Oferece muitas novidades -

Teresina recebe a XVI Semana Cultural do Japão no Piauí

Dos dias 21 a 23 de março, a população de Piauí terá a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura japonesa e sua diversidade na XVI Semana do Japão no Piauí. A vasta programação inclui demonstração e oficinas de Origami (dobradura de papel), Yukata (vestimenta japonesa típica de verão), Mangá/Cosplay (costume play em que a pessoa se molda em personagem de história em quadrinhos japonês e outros), dança folclórica japonesa, Soroban (ábaco), Taiko (tambor japonês) e culinária japonesa, além de apresentações sobre bolsas de estudo oferecidas pelo Governo do Japão e cinema japonês.

A novidade para esse ano é o tambor japonês que, pela segunda vez, aterrissa na cidade devido a grande repercussão na primeira apresentação há cinco anos (2014), quando a população e dirigentes locais solicitaram bis. Outra novidade fica por conta da culinária japonesa que vem aumentando a demanda nesse setor gastronômico. Nem por isso as demais oficinas e demonstrações ficam atrás, sempre trazendo novidades e atraindo mais simpatizantes da cultura japonesa.

No dia 21, a partir das 18h30, está prevista a abertura da Semana com apresentações de dança ao som do tambor, Cosplay e Kendo (esporte japonês), com a presença de autoridades locais e público em geral. Na mesma data, será realizada a apresentação das bolsas de estudo oferecidas pelo Governo do Japão, no Cine Teatro do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí (16h). Vale ressaltar que parte da apresentação na cerimônia de abertura (como a dança japonesa) será executada por artistas locais sob orientação de membro da comitiva do Consulado do Japão que viajará à capital especialmente para o evento.

Diversos profissionais de educação, que foram bolsistas pelo Governo do Japão e hoje são docentes de instituições locais, participarão da apresentação do dia 21 na UFPI e no dia 22 de março às 19h, na Faculdade UNINOVAFAPI. Em abril, o bolsista piauiense André Fortes, selecionado em 2018, estará viajando para o Japão para prosseguir os estudos na Univesidade de Tohoku (Japão).

Nos dias 22 (sexta-feira) e 23 (sábado) de março, em diferentes horários e espaços, serão realizadas as oficinas e demonstrações da cultura japonesa. Promoção do Consulado do Japão em Belém, Centro de Formação Odilon Nunes, Centro Piauiense de Cultura Japonesa (CPCJ) e Fundação Japão, com o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Centro Universitário UNINOVAFAPI e Instituto Federal do Piauì (UFPI).

Dia 21/03 (quinta-feira)

18h30: Abertura da Semana com apresentação de danças folclóricas japonesas aos sons de taiko (tambor japonês), com a participação também dos artistas locais. É a segunda vez nos últimos tempos que esse instrumento musical será apresentado na capital piauiense, devido a grande repercussão da sua estreia em 2014.

16:00: UFPI (Centro de Ciências da Educação)

Apresentação sobre as bolsas de estudo oferecidas pelo Governo do Japão e apresentação cultural

No horário de 16:00 será realizada a apresentação das bolsas de estudo oferecidas peloGoverno do Japão, que oferece anualmente diversas modalidades de estudo aos estudantes e pesquisadores do mundo inteiro, inclusive do Brasil. Em Belém, o Consulado do Japão recebe inscrições para concurso de bolsas de estudo no Japão para a modalidade de pesquisador, graduação, escola técnica, curso profissionalizante e educação escolar, conforme os requisitos básicos: ser brasileiro e fluente em língua inglesa ou japonesa. Ainda, para pleitear a vaga para pesquisador e educação escolar, o candidato deve ter idade inferior a 35 anos no ato da viagem e ensino superior completo. Para as demais modalidades, a idade é de 24 anos incompletos na data da viagem e é necessário ter concluído o ensino médio.

Dia 22/03 (sexta-feira)

8h às 12h (Odilon Nunes)

Os participantes poderão conhecer e experimentar as artes abaixo, de forma gratuita, tudo nas salas do Odilon Nunes:

Origami (dobradura de papel) 折紙

Soroban (ábaco) 算盤

Mangá/Cosplay 漫画・コスプレ

Taiko (tambor japones) 和太鼓

Yukata (vestimenta de verão do Japão) 浴衣

09 às 12h (IFPI)

Culinária japonesa (Yakisoba e Hossomaki) 日本料理

10 às 12h (Odilon Nunes)

Mostra de cinema japonês “As Garotas do Shodo (書道ガールズ‼わたしたちの甲子園)”

14 às 17h (Odilon Nunes)

Origami (dobradura de papel) 折紙

Dança japonesa 民舞

Mangá/Cosplay 漫画・コスプレ

Taiko (tambor japones) 和太鼓

Yukata (vestimenta de verão do Japão) 浴衣

14:30 às 17h (IFPI)

Culinária japonesa (Niguiri e Sunomono) 日本料理

15 às 17h (Odilon Nunes)

Mostra de cinema japonês “Cinco centímetros por segundo (秒速5センチメートル)”

19h (UNINOVAFAPI)

Apresentação sobre as bolsas de estudo oferecidas pelo Governo do Japão e apresentação cultural

Dia 23/03 (sábado)

8h às 12h (Odilon Nunes)

Origami (dobradura de papel) 折紙

Soroban (ábaco) 算盤

Mangá/Cosplay 漫画・コスプレ

Taiko (tambor japones) 和太鼓

Yukata (vestimenta de verão do Japão) 浴衣

09 às 12h (IFPI)

Culinária japonesa (Yakisoba e Horomaki) 日本料理

10 às 12h (Odilon Nunes)

Mostra de cinema japonês “O jardim das Palavras (木の葉の庭)” – duas sessões

Sobre as oficinas

Yukata  浴衣

Yukata é uma vestimenta japonesa informal de verão. Nos festivais de verão japonês (matsuri), geralmente encontramos pessoas usando yukata. Yukata é utilizado após o banho e continua sendo usado em hotéis tradicionais (ryokan) e em estação de águas termais (onsen) do Japão. A palavra yukata literalmente significa “roupa de banho”.Yukata pode ser usado por homens, mulheres e crianças.

Dança folclórica japonesa民舞

O Minyo é um gênero folclórico e tradicional da música japonesa e era entoado no Japão antigo durante as inúmeras celebrações das comunidades, incorporando a perseverança no trabalho, enaltecendo as alegrias alcançadas e sublimando as dores do cotidiano. Existe também uma estreita relação entre as músicas e a vida cotidiana dos japoneses, como nas cantadas em celebrações tradicionais. Uma das mais conhecidas acontece em agosto, no Finado (Obon) do Japão, destinada a receber os espíritos dos antepassados, cada região do Japão executa as danças chamadas de Bon-Odori, ao som de tambores e canções. Aprenda os passos dessas danças e caia na roda da dança.

Mangá/Cosplay (gibi japones) 漫画・コスプレ

O Mangá é a "história em quadrinhos" no estilo japonês. Sua origem está no Teatro das Sombras, que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o Mangá. Vários Mangás dão origem a animes para exibição na TV, vídeo e em cinema, assim como há o processo inverso em que os animes tornaram-se edições impressas. Cosplay vem das palavas costumer player, em que o personagem se molda em personagem de história em quadrinhos japonês e outros.

Origami (dobradura de papel) 折紙

Palavra de origem japonesa vem do verbo “oru” = dobrar e “kami” – papel. A origem do origami está ligada com a própria introdução do papel no Japão, em 610, quando se iniciou a sua difusão. Atualmente, além de ser uma das artes transmitidas nas escolas japonesas e um dos exercícios praticados pelos portadores de necessidades especiais e de idade, com excelente resultados, inclusive no exterior do Japão. É uma arte de qualquer hora, pois necessita apenas de papel, criatividade e paciencia.

Taiko (tambor japonês) 和太鼓

O taiko é um instrumento de percussão, cuja superfície é confeccionada com pele de animal. É tocada com a mão ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório. Muito presente em festivais de verão no Japão.

Soroban (ábaco) 算盤

Aprenda a calcular e desenvolver habilidades de raciocínio e memorização com a calculadora japonesa manualmente. O seu uso sofreu uma série de aperfeiçoamentos que geraram técnicas extremamente rápidas para executar qualquer cálculo: adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada e outros.

Culinária japonesa日本料理

22/03, manhã - Niguiri e Sunomono; 22/03, tarde - Yakisoba e Hosomaki e 23/03, manhã - Niguiri e Hosomaki

A culinária japonesa tem se expandido nacionalmente em que vemos diversos estabelecimentos em que servem desde os Temaki, Sushi e Sashimi. Venha aprender algumas das receitas e truques de uma das mais tradicionais e saborosas culinárias do mundo, reconhecida em 2012 pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: a culinária japonesa.

Mostra de cinema japonês: sinopses
“As Garotas do Shodo (書道ガールズ‼わたしたちの甲子園)”, 2010, drama, 120 min, Classificação 12 anos, diretor Ryuichi Inomata.

Baseada em fatos reais, a história aborda os sentimentos de estudantes de ensino médio que participarão do Campeonato de Performance de Shodo (caligrafia). Satoko Hayakawa é filha de um mestre em caligrafia e presidente de um grupo de caligrafia que está para se desfazer por falta de harmonia entre os participantes.

Um novo professor introduz aos membros do grupo uma apresentação performática, escrevendo ao som de música. A partir daí, Kiyomi, outra integrante do grupo, tem a ideia de fazer uma performance para a abertura da nova loja de papelaria de sua família, e contará com a ajuda de Satoko.

“5 centímetros por segundo (秒速5センチメートル)” 2007, animação, 63 minutos,Classificação 12 anos, diretor Makoto Shinkai.

O filme narra a história de Takaki, Akari e seus amigos. Ao retornar para Tóquio, Akari recebe a notícia que Takaki deve se mudar. Mesmo com a entrada de outras pessoas em sua vida, Takaki não esquece Akari e passa a imaginar se um dia terá a chance de encontrá-la novamente.

“O jardim das Palavras (木の葉の庭)”, 2013, animação, 46 minutos, Classificação 12 anos, diretor Makoto Shinkai.

Takao é um estudante de ensino médio que almeja se tornar um artesão de sapatos. Para se dedicar a este sonho, ele falta às aulas em dias chuvosos para ficar no jardim japonês do parque desenhando calçados. No local, Takao passa a encontrar Yukino, uma mulher misteriosa do qual deseja produzir um par de sapatos que a faça caminhar e encontrar o seu caminho. 

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco