Grandes partidas -

Palmeiras e Santos já participaram da final do Paulista em dez ocasiões

A final do Campeonato Paulista está definida entre Palmeiras e Santos. O primeiro jogo será neste domingo de Páscoa, na Vila Belmiro, e a decisão ocorrerá no dia 7 de abril, no Allianz Parque. Este será o 11º confronto entre as equipes na história do Paulistão, uma trajetória que remonta quase 100 anos. A final também destaca o embate entre a primeira e a segunda melhor campanha desta edição do Estadual. As informações são do Metrópoles

Das dez vezes em que os dois clubes disputaram o título paulista, nove ocorreram em edições que não necessariamente envolviam partidas finais. A primeira vez que decidiram diretamente o título foi em 1927, em um formato de pontos corridos. Na época, o Palmeiras ainda era conhecido como Palestra Itália e conquistou o campeonato com um ponto a mais que o Santos.

A situação se reverteu em 1935, quando o então Palestra ficou dois pontos atrás do Santos, que se sagrou campeão. Em 1950, já como Palmeiras, a equipe alviverde levou a melhor sobre o Santos, que terminou em segundo lugar, juntamente com o São Paulo, embora este último tenha tido um saldo de gols superior.

Em 1959, durante o Supercampeonato Paulista, Santos e Palmeiras disputaram o título após empatarem em pontos. Foram necessários três jogos de desempate, resultando em dois empates e uma vitória palmeirense por 2 x 1.

Pelé, ao longo de sua carreira, foi artilheiro do torneio por nove vezes consecutivas, com uma das artilharias conquistadas em 1961, quando o Santos superou o Palmeiras por três pontos e se consagrou campeão. Na década de 1960, o Santos venceu o Palmeiras nos campeonatos de 1964, 1965 e 1969.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco