Evite as arritmias cardíacas -

Arritmias cardíacas: cuidados que ajudam a preveni-las

Emboras poucas pessoas se deem conta, as arritmias destacam-se como um dos problemas cardiovasculares mais comuns enfrentados pela população. A doença provoca aceleração ou retardamento dos batimentos cardíacos e que podem ser prevenidas por meio da adoção de alguns hábitos simples no dia-a-dia.

A fibrilação atrial, o tipo mais comum de arritmia ainda é uma doença que leva os átrios do coração a contraírem de forma desordenada, prejudicando o bombeamento do fluxo de sangue para o restante do corpo. Essa condição, que atinge sobretudo a população idosa, tem como principais sintomas as palpitações, que causam um forte mal-estar e a sensação de que o coração está disparando, além de tonturas e cansaço. Estes sintomas aparecem sobretudo em sua forma aguda, e o diagnóstico costuma ser feito em situações de emergência por um eletrocardiograma.

A fibrilação atrial, além do descompasso cardíaco, dificulta a circulação do sangue facilita a formação de coágulos dentro do coração que, ao transitarem pelo sistema circulatório, têm potencial de provocar consequências graves para os pacientes. A consequência mais séria ocorre quando um coágulo migra para o cérebro por meio das artérias carótidas, bloqueando o fluxo de sangue para o órgão e provocando um acidente vascular cerebral (AVC) – mais conhecido como derrame cerebral, de tipo isquêmico. Este é o tipo mais comum de AVC, representando cerca de 85% dos casos, e pacientes com fibrilação atrial têm até cinco vezes mais chances de tê-lo em relação a pessoas com uma frequência cardíaca normal.

COMO PREVENIR

As arritmias como a fibrilação atrial, apesar de comuns e de serem porta de entrada para problemas mais graves, estão muito relacionadas a hábitos prejudiciais praticados no decorrer da vida e podem ser prevenidas por meio da adoção de um estilo de vida mais saudável.

Vamos a eles:

1) Praticar exercícios físicos

Os exercícios trazem benefícios físicos, sociais e psicológicos, levando a uma melhora no humor e consequentemente ao fortalecimento do sistema imunológico. Combatem não somente a arritmia, mas também diversos outros males que se agravam no decorrer da vida, como o diabetes, a osteoporose o aumento indesejado de peso, além de diminuir o estres e a ansiedade.

2) Ter uma alimentação saudável

Alimentar-se de forma equilibrada, ingerindo nutrientes variados em quantidades balanceadas, também é uma forma de prevenir arritmias. O excesso de gorduras leva ao aumento da pressão sanguínea e pode provocar uma série de complicações cardiovasculares.

3) Dormir bem

A apneia do sono, uma obstrução das vias respiratórias superiores durante o sono, está entre os fatores que favorecem a FA, por levar o paciente a fazer um esforço maior do que o normal para respirar, o que aumenta os batimentos cardíacos e, consequentemente, os riscos de arritmia. Mudanças nos hábitos de vida podem contribuir muito com a melhora da apneia do sono. Perder peso, dormir de lado, evitar o fumo, o consumo de bebidas alcoólicas e de comidas pesadas antes de dormir são alguns exemplos. Elevar a cabeceira da cama também é um hábito benéfico.

4) Beber com moderação

O álcool é uma toxina que se difunde facilmente pelo corpo e, se consumido em excesso, prejudica a capacidade de contração do coração, provocando arritmias e outras disfunções cardiovasculares.

5) Não fumar

O tabagismo é fator de risco para arritmias como a fibrilação atrial, pois aumenta a liberação de substâncias como a adrenalina, que aceleram os batimentos cardíacos e podem provocar arritmias no médio e longo prazo.

TRATAMENTO

As arritmias também podem e devem ser tratadas. Esse tratamento inclui as mudanças dos hábitos acima descritos e a prevenção da formação de coágulos por meio de medicamentos anticoagulantes. Atualmente há opções mais seguras de tratamentos a disposição da classe médica. Novos produtos que diminuem a coagulação sanguínea mas seus efeitos podem ser revertidos rapidamente em casos de cirurgias de emergência e de acidentes.

Fonte: Com informações de Bárbara Gaspar da EdelmanSignifica

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco