
Turismo do Nordeste é apresentado a operadores da Espanha e México na Rota das Emoções
Até este sábado (14/06), o Nordeste brasileiro é palco da Famtour Experience Brasil – Rota das Emoções, ação estratégica promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae e com o apoio das Secretarias de Turismo dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como um destino de natureza com infraestrutura, autenticidade e hospitalidade para acolher turistas internacionais.
Durante o famtour, quatro operadores de turismo da Espanha e quatro do México percorrem mais de 500 quilômetros da Rota das Emoções, que conecta três dos destinos naturais mais emblemáticos do Brasil: Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE) e Lençóis Maranhenses (MA)
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ação é fundamental para fortalecer a presença do Brasil nos catálogos e roteiros das principais operadoras internacionais. “Nosso foco é consolidar o Brasil como um destino desejado, competitivo e sustentável. A Rota das Emoções traduz com perfeição esse propósito, ao oferecer experiências que integram natureza, cultura e vivências em comunidades locais”, afirmou Freixo.
Foto: SeturO presidente do Sebrae, Décio Lima, também destacou o papel da rota como produto turístico estruturado e com alto potencial de internacionalização. “A Rota das Emoções é objeto de desejo no mercado internacional. Ações como esta fortalecem e posicionam o destino no exterior, ampliando o mercado para produtos como o turismo de base comunitária, esportes e sol e praia, com foco na diversidade da oferta turística brasileira”, declarou.
A programação do famtour inclui experiências imersivas que aliam aventura, cultura e sustentabilidade, como passeios de buggy, caiaque em manguezais, revoadas de pássaros, jantares nas dunas e encontros com comunidades locais. Os operadores também têm a oportunidade de degustar a gastronomia regional e conhecer o artesanato típico da região.
Além das vivências turísticas, os participantes participam de rodadas de relacionamento com prestadores de serviços locais, realizadas nos municípios de Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI), Camocim (CE) e Jericoacoara (CE). O objetivo é fomentar oportunidades de negócios e promover a inclusão da rota em pacotes turísticos voltados ao mercado internacional.
“A aproximação entre operadores estrangeiros e fornecedores locais é essencial para transformar o interesse em negócios concretos. Essa ponte impulsiona não apenas o turismo, mas a economia local de forma sustentável”, acrescentou Freixo.
O secretário Estadual do Turismo, Daniel Oliveira, reforçou a relevância da ação para a promoção internacional do Brasil.“A Famtour Experience é mais do que uma visita técnica: é uma vitrine da nossa capacidade de receber bem, com qualidade, diversidade de experiências e compromisso com o desenvolvimento regional. A presença dos operadores estrangeiros aqui é uma etapa estratégica na inserção do Brasil nos grandes roteiros internacionais”, afirmou.
Potencial dos mercados espanhol e mexicano
Em 2024, Espanha e México estiveram entre os principais emissores de turistas para o Brasil. A Espanha ocupou a 11ª posição, com 132.484 visitantes, enquanto o México foi o 15º maior emissor, com 99.137 turistas no ano.
Segundo dados da GlobalData (2024), o perfil do público espanhol revela forte interesse por turismo de sol e praia (59,7%), cultural (44,2%), gastronômico (33,8%) e ecoturismo (19,8%). Já os mexicanos demonstram preferência por aventura e esportes (32,3%), turismo sustentável (27,6%), bem-estar (22,8%), além de experiências LGBTQIA+ (4,6%).
A Rota das Emoções reúne atributos altamente atrativos para ambos os mercados, com paisagens naturais únicas, diversidade cultural, estrutura receptiva e forte apelo ao turismo sustentável, consolidando-se como um dos roteiros com maior potencial de internacionalização do Brasil.
Ministério do Turismo lança movimento contra exploração sexual de crianças no turismo
O Ministério do Turismo lançou nesta semana o movimento nacional “Turismo que Protege”, focado na prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no setor turístico. O lançamento oficial aconteceu durante o Seminário Internacional sobre Prevenção da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, na sede da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR).
Foto: Reprodução / Governo do PiauíA iniciativa faz parte do esforço do Governo Federal para fortalecer políticas públicas de proteção à infância e juventude, por meio da articulação entre diversos setores, capacitação de profissionais do turismo e atualização da legislação vigente. O movimento vai além da conscientização, promovendo ações coordenadas entre Estado, sociedade civil e setor privado.
“A exploração sexual de crianças e adolescentes é uma grave chaga social que deve ser enfrentada com coragem e compromisso constante. O turismo não pode ser território para a impunidade, mas sim um espaço de proteção e respeito”, afirmou Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo.
O movimento inclui a previsão da prevenção à exploração sexual como diretriz obrigatória na nova Lei Geral do Turismo (LGT), em tramitação no Congresso Nacional. O projeto prevê sanções para prestadores de serviço turísticos que se omitirem ou forem negligentes em casos de violação, reforçando o papel fiscalizador do poder público.
“O turismo deve ser um ambiente seguro e acolhedor, especialmente para nossas crianças e adolescentes. Com o ‘Turismo que Protege’, assumimos um compromisso ético e institucional com o futuro do país”, declarou o secretário do Turismo, Daniel Oliveira.
Além da atuação normativa, o movimento engloba ações educativas e operacionais, tais como:
Capacitação de profissionais do turismo para identificar e encaminhar casos suspeitos;
Campanhas de sensibilização nos principais destinos turísticos;
Distribuição de materiais informativos em aeroportos, hotéis, pontos turísticos e rodoviárias;
Fortalecimento de canais de denúncia, como o Disque 100.
O “Turismo que Protege” integra uma agenda ampla que visa consolidar o Brasil como destino turístico comprometido com os direitos humanos, ética e responsabilidade social. O Ministério do Turismo reforça o convite à cooperação entre os níveis federal, estadual e municipal, assim como entre o setor privado e organizações civis.
Secretário do Turismo visita Capadócia nordestina e reforça potencial da região
Em uma visita estratégica à região conhecida como Capadócia nordestina, o secretário de Turismo do Piauí, Daniel Oliveira, esteve no município de São José do Piauí, nesse sábado (31/05), acompanhado pelo prefeito da cidade e presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra. O objetivo da visita foi reforçar o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do turismo, destacando o grande potencial ecológico e esportivo da região.
A Capadócia Nordestina vem ganhando projeção no cenário estadual por suas paisagens rochosas, trilhas e formações geológicas que lembram a famosa Capadócia, na Turquia.
“Estamos aqui para reconhecer o valor deste lugar incrível e discutir formas de investimento que promovam o turismo sustentável, gerem oportunidades e tragam desenvolvimento para São José do Piauí”, afirmou Daniel Oliveira.
Além de percorrer os principais pontos turísticos da região, a comitiva discutiu ações de infraestrutura, sinalização turística, capacitação de mão de obra local e a inclusão da Capadócia nordestina nos principais roteiros turísticos do estado.
Run Capadócia: esporte e turismo de mãos dadas
A visita também teve foco na valorização do evento esportivo Run Capadócia, que tem apoio da Setur, por meio do Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo (Sietur), uma prova de corrida em trilha que integra o calendário esportivo do município e atrai atletas de diversas regiões.
O organizador do evento, Genilson Rodrigues, ressaltou a importância do apoio institucional do Governo do Estado. “A Run Capadócia não é só uma corrida, é um evento que movimenta a economia local, atrai turistas, e divulga nossa região para o Brasil. Esse apoio da Secretaria do Turismo é fundamental para ampliarmos o alcance da prova”, destacou o produtor de eventos.
O prefeito Admaelton Bezerra agradeceu a presença do secretário e reforçou o empenho da gestão municipal em preparar a cidade para receber turistas com segurança, estrutura e hospitalidade. “São José do Piauí está pronto para crescer junto com o turismo. Com apoio do Governo do Estado, temos certeza que a Capadócia nordestina será um dos grandes destinos do nosso Piauí”, declarou o gestor.
Setur e Sempi promovem ação conjunta por equidade de gênero e diversidade no ambiente de trabalho
As Secretarias de Estado do Turismo (Setur) e das Mulheres (Sempi) realizaram, nesta quarta-feira (28/05), uma ação integrada como parte do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade. A iniciativa busca promover ambientes de trabalho mais justos, inclusivos e respeitosos, fortalecendo a valorização das mulheres e o respeito às diferenças. As informações são do Governo do Piauí.
Foto: Reprodução / Governo do PiauíDurante o encontro, servidores e servidoras participaram de um diálogo construtivo sobre temas fundamentais como o enfrentamento à violência de gênero, a valorização da diversidade e a importância de transformar a cultura organizacional com práticas voltadas à equidade.
A ação reforça o compromisso das instituições públicas com a promoção de políticas que se traduzem em mudanças reais no dia a dia dos profissionais. Também destaca o papel estratégico do setor de turismo na promoção da inclusão e da transformação social.
Presente no evento, o secretário de Estado do Turismo, Daniel Oliveira, destacou a necessidade de incorporar a pauta da equidade como parte permanente das políticas públicas. “Falar de turismo é falar de pessoas. Um ambiente de trabalho onde mulheres sejam valorizadas e respeitadas é essencial para construir um setor mais humano, forte e sustentável”, afirmou.
O Programa Pró-Equidade é desenvolvido em parceria com diversos órgãos e representa um instrumento importante na construção de uma sociedade mais justa, diversa e plural.
Piauí reforça ações de preservação no Dia da Biodiversidade
O Piauí celebra neste (22/05) o Dia Internacional da Biodiversidade destacando seu compromisso com a conservação dos biomas Caatinga, Cerrado e áreas de transição com a Amazônia. Com uma das maiores riquezas naturais do país, o estado abriga espécies endêmicas e ameaçadas, especialmente nas regiões dos Parques Nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões.
Foto: Governo do EstadoA Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) tem investido em medidas efetivas para proteger esses ecossistemas, como o monitoramento ambiental por satélite, ações de combate ao desmatamento e queimadas, fortalecimento das Unidades de Conservação, reflorestamento com espécies nativas e programas de educação ambiental voltados para comunidades e escolas.
Além disso, a Semarh atua em parceria com municípios e comunidades tradicionais na implementação de políticas locais de preservação. Atualmente, o estado conta com 15 unidades de conservação, protegendo nascentes importantes e garantindo o equilíbrio ecológico. Neste dia simbólico, o Piauí reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e o respeito à vida em todas as suas formas.
Visit Brasil Summit 2026 será em Brasília e celebrará os 60 anos da Embratur
Após o sucesso da edição inaugural no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a Embratur confirmou que o Visit Brasil Summit 2026 acontecerá em Brasília, no mês de abril. A próxima edição do evento será realizada no Museu da República, um dos ícones da capital federal, e terá um significado especial: celebrará os 60 anos da Embratur, cuja sede também está localizada na cidade.
Promovido em parceria com o Sebrae, o Summit é um espaço estratégico para discussão de temas como turismo sustentável, inovação, valorização cultural e desenvolvimento regional. A escolha por Brasília reforça a proposta de descentralizar o evento e ampliar seu alcance institucional e simbólico.
“O Visit Brasil Summit vai além de um evento no calendário. Ele é um ponto de encontro para o diálogo, a construção coletiva e a promoção de um turismo baseado na diversidade cultural e na sustentabilidade”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur. Ele também lembrou o lançamento do novo Plano Internacional de Marketing, ocorrido durante a edição de 2025.
Já o presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a importância do encontro para o planejamento de ações voltadas ao fortalecimento do setor turístico.
“Foi uma oportunidade de apresentar dados, estratégias e, principalmente, preparar os empreendedores para que o turismo seja um verdadeiro motor da economia, gerando emprego, renda e inclusão”, afirmou.
Balanço positivo da primeira edição
O Visit Brasil Summit 2025, realizado no Rio, reuniu cerca de 500 participantes presenciais e teve transmissão online. Durante dois dias, empresários, especialistas, autoridades e representantes do trade turístico debateram formas de tornar o Brasil um destino mais competitivo e sustentável, sem perder sua essência cultural.
Marcelo Freixo avaliou a edição como um divisor de águas para o turismo nacional:
“Demos ao turismo brasileiro a visibilidade e o reconhecimento que ele merece. O evento mostrou que há caminhos concretos para desenvolver o setor com identidade e propósito.”
Expectativas para 2026
A edição em Brasília promete manter o alto nível, com rodadas de negócios, painéis temáticos e programação cultural representando a diversidade brasileira. O objetivo é consolidar o Visit Brasil Summit como um dos principais encontros do setor na América Latina, posicionando o Brasil de forma estratégica no cenário do turismo internacional.
Cristina, do Restaurante Lua Cheia de Jericoacoara, destaca acessibilidade e acolhimento na FETUR
Durante a FETUR 2025, Feira de Turismo do Piauí, realizada nos dias 8 e 9 de maio em Teresina, a funcionária Cristina, representante do tradicional Restaurante Lua Cheia, localizado em Jijoca em Jericoacoara (CE), destacou a importância do evento como oportunidade de divulgação do trabalho desenvolvido no estabelecimento, com foco em acessibilidade e acolhimento.
“Meu nome é Cristina, trabalho no Restaurante Lua Cheia e é um orgulho a gente mostrar o nosso trabalho lá. Porque aqui é o único canto que tem acessibilidade para portadores, em Jijoca, Jericoacoara, Cruz e Camocim. É o único canto que tem acessibilidade, é o nosso,” afirmou Cristina, orgulhosa ao comentar o diferencial do restaurante na região.
Ela também ressaltou a importância da participação na FETUR para levar visibilidade ao restaurante e conectar-se com novos públicos, especialmente aqueles que ainda não conhecem Jericoacoara e suas opções inclusivas. “Estamos aqui para divulgar o nosso trabalho, para que aquelas pessoas que estão distantes saibam que nós estamos a acolher elas também. E é um prazer estar dando uma entrevista aqui para vocês e levando essa informação a todos. Muitíssimo obrigada,” completou.
O Restaurante Lua Cheia é referência em gastronomia local e se destaca por seu compromisso com a inclusão, sendo um dos poucos espaços da região com estrutura de acessibilidade para pessoas com deficiência. A presença do restaurante na FETUR reforça a importância de promover o turismo acessível e acolhedor em destinos turísticos consolidados como Jericoacoara.
A FETUR 2025 reuniu representantes de diversos municípios, empreendedores, artesãos e agentes do setor público e privado, consolidando-se como um espaço de integração, valorização da cultura e fortalecimento da cadeia turística regional.
PressTrip promove imersão nos encantos do litoral do Piauí e destaca o polo Costa do Delta
Entre os dias (10 e 11/05) ocorreu a Presstrip Litoral do Piauí, uma viagem de imersão aos atrativos turísticos do estado entre as cidades de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia, visitamos as Dunas dos lençóis Piauienses na lagoa da Portinho, o Delta do Parnaíba, Revoada dos Guarás, várias Praias e vários equipamentos em meios de hospedagens.
Esse projeto visa promover o polo Costa do Delta, com publicações, posts em redes sociais, vídeos e fotografias para mostrarmos o nossos atrativos de maneira positiva para nossos convidados ilustres e para todo o publico.
Nessa press, estava jornalistas de turismo, influencers e operadoras de turismo, para juntos, os mesmos conhecerem de perto o potencial turístico do nosso Piauí, e a presença do Secretário de Turismo Daniel.
Esse projeto teve o patrocínio da Secretaria de Turismo - SETUR, SIETUR, e a empresa DISTRIMED.
Michele, da Pousada Lua de Jeri, destaca importância da FETUR e celebra integração do turismo
Durante a FETUR 2025 , Feira de Turismo do Piauí, realizada nos dias 8 e 9 de maio em Teresina, a empresária Michele, representante da Pousada Lua de Jeri, localizada no famoso destino cearense Jericoacoara, falou sobre a importância da feira para o fortalecimento do turismo regional e a visibilidade das pousadas e atrativos da vila.
“Estamos muito felizes com o desenvolvimento da feira. Vimos que várias cidades, vários pontos turísticos excepcionais estão marcando presença. Jericoacoara também está aqui com pousadas, como a minha, passeios e tantos outros serviços que estão agregando valorosamente ao nosso turismo”, afirmou Michele.
“O Piauí se destaca com essa feira maravilhosa, que vem agregar e unir a área turística para um novo desenvolvimento futuro. Que 2025 para frente seja um marco no turismo do Piauí e da região do Nordeste do Brasil”, completou.
A Pousada Lua de Jeri é conhecida por oferecer conforto, charme e uma experiência acolhedora em um dos destinos mais procurados do país. Ao participar da FETUR, Michele reforça a importância de eventos como esse para ampliar o alcance de empreendimentos locais e fortalecer o turismo colaborativo entre os estados nordestinos.
A FETUR 2025 contou com a presença de representantes de diversos municípios do Brasil, além de empresários, artesãos e autoridades, promovendo a integração do turismo, cultura e negócios.
Confira imagens da pousada:
Rosana Lima apresenta as belezas de Jericoacoara na FETUR e destaca potencial turístico de Jijoca
Com uma comitiva de mais de 30 representantes, o município de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, foi um dos grandes destaques da FETUR 2025, Feira de Turismo edição Piauí, realizada em Teresina nos dias 8 e 9 de maio. A secretária municipal de Turismo, Rosana Lima, turismóloga e responsável pela pasta, conversou com o Portal 180graus e destacou a importância da participação de Jericoacoara em um evento de projeção nacional.
“Jijoca de Jericoacoara é um destino incomparável, conhecido internacionalmente, e essa participação na FETUR tem sido uma experiência única. Trouxemos uma caravana com mais de 30 pessoas entre artesãos, empresários, prestadores de serviços e agentes de viagens para mostrar todo o nosso potencial turístico, cultural e criativo”, afirmou Rosana.
Além das famosas belezas naturais como a Lagoa do Paraíso, o município também apresentou na feira o trabalho de crocheteiras locais, que realizaram apresentações ao vivo no estande de Jericoacoara. “Trouxemos nossas crocheteiras fazendo crochê ao vivo, convidando o público para participar, conhecer e até experimentar essa arte. É uma forma de unir tradição, identidade local e turismo de experiência”, destacou a secretária.
Rosana Lima também ressaltou a potencialidade da sede do município de Jijoca, localizada na entrada da cidade, que possui atrativos ainda pouco explorados mas com grande valor cultural e turístico. Segundo ela, a participação na FETUR é uma excelente oportunidade para abrir novas conexões com operadoras e outros destinos integrados.
“Estamos muito contentes com a receptividade. A movimentação já é intensa no primeiro dia e vimos muitos municípios e estados participando. O Ceará também está presente com um estande estadual, mostrando a força do turismo integrado”, completou.
A presença de Jericoacoara na FETUR 2025 reforça o papel do evento como uma vitrine para destinos consolidados e emergentes do turismo brasileiro, unindo cultura, negócios e oportunidades.
A FETUR foi realizada pela Fecomércio Piauí, Sesc e Senac, com apoio da ABBTUR-PI e diversos parceiros, promovendo o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e cultural.