Grupo com ‘Otoridades’ -

Conselheiro do TCE interpela criminalmente organizador do ‘Xico Prime’

 

 

Por Rômulo Rocha – De Brasília

 

______________

LIBERDADE QUE DESTRÓI

- O ataque condenável à Corte de Contas do Piauí e a um dos seus membros: “Num país honesto o Kennedy Barros tava era PRESO!”, “Olha o que acarreta o seu trabalho para os corruptos do Piauí, Kennedy Barros?”

_____________________________

 

ATAQUES DESTEMPERADOS

No mundo civilizado, aqueles que não aplaudem ou não coadunam com suspeitas recorrem às autoridades e as relatam para que sejam apuradas, daí, tendo fundamentos, são investigadas e cabe então à Justiça dizer após fases como a instrutória, se o que é reportado possui tons de verdade real.

Mas num grupo no WhatsApp que reúne um rol seleto de autoridades e formadores de opinião no Piauí e em Brasília e que deveria ser voltado para discussões sadias, esse regramento parece não prevalecer.

Ao contrário, lá há acusações as mais diversas, ataques destemperados, possível disseminação de raiva, rancor, ódio contra políticos e profissional de imprensa. A coisa, ao que parece, passou do limite.

O idealizador de tal espaço - o Xico Prime, é apontado como que sendo Marciano Valério Antao Arrais. Nesse grupo, indagar sobre a veracidade de assuntos relacionados a algumas personalidades políticas [que possuem inúmeros membros de sua assessoria como integrantes] é motivo de dura repressão e até ações judiciais, enquanto chamar outros de “ladrão” pode, e fazer ilações pejorativas as mais diversas em tons afirmativos contra alguns, também.

AÇÃO E REAÇÃO

É por causa dessas situações que parecem fugir à racionalidade, que o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Joaquim Kennedy Nogueira Barros, interpelou criminalmente o organizador do grupo, apontado como “servidor público” na peça judicial, para explicar, por exemplo, afirmações como: “Esse Kennedy Barros avocou processo de outro Conselheiro... Só para liberar 54 milhões para o Firmino do Fundeb”.

 

Ainda: “Vamos seguir o rastro do dinheiro? Quer apostar se o dinheiro não cai nas empresas de laranjas do Luiz Carlos?”

E segue: “Aguardem o Xico Prime seguindo o rastro do dinheiro que o Kennedy Barros liberou para o Firmino Filho”

“Num país honesto, o Kennedy Barros tava (sic) era preso”

“Olha o que acarreta o seu trabalho para os corruptos do Piauí, Kennedy Barros?”

“Kennedy Barros, advogado do Firmino corrupto Filho”

“Manda o Kennedy Barros processar o Xico Prime. Eu rezo todo dia por um processo dos amigos do Firmino!!!”

“Cadê o Kennedy Barros para processar o Xico Prime”, desafia.

NA VISÃO DO "XICO" TCE É PIOR DO QUE O TRIBUNAL DO CRIME DO RIO

Ataques a advogados, na presença de outros. Ninguém faz nada...
Ataques a advogados, na presença de outros. Ninguém faz nada... 

 

A coisa não para por aí. E se expor um dos membros do Tribunal de Contas do Estado do Piauí de forma tão acintosa já o seria uma grave e vexatória [por que não criminosa] exposição pública, o que dizer então de um ataque frontal à própria Corte de Contas e contra todos os seus membros.

“Agora, quem aprova essas molecagens é (sic) os meninos que chegaram por Política [no Tribunal de Contas]”, tascou.

O atual presidente do Tribunal de Contas, Olavo Rebelo, que vem fazendo um grande trabalho no combate à corrupção, é um dos que chegaram por indicação política, mas que tem tido uma atuação ímpar. Só que isso não foi levado em consideração pelo organizador do grupo "Xico Prime".

E continua o acusador, como de dedo em riste: “Daqui alguns anos o Brasil irá extinguir esses tribunais e servirá de chacota para gerações futuras”.

Presidente do TCE, um dos atingidos
Presidente do TCE, um dos atingidos 

 

Para logo em seguida fazer o mais duro ataque a um dos principais órgãos, talvez um dos mais atuantes nos tempos que seguem, em meio aos que compõem a rede de controle no Piauí: “Eu confio mais no tribunal do crime do Rio de Janeiro que nos julgamentos do TCE-PI contra o W. Dias e o Firmino”. Desferiu o mais duro golpe num momento no Brasil em que se defende o fim da irracionalidade e das agressividades.

As insinuações e afirmações foram feitas para várias autoridades, assessores de políticos, candidatos, políticos, advogados e advogadas reconhecidas do mundo jurídico, candidato ao governo, jornalistas (muitos só bajulam o ‘Xiquinho’ ou o ‘Seu Francisco’). Ninguém diz nada. Quem ousa contestar é expulso. É uma espécie de mini Tribunal... Isso. E com autoridades e tudo.

 

NORBERTO CAMPELO: ELE CHEGA A DESAFIAR O CONSELHEIRO

O advogado que assina a peça jurídica contra o organizador do Xico Prime é o ex-presidente da OAB, Norberto Campelo.

“Oportuno observar, ainda, o tom ostensivo das consignações postadas pelo interpelado que, em última análise, chega a desafiar o interpelante a processá-lo”, ressalta.

A foto do conselheiro foi exposta diversas vezes com indagações um tanto comprometedoras.

ATAQUES PARTIRAM DE MARCIANO VALÉRIO ANTAO ARRAIS, DIZ ADVOGADO

Marciano Arrais - ele coordena um agressivo grupo com várias personalidades públicas do Piauí. Ninguém ousa contestá-lo.
Marciano Arrais - Ele coordena um agressivo grupo com várias personalidades públicas do Piauí. Ninguém ousava contestá-lo. A história mudou... e rápido

 

“Antes de tudo é preciso deixar claro que as declarações partiram do cidadão Marciano Valério Antao Arrais, eis que não cabe a qualquer cidadão tecer, sem adequadas justificativas, ilações sobre condutas de cidadãos que têm a seu favor o princípio basilar da inocência, em defavor da descabida presunção de crime, eis que os possíveis favorecimentos insinuados, nada mais são do que crime definido em lei”, acresce o renomado e reconhecido advogado, ex-integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Impede salientar que as declarações foram emitidas sem qualquer análise de documentos, e ignorou o já sedimentado bom proceder profissional do nobre Conselheiro, ora interpelante”, complementa.

Argumenta também que ainda que não tenha dúvidas da “hostilidade” dos ataques, o conselheiro primeiro interpelou o acusado, para ter real dimensão dos crimes cometidos.

ATAQUE AO PRESTÍGIO DO TCE (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA)

Advogado Norberto Campelo, que representa o conselheiro do TCE:
Advogado Norberto Campelo, que representa o conselheiro do Tribunal de Contas

 

É válido ressaltar que Marciano pode ter atentado não só contra o prestígio do servidor público, mas da própria Administração Pública, representada por um dos seus membros e por uma instituição.

O conselheiro quer que o ‘dono da bola’ no ‘Xico Prime’ responda aos seguintes questionamentos:

- Qual o exato alcance de suas palavras. Devendo apresentar esclarecimentos objetivos, francos, diretos, sem perífrases, entrelinhas, ironias ou insinuações;

- Com quais fundamentos e justificativas faz as afirmações e interrogações em tom retórico;

- Qual sua real intenção em insinuações sugestivas e maledicentes;

- Quais os documentos embasaram suas declarações;

- Oportunidade que requer sejam apresentadas em juízo;

- Como comprova a imputação do Sr. Kennedy Barros ter avocado processos de outro conselheiro, bem como a afirmação de liberação de 54 milhões para o Firmino do Fundeb;

- Qual o apontado nexo existente entre o sr. Kennedy Barros e os corruptos do Piauí;

- De forma clara, o que significa a afirmativa “Kennedy Barros, advogado do Firmino corrupto Filho”: quais os elementos que comprovam as justificativas que supostamente venha a apresentar.

Após respondidas as interpelações as respostas devem então ser encaminhadas para o advogado Norberto Campelo, visando sejam tomadas as providências seguintes.

 

 

AFINIDADE MORAL

Estar nesse grupo hoje em dia faz lembrar o dito milenar: diga-me com quem andas, e te direi quem és".

O Xico Prime é usado ainda para difusão de propaganda política.

É pago?


Em querendo se manifestar, o titular do Xico Prime, que afirma ser homem para assumir tudo o que diz, pode fazer uso do seguinte e-mail: jornalistaromulorocha@uol.com.br.

Comentários

Trabalhe Conosco