Ofertas de serviços e atuação -

Cidadania Ativa beneficiou mais de 88 mil na capital e interior

O Programa Cidadania Ativa, instituído pelo Governo Wellington Dias, através da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), levou seus serviços ao longo dos últimos onze meses a um total de 88.332 mil pessoas, sendo 11.866 na capital e 76.466 no interior.

No interior são 70 os municípios atendidos pelo programa, sendo Itaueira, Canto do Buriti, Rio Grande do Piauí, Pavussu, Flores, Pajeú, Ribeira do Piauí, Nova Santa Rita e Simplício Mendes, além da capital, os últimos a receberem o programa neste mês de novembro. São elaborados projetos de atendimento às comunidades piauienses até o fim do ano.

Em Teresina, o Cidadania Ativa atendeu 11 mil pessoas com serviços permanentes e continuados em 27 pontos, segundo informa o técnico de Apoio Assistencial, Matias Filho, destacando que a iniciativa nessa área começou ainda em 2004.

Nesse período, as cidades do interior beneficiadas pela presença do Cidadania Ativa tiveram a oferta de serviços completos em todas as áreas de atuação desde fornecimento de documentos a outras atividades, destacando-se fotografia para documentos, expedição de carteiras de identidade e de trabalho, certidão de nascimento, alistamento militar.

Outros serviços são: orientações nutricionais, consultoria jurídica, informações sobre os direitos das pessoas com deficiência e passe livre, palestras sobre saúde e distribuição de preservativo masculino, informações sobre contas, parcelamento e uso racional da água e de energia e sobre previdência social. São realizadas também palestra sobre prevenção a acidentes domésticos, noções básicas de primeiros socorros e verificação de pressão arterial, sendo os últimos serviços ofertados através do Corpo de Bombeiros.

O Cidadania Ativa também atua em palestras educativas sobre trânsito e carteira de habilitação, atividades de recreação, oficina, desenho e pintura de rosto oferecidos pela Sasc e ainda oficina de beleza; balcão de informações através da Ouvidoria Geral do Estado; apoio técnico a entidades representativas, apoio técnico pela Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí.

Participam do programa, através de parcerias voltadas para o atendimento gratuito à sociedade piauiense, os seguintes órgãos: Sasc, Secretaria da Segurança, Superitendência Regional do Ministério do Trabalho, Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Setre) - Sistema Nacional de Emprego (Sine), Cartório, Junta Militar, Defensoria Pública, Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Agespisa, Cepisa, Corpo de Bombeiros, Detran, Polícia Militar, Ouvidoria Geral do Estado, ATI e outras.

Fonte: Ccom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco