• Nova pesquisa eleitoral de São Raimundo Nonato será divulgada pelo 180graus nesta quinta às 0h01

    Às 0h01 desta quinta-feira (25/04), o Portal 180graus divulgará os resultados de uma nova pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Credibilidade, abrangendo a corrida à prefeitura de São Raimundo Nonato.

    A pesquisa contou com um total de 405 entrevistas, proporcionando uma margem de erro de 4,84 pontos percentuais e um Nível de Confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas entre os dias 16 a 18 de abril de 2024. Este estudo está devidamente registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI-PI-05895/2024.

    Foto: Céus da Caatinga

  • Rede de esgoto, saúde, asfalto, limpeza, segurança: Veja quais os problemas mais graves de Parnaíba

    Uma pesquisa recente realizada pelo INSTITUTO PIAUIENSE DE OPINIÃO PÚBLICA LTDA. – AMOSTRAGEM, contratado pela TV COSTA NORTE, ofereceu uma visão detalhada das prioridades e preocupações dos moradores de Parnaíba em relação aos problemas enfrentados nos bairros e povoados.

    Leia também: Pré-candidato da Gracinha Mão Santa lidera rejeição em Parnaíba, aponta pesquisa

    Entre os problemas mais graves destacados pelos entrevistados, o saneamento básico, que engloba questões como galerias e rede de esgoto, despontou como a maior preocupação, sendo mencionado por 28% dos participantes. Em seguida, o serviço de saúde foi citado por 19% dos entrevistados, seguido de perto pelo calçamento e asfalto, com 16,67%. Outras questões relevantes incluem a falta de estrutura nas áreas urbanas e rurais, a limpeza pública e a segurança, todas com índices de preocupação em torno de 9% a 10%. Já no quesito de infraestrutura, iluminação pública, abastecimento de água e educação também foram apontados como áreas que requerem atenção, com porcentagens variando de 6% a 3%.

    A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de abril de 2024 e coletou dados de 300 pessoas. A margem de erro é de 5,54% para mais ou para menos. O registro no Tribunal Regional do Piauí – TER/PI sob o número PI – 09394 / 2024 confere legitimidade aos resultados apresentados.

    Leia também: Com apoio de Rafael e Lula, Dr. Hélio lidera em Parnaíba com 37,12% dos votos válidos

  • Com apoio de Rafael e Lula, Dr. Hélio lidera em Parnaíba com 37,12% dos votos válidos

    Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Amostragem trouxe à tona dados relevantes sobre a dinâmica política em Parnaíba, revelando uma disputa acirrada entre os principais pré-candidatos à prefeitura.

    No cenário da intenção de votos válidos estimulada, Dr. Hélio, com apoio de Rafael Fonteles e Lula, aparece com 37,12%, seguido de perto por Francisco Emanoel, respaldado por Mão Santa e Gracinha, com 35,98%. Zé Hamilton, que conta com o apoio de Júlio César e Georgiano, registra 26,89%.

    Ao ponderar todos os votos, incluindo nulos, brancos e indecisos, Dr. Hélio mantém sua liderança com 32,67% dos votos, tendo apoio de Rafael Fonteles e Lula, enquanto Francisco Emanoel alcança 31,67%, respaldado por Gracinha Mão Santa e pelo prefeito Mão Santa. Zé Hamilton, com o apoio do Deputado Federal Júlio César e do Deputado Estadual Georgiano Neto, obtém 23,67% dos votos. A parcela de entrevistados que não sabe ou não opinou se mantém em 5,33%, enquanto 1,0% indicou voto nulo ou em branco e 5,67% não escolheriam nenhum dos candidatos apresentados.

    Leia também: Pré-candidato da Gracinha Mão Santa lidera rejeição em Parnaíba, aponta pesquisa

    A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de abril de 2024, entrevistando 300 pessoas. A margem de erro é de 5,54% para mais ou para menos, conferindo credibilidade aos resultados apresentados. O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TER/PI) sob o número PI – 09394 / 2024 atesta a transparência do processo eleitoral.

  • Pré-candidato da Gracinha Mão Santa lidera rejeição em Parnaíba, aponta pesquisa

    Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Amostragem trouxe à tona dados relevantes sobre a dinâmica política em Parnaíba, especialmente no que diz respeito à rejeição dos pré-candidatos a prefeito. Os resultados fornecem insights valiosos sobre as preferências e aversões do eleitorado local, influenciando diretamente o panorama eleitoral.

    De acordo com a pesquisa, Francisco Emanoel (PP), que conta com o apoio da deputada Gracinha e do atual prefeito Mão Santa, lidera a rejeição em Parnaíba, com uma taxa de rejeição de 35,67%. Em segundo lugar está Dr. Hélio (MDB), com 26,67% de rejeição, seguido por Zé Hamilton (PSD), com 16,67%. Não sabe / não opina: 18,00%, votaria nulo ou branco: 3,00%,  não rejeita ninguém: 4,33%.

    A pesquisa, realizada pelo INSTITUTO PIAUIENSE DE OPINIÃO PÚBLICA LTDA. – AMOSTRAGEM, foi encomendada pela TV COSTA NORTE e realizada entre os dias 16 a 19 de abril de 2024. Foram entrevistadas 300 pessoas, e a margem de erro da pesquisa é de 5,54% para mais ou para menos. O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TER/PI) sob o número PI – 09394 / 2024 confere credibilidade aos resultados apresentados.

    Na intenção de voto espontânea, Zé Hamilton e Mão Santa lideram com 10,33% e 10,00%, respectivamente, seguidos por Dr. Hélio com 6,67% e Francisco Emanoel com 5,00%. Candidato do Mão Santa: 2,33%, Gracinha: 0,67%, Manoel: 0,67%, João Emanuel, Tererê, Ricardo Véras, Beto e Hilder Monção: 0,33% cada Não sabe / não opina: 57,33%. A maioria dos entrevistados (57,33%) não expressando uma preferência clara, enquanto 4,00% indicam não votar em nenhum.

    Já na intenção de voto estimulada, Zé Hamilton (PSD) aparece em primeiro com 35,67%, seguido por Dr. Hélio (MDB) com 31,33%, e Francisco Emanoel (Progressistas) com 16,00%. Não sabe / não opina: 4,67%, votaria nulo / branco: 1,67%, nenhum destes / ninguém: 10,67%.

    Ao considerar os votos válidos, Zé Hamilton mantém a liderança com 42,97%, seguido por Dr. Hélio com 37,75% e Francisco Emanoel com 19,28%. Esses resultados indicam uma competição acirrada entre os dois primeiros colocados.

    Considerando a intenção de voto estimulada com apoios, Dr. Hélio recebe 32,67% dos votos, com apoio de Rafael Fonteles e Lula, enquanto Francisco Emanoel alcança 31,67%, respaldado por Gracinha Mão Santa e pelo prefeito Mão Santa. Zé Hamilton, com o apoio do Deputado Federal Júlio César e do Deputado Estadual Georgiano Neto, obtém 23,67% dos votos. A parcela de entrevistados que não sabe ou não opinou se mantém em 5,33%, enquanto 1,0% indicou voto nulo ou em branco e 5,67% não escolheriam nenhum dos candidatos apresentados.

    Levando em conta a intenção de votos válidos estimulada para prefeito com apoios Dr. Hélio (Apoio de Rafael Fonteles e Lula) tem 37,12%, Francisco Emanoel (Apoio de Mão Santa e Gracinha) aparece com 35,98% e Zé Hamilton (Apoio de Júlio César e Georgiano) com 26,89%.

  • Dr. Marcus Vinícius amplia vantagem e sobe para 58,79% das intenções de votos válidos em Floriano

    O Portal 180graus traz em primeira mão os resultados da mais recente pesquisa de intenções de voto em Floriano, realizada pelo Instituto Credibilidade. Os números revelam uma liderança consistente do pré-candidato Dr. Marcus Vinícius em todos os cenários avaliados.

    Na pergunta estimulada, considerando apenas os votos válidos, Dr. Marcus Vinícius mantém uma sólida liderança com 58,79%, seguido por Antônio Reis com 38,98% e Bilú com 2,24%.

    Mesmo ao considerar todos os votos, Dr. Marcus Vinícius continua na frente, com 53% das intenções de voto, seguido por Antônio Reis com 30,50% e Bilú com 1,75%. Os votos nulos/brancos representam 1,25%, enquanto 13,50% dos entrevistados ainda não decidiram sua preferência.

    No levantamento espontâneo, Dr. Marcus Vinícius também mantém sua liderança, alcançando 46,25% das intenções de voto. Antônio Reis aparece em segundo lugar, com 24,75%, enquanto Bilú registra 0,75%. Os votos nulos/brancos representam 0,75 %, enquanto 27,50% dos entrevistados ainda não decidiram sua preferência.

    Além disso, ao levar em conta os apoios políticos, Dr. Marcus Vinícius amplia sua vantagem para 57,25%, contando com o respaldo do Governador Rafael e do Presidente Lula. Já Antônio Reis, apoiado por Ciro Nogueira, Joel Rodrigues e Bolsonaro, alcança 29%. Os votos nulos/brancos representam 1,75%, enquanto 12% dos entrevistados não expressaram uma opinião clara.

    A pesquisa, realizada entre os dias 15 e 17 de abril de 2024, contou com um total de 400 entrevistas, proporcionando uma margem de erro de 4,8 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI-06982/2024, o estudo oferece uma visão detalhada do panorama político atual em Floriano e das tendências eleitorais que podem influenciar o pleito municipal.

  • Comissão aprova projeto que vincula auxílio-gás à compra de botijão em revenda autorizada

    Aprovado pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, um projeto de lei busca estipular que o auxílio-gás seja utilizado unicamente na aquisição de gás de cozinha (GLP) em locais que contem com revendedores autorizados para sua comercialização, com a regulamentação da norma a ser determinada. As informações são da Câmara dos Deputados.

    Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos DeputadosZeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

    O texto aprovado ainda estende o auxílio-gás por dez anos a contar da vigência futura lei. A previsão atual é que o benefício deixe de ser pago em 2026.

    O que é o auxílio-gás
    O auxílio-gás é um programa de auxílio à compra do gás de cozinha destinado a famílias de baixa renda.

    Hoje, os lares beneficiados recebem, a cada dois meses, uma quantia correspondente à metade do preço médio nacional do botijão de 13 kg. Em 2023, isso foi equivalente a R$ 52, em média.

    Texto aprovado
    Foi aprovado o substitutivo da relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), para o Projeto de Lei 2354/23, do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA). O texto altera Lei 14.237/21, que instituiu o auxílio-gás, e a Lei do Bolsa Família.

    Para a deputada Flávia Morais, vincular o auxílio à compra do GLP é medida importante, uma vez que os chamados combustíveis tradicionais, como lenha, para cozinhar os alimentos, gera efeitos negativos para a saúde, em razão da poluição do ar em ambientes domésticos, e aumenta o risco de acidentes, como queimaduras.

    Sem revenda autorizada
    A exclusividade no uso do auxílio para comprar o gás de cozinha limita-se às localidades que tenham revendedores autorizados do produto. “Apesar de existirem mais de 58 mil revendas em operação e autorizadas a comercializar gás de cozinha no Brasil, sabemos que, em alguns rincões, os beneficiários não têm fácil acesso a essa fonte energética”, lamenta Flávia Morais.

    Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a lenha representou 25% do consumo de energia nas residências em 2022, mesmo percentual de 2021. Já a utilização do gás de cozinha (GLP) baixou de 25%, em 2021, para 23% em 2022.

    Próximos passos
    O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

    Foto: Arte/ Câmara dos Deputados

  • Ícaro Carvalho (PT) retira pré-candidatura em Oeiras e deve apoiar Dr. Hailton Alves (Solidariedade)

    O ex-superintendente do Incra, Ícaro Carvalho (PT), filho do ex-deputado Assis Carvalho (PT), retirou sua pré-candidatura à prefeitura de Oeiras. Em comunicado realizado através de suas redes sociais na noite desta terça-feira (23/04), o petista anunciou sua desistência, dando espaço para a possível unificação da oposição em torno da pré-candidatura de Dr. Hailton Alves (Solidariedade).

    Ícaro Carvalho justificou sua decisão afirmando ser um desejo do governador Rafael Fonteles ter sua base política unida na cidade de Oeiras. Ele ressaltou a importância da união da oposição como um fator determinante para concretizar um projeto de mudança para o município, que há 16 anos é governado pela atual gestão.

    Em sua nota, Ícaro Carvalho expressou que a decisão de retirar sua candidatura foi tomada após cuidadosa análise e diálogo com seus apoiadores, militantes e agentes políticos. Ele enfatizou a necessidade de serenidade e paciência para tomar uma decisão consciente e responsável, visando proteger aqueles que estiveram ao seu lado desde o início.

    Veja nota na íntegra

    Amigos e amigas, acompanhei rapidamente algumas manifestações dentro desse grupo, que em sua maioria demonstravam inquietação em relação a uma posição definitiva da nossa parte. Tínhamos que ter serenidade e paciência em nossas manifestações, porque precisávamos conversar com apoiadores, militantes e agentes políticos para tomarmos uma decisão consciente e responsável, que pudesse proteger aqueles que estiveram no nosso time desde o início.

    Por isso, em alinhamento com o governador, e compreendendo que a divisão da oposição beneficia a manutenção de quem está no poder há 16 anos, decidimos reconsiderar nossa posição, em prol da mudança em nossa cidade. Mas para tomar essa decisão, tivemos todas as garantias do governo de que nosso grupo será protegido e contemplado de forma positiva.

    Apesar da dificuldade em retirar a candidatura, compreendo que nossa luta não foi em vão. Plantamos uma semente que muito em breve dará muitos bons frutos. É apenas o início da nossa caminhada. Sou imensamente grato a cada um de vocês pela disposição em contribuir nesse projeto. Contem sempre comigo! Continuarei nessa caminhada de cabeça erguida e defendendo os mesmos princípios! Vamos juntos!

  • Congresso Nacional recebe projeção de frases em apoio ao 20º Acampamento Terra Livre

    Nesta terça-feira, dia 23 de abril, das 19h às 21h, o Congresso Nacional será palco da projeção de mensagens em apoio ao 20º Acampamento Terra Livre. O evento mobiliza milhares de indígenas de diversas etnias do Brasil, que convergem para Brasília para expressar suas demandas e reivindicações. As informações são da Câmara dos Deputados.

    Foto: Vinicius Loures/Câmara dos DeputadosVinicius Loures/Câmara dos Deputados

    O Acampamento Terra Livre deste ano ocorre de 22 a 26 de abril. O lema desta edição é "Nosso marco é ancestral, sempre estivemos aqui". O evento é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

    Marco temporal
    O objetivo é reafirmar a luta contra o marco temporal, tese jurídica segundo a qual os povos indígenas somente teriam direito à demarcação de terras que estavam ocupadas por eles até a data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.

    Essa tese foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, mas o Congresso Nacional aprovou uma lei validando o marco temporal.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a lei, porém, deputados e senadores derrubaram o veto. A expectativa das organizações indígenas é que o STF reafirme a inconstitucionalidade da medida.

    Fonte: Agência Câmara de Notícias

  • Projeto define medidas de combate à violência nos eventos esportivos

    O Projeto de Lei 2357/23 propõe a adoção de uma série de medidas por parte dos governos, entidades esportivas e associações de torcedores com o objetivo de combater os incidentes de violência em competições e eventos similares. As informações são da Câmara dos Deputados.

    Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos DeputadosZeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

    A proposta, em análise na Câmara dos Deputados, define que a responsabilidade pela segurança dos torcedores em evento esportivo será da entidade detentora do mando de jogo e de seus dirigentes. Desta forma, eles estarão obrigados a:

    adotar as medidas necessárias para a cessação imediata de atos proibidos, quando as medidas de segurança e controle não tiverem impedido ou evitado tais atos, e retirar imediatamente os envolvidos pelas forças de segurança;

    colaborar com o poder público para prevenir a violência e os atos que violem os direitos, as liberdades e os valores da pessoa humana;

    colocar à disposição do coordenador de segurança do poder público o material necessário e os elementos humanos que possibilitem a adoção de medidas de controle e prevenção de infrações; e

    colaborar ativamente na localização e identificação de infratores e dos autores das condutas proibidas por lei.

    “A violência, no esporte ou em qualquer outra área, exige que as instituições públicas tomem providências visando a prevenção, a proteção e a aplicação de sanções”, afirmou o autor da proposta, deputado Lincoln Portela (PL-MG).

    Outras ações
    O projeto de lei prevê também que governos, confederações, federações, ligas, clubes, associações e demais entidades viabilizem ações para promover a convivência e integração por meio do desporto. Essas medidas deverão incluir:

    o planejamento e a execução de medidas socioeducativas voltadas para prevenir a violência e combater a intolerância no esporte;

    o desenvolvimento de campanhas publicitárias que promovam valores educacionais do esporte, o fair play (“jogo limpo”) e a integração, visando o respeito mútuo entre os espectadores e entre os atletas;

    a dotação e a divulgação de prêmios que estimulem o fair play, estruturados em categorias que incluam atletas, treinadores, times, torcedores, patrocinadores e mídia; e

    o incentivo à interação de atletas rivais, de forma a estabelecer um clima positivo nos momentos que antecedem o jogo, durante ele e ao final, ou ainda por meio de gestos simbólicos, como a troca de camisas, emblemas e outros itens.

    Legislação atual
    A Lei Geral do Esporte já relaciona algumas condições para acesso e permanência em eventos. Entre elas, não permite a entrada de torcedor embriagado e prevê revista pessoal para prevenção e segurança no evento.

    Próximos passos
    O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões do Esporte; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

  • Governador Rafael Fonteles alcança 61,67% de aprovação em Parnaíba, segundo pesquisa

    A recente pesquisa de opinião pública realizada na cidade de Parnaíba, conduzida pelo renomado INSTITUTO PIAUIENSE DE OPINIÃO PÚBLICA LTDA. – AMOSTRAGEM e contratada pela TV Costa Norte, revelou dados sobre a aprovação da administração do governo estadual, bem como a avaliação específica do governador Rafael Fonteles.

    Os resultados destacam que 61,67% dos entrevistados afirmaram aprovar a administração estadual, enquanto 22,67% expressaram desaprovação. Por outro lado, 15,67% demonstraram indecisão ou falta de opinião.

    A análise da evolução da aprovação desde janeiro até abril deste ano revela uma ligeira queda, passando de 65,00% para os atuais 61,67%. Ao mesmo tempo, houve um aumento na taxa de não aprovação, que subiu de 21,00% para 22,67%. Além disso, a indecisão ou falta de opinião também registrou aumento, passando de 14,00% para 15,67%.

     

    Avaliando especificamente a administração do governador Rafael Fonteles, os números mostram que 11,67% a consideram ótima, 30,67% como boa e 32,67% como regular. Por outro lado, 4,33% a classificam como ruim, enquanto 7,33% a julgam péssima. Aqueles que não souberam opinar ou não quiseram responder somaram 13,33%.

    A pesquisa, que teve sua coleta de dados realizada entre os dias 16 e 19 de abril de 2024, apresenta uma margem de erro de 5,54% para mais ou para menos, com um total de 300 entrevistas. Devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER/PI) sob o número PI – 09394 / 2024, a pesquisa oferece uma visão abrangente da percepção pública em relação à administração estadual e ao governo atual.

Carregar mais
Trabalhe Conosco