Chance agora é o Plenário -

Sem estados e municípios, reforma deixa problema de R$ 100 bilhões, avalia W.Dias

Ao analisar o parecer relator da proposta de reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, deputado Samuel Moreira (PSDB), que não inclui estados e municípios no texto a ser apreciado pelo Congresso Nacional, o governador Wellington Dias (PT) pontua que esse cenário deixa pelo caminho um problema de R$ 100 bilhões.

"É uma reforma que deixa um problema de 100 bilhões de reais, que é o déficit da previdência de estados e municípios fora do sistema da previdência", diz. 

Para Dias, quem perde é o Brasil, tendo agora de debater cerca de 3 mil planos diferentes de previdência, já que a reforma inclui apenas servidores da União e beneficiários do INSS.

"Se a gente quer, de verdade, acabar com privilégios no Brasil, a gente precisa ter um regramento único para o sistema geral, assim como já estamos avançados no regramento único para o sistema de previdência complementar. Infelizmente nós temos uma meia reforma", reclama o governador. 

A alternativa agora para os líderes é levar o debate para o Plenário, por meio da apreciação de um destaque para que seja feita a inclusão dos estados e municípios na reforma previdenciária. Contudo, depende dos governadores exercer liderança para que os deputados de suas bancadas votem a favor da reforma.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco