Debate sobre IA -

Nunes Marques reúne ministros do TSE para discutir uso de IA na eleição

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nunes Marques, marcou para esta quinta-feira (13/08) uma reunião com os demais integrantes da Corte para discutir o uso de inteligência artificial nas eleições de 2026. O objetivo é construir um entendimento entre os ministros sobre como o tema deverá ser tratado durante o processo eleitoral. As Informações são do CNN.

Foto: LUIZ SILVEIRA/STFNunes Marques

A discussão poderá influenciar a análise de uma ação que questiona o uso de um vídeo produzido com inteligência artificial no qual Jair Bolsonaro (PL) aparece declarando apoio à candidatura do filho, Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Nunes Marques avalia incluir o processo na pauta de julgamento da próxima semana, mas a decisão dependerá das conversas com os demais ministros.

Segundo a CNN, o presidente do TSE sinalizou a auxiliares que existe entre integrantes da Corte a avaliação de que restringir ou até proibir o uso de inteligência artificial na produção de vídeos de campanha poderia ser uma alternativa para evitar abusos. O tema ainda divide magistrados, especialistas e políticos e deverá ter impacto nas regras e decisões relacionadas às eleições deste ano.

Instagram

Comentários

Canal Zap