Palestra: Ludicidade, Jogos, Aprendizagem
No último dia 11 de dezembro, o professor e mestre Daniel Silas que coordena o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) no curso de Licenciatura de Biologia no IFMAno Campus Caxias, Maranhão para fazer uma palestra sobre: Lucidicidade, Jogos, Aprendizagem.
A palestra ainda contou com a presença com os alunos de Licenciatura em Química. A proposta da palestra é mostra que o lúdico se apresenta na vida de todas as pessoas, motivando a criatividade e o relacionamento entre elas. Que esse lúdico, a arte de jogar, pode ser uma das principais ferramentas na educação para melhorar o desempenho dos alunos.
Hoje o lúdico é definido como qualquer forma de desenvolver a criatividade e conhecimento através de jogos, brincadeiras, música…Acredita-se que para ser um bom professor é preciso atrair a atenção do educando durante a sua fala, motivar o estudante, proporcionar uma interação entre o seu pensamento e o dele. E essa perspectiva de mesclar o brincar, educação e desenvolvimento cognitivo vem sendo algo bastante pesquisando na pedagogia e como isso pode ser usado na sala de aula.
As aulas lúdicas devem transmitir os conteúdos e combiná-los para que o aluno perceba que não está apenas brincando em aula, mas que está armazenando conhecimentos.
Além disso necessita:
- Envolvimento;
- Definição de objetos;
- Organização;
- Interesse e necessidades dos alunos.
A grande questão que envolve o jogo na educação é como dosar a ludicidade e o aprendizado de modo que esses âmbitos se complementem. Nesse pensamento, elaborei algumas linhas lúdicas usando três ferramentas midiáticas bem conhecidas.
RPG, Boardgame e Quadrinhos
Para simplificar RPG (Role Play Game) É um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício. Interpretando de forma literal ou usando papel e caneta numa mesa. A ideia do RPG é simples: Você precisa interpretar, interagir e criar para a historia sair do lugar.
Para se jogar RPG é necessário três elementos: sistema de regras, narrativa e jogadores - coisa que depois eu faço um especial.
Jogos de tabuleiro modernos ou boardgames se baseiam em mecânicas que visam deixar o jogo balanceado e divertido, seja através de estratégias pesadas ou de mecânicas simples, mas bem feitas. Diferentemente dos RPGs, têm quantidade fixa de jogadores e partidas com começo, meio e fim e podem ser de vários tipos.
E quadrinhos é o ápice do conhecemos da combinação de comunicação visual e verbal. É um meio de comunicação de massas, cujas histórias são narradas por imagens desenhadas e texto inter-relacionado.
As HQs, O RPG, Os Boardgames em sala de aula, podem ser usadas para trabalhar diferentes disciplinas. Podem ser uma ferramenta que além possibilitar a interação entre as disciplinas, faz com que o aluno adquira um conhecimento utilizando materiais presentes no seu cotidiano e explorando formas de linguagem com reflexões mais críticas. Eles podem ser usados no intuito de atender diferentes proposta e contribuem para formação de valores e o exercício da cidadania. Fazer releitura de cenas do cotidiano, transformar textos narrativos em quadrinhos, construir histórias no RPG e propostas de abordagem de temas de forma mais lúdica e divertida no Boardgames são apenas algumas das formas de se utilizar essas ferramentas dentro do contexto escolar.
Durante a palestra foi abordada a importância do RPG, Boardgame e Quadrinhos como metodologia, em qualquer disciplina que, na prática percebem-se que elas são recursos envolventes na sala de aula. Essas ferramentas ganharam espaço na contextualização de outras disciplinas dentro da escola, integrando elementos característicos da linguagem visual à conteúdos diversos.