Primeira etapa da coleta -

Presidente do IBGE vem ao Piauí para divulgar os novos dados do Censo Demográfico do Estado

O presidente do IBGE, Rios Neto, esteve nesta quarta-feira (30/11), em Brasília, no gabinete do deputado Júlio César para falar sobre o Censo Demográfico 2022. Nesta sexta-feira (02/11), Rios estará em Teresina para a divulgação da primeira etapa da coleta. O Piauí será o primeiro estado a ter a divulgação dos dados do novo censo.

O evento acontece no auditório do Hotel Uchoa, no bairro Noivos, às 9h30. “Faremos uma apresentação do que já temos pronto do levantamento dos nossos recenseadores que andaram por todo o Piauí, traremos dados novos e importantes para um novo mapeamento das cidades e da população”, disse o presidente do IBGE.

Foto: AscomDeputado Júlio César Lima com o presidente do IBGE, Rios Neto
Deputado Júlio César Lima com o presidente do IBGE, Rios Neto

O deputado Júlio César lembrou que o último censo realizado no Brasil foi em 2010 e que os municípios estão no prejuízo nos repasses constitucionais. “Grande parte dos municípios piauienses estão no déficit. Hoje as transferências são feitas de acordo com o censo de 2010, doze anos se passaram e houve grande aumento populacional e isso precisa ser corrigido urgentemente”.

A distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes. São fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente. O repasse mínimo é para municípios com até 10.188 habitantes e o máximo para as capitais. Dos 224 municípios do Piauí, 161 recebem o menor repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Comentários