta também sobre o comportamento a ser adotado caso seja necessário utilizar alguns dos serviços que estão em funcionamento. “A nossa orientação é que a pessoa permaneça no estabelecimento o menor tempo possível. É importante planejar as atividades antes de sair de casa; sempre ficar a uma distância mínima de dois metros de qualquer pessoa dentro da empresa; realizar a higienização das mãos ao entrar e sair de estabelecimentos, ao acessar balcões de atendimento e “caixas”; evitar conversar, manusear telefone, ou tocar no nariz, boca, olhos durante a permanência no interior dos estabelecimentos; ao realizar  as compras, reduzir o manuseio de produtos e realizar pagamentos de preferência por meios eletrônicos”, destaca.

Jeanyne ressalta ainda sobre a importância do uso de máscara de tripla proteção como forma de proteção. Ela lembra que é preciso lavar as mãos com água e sabão ou passar álcool 70% antes de colocar a máscara no rosto. “A máscara deve ficar ajustada ao rosto cobrindo totalmente a boca e o nariz, não devendo ser retirada para tossir, espirrar ou falar. A troca de máscaras deve ser feita a cada duas horas, ou sempre que estiver úmida. Ela deve ser retirada pela frente e guardada em um saco plástico bem fechado, de onde será retirado apenas para lavar novamente, ou para ir ao lixo, no caso das descartáveis”.

A gerente lembra que, no entanto, o uso de máscara não garante a proteção total do indivíduo. “Mesmo com toda essa orientação, o isolamento social é a melhor forma de proteção da população. Sem esse compromisso, mais pessoas podem ser infectadas pelo vírus, o retorno das atividades econômicas fica comprometido e as medidas de flexibilização podem ser adiadas”, alerta Jeanyne Seba.

Nessa primeira fase de reabertura, que terá 14 dias, os estabelecimentos comerciais e empresariais funcionarão quatro dias por semana, de segunda a quinta-feira, em turno único de trabalho de seis horas consecutivas por dia. Todos ficam obrigados a fixar cartazes com orientações sobre a Covid-19 e as medidas de proteção dentro do estabelecimento para clientes, funcionários e prestadores de serviço. Continua suspenso o funcionamento de escolas, bares, restaurantes, shoppings e de todos aqueles setores que geram aglomerações.

Fonte: Com informações da PMT

Comentários

Trabalhe Conosco