• É bom lembrar que o Partido Verde é federado com o PT, rebate Fábio Novo

    Questionado sobre o posicionamento da ex-deputada estadual Teresa Britto, Fábio Novo enfatizou que o Partido dos Trabalhadores e o Partido Verde, sigla da parlamentar, juntos formam uma Federação, portanto, apenas um candidato pode representar a chapa majoritária nas eleições de 2024 para disputar a cadeira do Palácio da Cidade. 

    Foto: ALEPI

    Na última semana, a atual ouvidora da Assembleia Legislativa do Piauí, Teresa Britto (PV), garantiu que deve disputar com Fábio Novo e relembrou, inclusive, que nas últimas eleições recebeu mais votos em Teresina, o que reforça sua possível pré-candidatura pelo PV. 

    Foto: ALEPI

    Em entrevista concedida nesta terça(26/09), Fábio Novo destacou que segue aberto ao diálogo, embora ainda não tenha tido oportunidade de conversar sobre este tema com a ex-deputada. 

    "É bom lembrar que o PV está federado com o PT e com o PCdoB. Hoje nós já conseguimos maioria dentro da Federação e seguimos alinhados, inclusive já fomos procurados pelo vice-presidente do Partido Verde. A deputada Teresa é uma liderança que precisa ser considerada, eu respeito a posição da deputada e respeito o tempo dela", declarou.

    Fábio Novo afirmou que deve procurar novamente Teresa Britto para conversar e buscar um denominador comum diante do cenário. "Temos sempre que fazer o exercício do diálogo", disse. 

  • Teresa Britto diz que vai disputar candidatura com Fábio Novo pela Prefeitura de Teresina

    A ex-deputada estadual do Piauí, Teresa Britto, garantiu que vai disputar a Prefeitura de Teresina em 2024 com Fábio Novo, atual pré-candidato lançado pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

    Foto:reproduçãTeresa Britto comemora indicação pelo Papa de Dom Juarez para arcebispo de Teresina
    Teresa Britto, ex-deputada estadual do Piauí. 

    Uma vez que o Partido dos Trabalhadores e PV, partido de Teresa Britto, formam a federação PCdoB, apenas um candidato poderá ser indicado pelo time para disputar o pleito, o que deve ser decidido em Convenção, caso haja divergência política. 

    Teresa Britto defende que na eleição passada obteve mais votos que o próprio Fábio Novo (PT), sendo assim, se vê com mais preparo para representar a chapa na disputa pela PMT. 

    “Sem dúvida [deve ser resolvido o candidato em convenção]. Eu não sou pré-candidata de um grupo político chamado Partido Verde, de lideranças e da sociedade. Não faz sentido renunciar por uma pré-candidatura [de Fábio] que não se consolidou. 30% da sociedade diz que se a eleição fosse hoje votaria em A ou B. A federação tem três partidos que podem lançar suas pré-candidaturas até a convenção para saber quem se viabilizou. Entre eu e Fábio Novo, fui a mais votada em Teresina em 2018 e em 2022 e eu não tinha apoio de prefeito, de governador, de senador e nem de deputado”, disse Teresa Britto. 

  • Primeira-dama Isabel Fonteles recebe prêmio Gestor Social Coegemas 2023

    Na noite da última quarta-feira (20/09), a primeira-dama Isabel Fonteles recebeu o prêmio "Gestor Social Coegemas 2023", criado pelo Colegiado nacional de gestores municipais de assistência social para valorização de boas práticas. A premiação aconteceu no Teatro 4 de Setembro, em Teresina. 

    Foto: Allysson DinisPrimeira-dama Isabel Fonteles recebe prêmio Gestor Social Coegemas 2023.
    Primeira-dama Isabel Fonteles recebe prêmio Gestor Social Coegemas 2023

    Isabel Fonteles agradeceu ao presidente do Coegemas-PI, Juca Cavalcante, e ao presidente da APPM, Toninho da Caridade, pela honraria recebida. 

    A primeira-dama do Estado destacou que o Pacto Pelas Crianças, coordenado por ela, já desenvolve algumas ações sociais para crianças do Piauí, tais como obras de reforma e ampliação do Lar da Criança, acolhimento familiar e seminários que servem para instruir os pais ou responsáveis. 

    Veja as fotos da solenidade: 

    Foto: Allysson Dinis
    Foto: Allysson Dinis
    Foto: Allysson Dinis
    Foto: Allysson Dinis

  • Ministro Wellington Dias antecipa pagamento do Bolsa Família para desabrigados no RS

    O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), anunciou nesta segunda-feira (18/09) a antecipação do Bolsa Família para às famílias desabrigadas após o ciclone tropical que atingiu o Rio Grande do Sul. 

    Todas as prefeituras do Rio Grande do Sul que decretaram situação calamidade pública estão recebendo ajuda financeira e humanitária através das ações do Ministério do Desenvolvimento e Governo Federal. 

    De acordo com as últimas atualizações da Defesa Civil, o desastre ambiental já fez 48 vítimas fatais. Estima-se que mais de 357 mil pessoas tenham sido atingidas pelas inundações no Sul do Brasil. 

  • Governador reúne Dr. Hélio e Florentino Neto para discutir eleições municipais de Parnaíba

    O cenário político de disputa pela Prefeitura de Parnaíba em 2024 já começa a se desenhar. Na manhã desta terça (12/09), o governador Rafael Fonteles se reuniu com Dr. Hélio (MDB), deputado estadual, e com Florentino Neto, deputado federal, para debater os melhores nomes e estratégias para o próximo pleito. 

    “Estamos dialogando, buscando a unidade. Creio que em breve, teremos uma definição. Essa boa relação permite que busquemos a convergência”, declarou Dr. Hélio.

    Confira: 

  • Secretário Washington Bandeira enaltece programas do Governo Federal para educação no Piauí

    Durante a cerimônia de adesão do Piauí aos programas do Ministério da Educação (MEC), que aconteceu nesta segunda (11) no Centro de Convenções, o secretário Washington Bandeira utilizou seu momento de fala para enaltecer os esforços federais que serão direcionados à área educacional do Piauí. Na ocasião, o ministro da Educação, Camilo Santana, compareceu ao Estado para anunciar os programas que serão lançados nos próximos meses. 

    Foto: CcomAcompanhe ao vivo a cerimônia do Pacto Pela Educação no Piauí
    A solenidade de adesão aos Programas do MEC aconteceu no Centro de Convenções. 

    O secretário de educação no Piauí, Washington Bandeira, ressaltou a honra em estar recebendo a comitiva de Camilo Santana em um "momento simbólico" de retomada dos programas federais no governo Lula. 

    Foto: 180graus

    "É muito simbólico que o senhor [Camilo Santana] esteja aqui no Piauí visitando todos os estados para lançar solenemente estes importantes programas. Queremos lhe dizer, em nome do Governo do Estado, que o Piauí está pronto para aderir todos os programas e também para apoiar e ajudar a construir o Ministério da Educação em todos os programas que virão e serão lançados pelo senhor e pela sua equipe", declarou Washington Bandeira. 

  • 'Vamos apoiar todos os municípios do Piauí ', diz ministro da Educação em solenidade

    Em agenda oficial no Piauí nesta segunda-feira (11/09), o ministro da Educação Camilo Santana ao lado do governador Rafael Fonteles assinam o termo de adesão do Governo do Estado aos programas Pacto nacional pela retomada de obras da educação básica, compromisso nacional criança alfabetiza e programa escola em tempo integral. A solenidade acontece no Centro de Convenções de Teresina. 

    Foto: 180grausCamilo Santana, ministro da Educação
    Camilo Santana, ministro da Educação

    Durante a solenidade, Camilo Santana destacou que todos os municípios piauienses receberão atenção máximo para acelerar o desenvolvimento educacional no Estado. 

    "Nosso compromisso é retomar todas as obras inacabadas e firmar este pacto aqui. Vamos apoiar todos os municípios do Estado do Piauí para garantir tanto do ponto de vista do material pedagógico, avaliação, formação, bolsas, bibliotecas e cantinhos da leitura em todas as salas de aula com material e livros para as crianças para garantir a alfabetização na idade certa", declarou Camilo Santana. 

    Foto: 180graus

    O ministro da educação também aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho do atual governador do Estado, Rafael Fonteles, pelo trabalho desenvolvido na área educacional com vistas, especialmente, para as escolas de tempo integral. "O Piauí é o estado que tem o maior número de matrículas em escolas técnicas de ensino profissionalizante", declarou. 

  • Ministro Wellington Dias anuncia repasse de R$800 para cada desabrigado no RS

    Após reunião com o vice-presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e outras autoridades políticas, o ministro Wellington Dias (PT) anunciou o repasse de R$800,00 para cada desabrigado que foi atingido pelo ciclone extratropical que assolou o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Ao todo, 42 mortes já foram confirmadas. 

    Foto: AscomWellington Dias
    Wellington Dias

    Através do MDS (Ministério do desenvolvimento social), cada cidadão em situação de vulnerabilidade devido o desastre ambiental receberá uma renda extra para atender às necessidade básicas como saúde, alimentação e moradia. O repasse federal será enviado para as prefeituras do Rio Grande do Sul. Além disso, 20 mil cestas básicas serão encaminhadas para o Estado. 

  • CPMI: senador solicita quebra de sigilo telefônico de Dino e Rui Costa

    O senador Eduardo Girão (Novo) apresentou requerimentos à CPMI do 8 de Janeiro para quebra de sigilos dos ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública. As informações são do Metrópoles. 

    Nos requerimentos, Girão solicita transferência dos sigilos telefônicos e telemáticos de Rui Costa entre os dias 1º e 31 de janeiro e de Dino, de 1º a 9 de janeiro.

    Com relação a Rui Costa, Girão alega que o ministro tem a atribuição de “realizar a integração das ações governamentais”, o que envolveria medidas para evitar os atos antidemocráticos.

    O documento também cita a participação do ministro da Casa Civil em reunião na noite do dia 8 de janeiro, quando foi planejada a desocupação do QG do Exército em Brasília.

    Para a quebra do sigilos de Flávio Dino, Girão argumenta sobre o papel “de destaque” do ministro nos momentos de decisão, dentro do governo, com relação aos atos de 8 de janeiro. O senador também afirma que seria responsabilidade de Dino “garantir a segurança física e patrimonial da Esplanada dos Ministérios”.

  • Sem candidato forte, João Madison defende união do MDB e PT para eleições 2024

    Uma possível aliança entre o MDB e PT para as eleições municipais é uma possibilidade de acordo com João Madison. Para o deputado estadual, caso a sigla não possua um nome forte e competitivo para concorrer ao Palácio da Cidade, a aproximação com o Partidos dos Trabalhadores será a mais viável. 

    Foto: Reprodução/FacebookJoão Madison (MDB)
    João Madison (MDB)

    “Eu sempre disse que o MDB até o momento não tem um candidato que empolgue. Agora, quer queira ou não, Fábio Novo vem com um crescimento bom, acima de 17 pontos, mostrando que é um candidato competitivo. Eu espero que o partido possa começar esse diálogo através do vice-governador Themístocles juntamente com o presidente do diretório estadual, o senador Marcelo Castro. Iremos discutir se a melhor solução é nos aproximarmos de Fábio Novo”, declarou o deputado emedebista.

    Na última quarta-feira (30/08), o nome de Fábio Novo foi escolhido pelo Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores para representar a chapa majoritária nas eleições de 2024. Após a decisão, Franzé informou apenas que respeitará a decisão interna do partido.  

Carregar mais
Trabalhe Conosco